Análise de concorrência: o que é, importância e como fazer

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Análise de concorrência é um processo essencial para sua empresa conseguir ganhar vantagens competitivas com relação aos concorrentes. Acesse e saiba mais.

Na execução estratégica de uma empresa, alguns procedimentos assumem um papel central na busca por resultados efetivos. Um desses procedimentos é a análise de concorrência.

Por meio dessa análise, as instituições conseguem ter uma visão mais geral do mercado, compreendendo a verdadeira realidade da empresa em comparação com a concorrência, permitindo tomar decisões com maior eficácia.

Neste artigo, vamos refletir sobre este assunto, definindo como o procedimento deve ser feito, fatores da análise de concorrência, ferramentas e um passo a passo para te auxiliar e executar essa análise em sua empresa.

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O que é análise de concorrência?

análise de concorrência é uma estratégia basilar de tomadas de decisão assertivas.

Por meio dessa estratégia, as empresas podem conhecer os concorrentes, munindo-se de informações poderosas que ajudarão a trilhar caminhos que estejam conforme a realidade do mercado.

Esse processo de análise precisa considerar diversas realidades da empresa e dos concorrentes, mas o foco está sobretudo nas questões gerenciais, de marketing e de relacionamento com o público.

A análise de concorrência permite identificar as oportunidades não aproveitadas pelas empresas rivais, ou então encontrar ameaças à própria empresa nas ações positivas desempenhadas pela concorrência.

Qual a importância de fazer análise de concorrência?

Confira, a seguir, algumas das razões que evidenciam a importância da análise de concorrência:

Aumenta o poder de decisão

A importância da análise de concorrência está relacionada ao poder de decisão, ou seja, o processo dá à empresa uma quantidade de informações suficientes e capazes de prepará-la para decidir caminhos estratégicos mais assertivos.

Faz compreender o posicionamento da marca

Também permite compreender, de forma bem prática e objetiva, o posicionamento da marca no mercado, além de possibilitar uma identificação das razões que influenciam esse posicionamento.

Pode aumentar as vendas

A análise de concorrência auxilia a incrementar as vendas, já que estrategicamente possibilita conduzir a empresa em suas ações de marketing para driblar os concorrentes e conseguir um destaque nos resultados.

Quais são os 3 fatores da análise da concorrência?

Até aqui nós já entendemos o que é análise de concorrência, enquanto refletimos sobre a importância dessa estratégia. Mas, cabe o questionamento: a análise de concorrência deve analisar exatamente o quê?

O objeto da análise de concorrência está ligada essencialmente a questões de marketing. E aqui é preciso voltar às tradicionais aulas de Kotler para entender isso.

O marketing, hoje em dia, é erroneamente reduzido a ações de comunicação. No entanto, a comunicação diz respeito a uma pequena parte do marketing.

Marketing é formado pelos 4P’s: produto, praça, preço e promoção. O último fator inclui a comunicação, mas não apenas isso. A análise de concorrência, portanto, deve focar nesses elementos.

As teses de marketing, no entanto, são bem complexas. Por isso, para resumir os objetos da análise de concorrência, focaremos em três fatores: preços oferecidos, gestão comercial e experiência do cliente.

Preços oferecidos

A decisão pela compra é influenciada por diversos fatores: dentre esses fatores, podemos destacar o preço.

Um cliente só adquire um produto ou serviço quanto o custo é entendido como menor do que os benefícios que o objeto de compra oferece. Em outras palavras, o valor percebido deve ser maior que o custo.

Esse valor percebido é diretamente impactado pela experiência do cliente, que será assunto de um próximo tópico.

Apesar de tudo isso, o preço tem sua importância e, por isso, na análise de concorrência, precisa ser considerado.

Trocando em miúdos, ao realizar uma análise deve ser levantado todos os preços praticados pelos concorrentes, fazendo uma comparação sincera entre o preço praticado pela empresa que faz a análise e as demais.

Gestão comercial

A gestão comercial também precisa ser considerada na análise de concorrência.

Por gestão comercial, deve-se entender todo o processo de compra e venda dos produtos, incluindo os processos de negociação, o relacionamento com fornecedores, a atividade de compra e o processo de venda.

A análise de concorrência precisa também considerar a forma como os concorrentes lidam com todas as ações acima, já que cada um desses fatores determinam o modo como o produto chega ao cliente e sua geração de valor.

Experiência do cliente

Por fim, o último elemento da análise de concorrência é a experiência do cliente. Essa experiência é constituída por todo e qualquer ponto de contato que o cliente estabelece com a empresa.

Essa experiência inclui, por exemplo, o atendimento, o suporte, as embalagens, a comunicação, o ponto de venda, etc. A análise de concorrência deve considerar como os concorrentes proporcionam uma experiência do cliente.

Ao analisar esses pontos, a empresa pode perceber vantagens e desvantagens no quesito experiência do cliente ao comparar as experiências.

Promover otimizações, com essas informações em mãos, é muito mais fácil

Análise de concorrência: aprenda como fazer corretamente

Após compreender quais devem ser os objetos da análise de concorrência, o próximo passo é entender como desenvolvê-la com a maior eficiência possível. Nesse sentido, existem diversas formas de fazê-lo.

Um exemplo disso, por exemplo, é visitar as redes sociais dos concorrentes para levantar algumas informações relevantes. No caso de empresas com sites, visitar esses endereços online também é um caminho possível.

No entanto, para uma análise de concorrência verdadeiramente eficaz, um conjunto de ações podem ser executadas. Confira, a seguir, alguns dos passos para realizar a análise de concorrência:

Defina os objetivos

O primeiro passo para começar a análise de concorrência é justamente definir os objetivos dessa análise. Se houver o apoio de profissionais para isso, naturalmente um número maior de objetivos poderá ser cravado aqui.

No entanto, caso a equipe seja enxuta, o caminho ideal é focar na definição de poucos objetivos, para conseguir desenvolver um trabalho mais focado e excelente.

Alguns exemplos de objetivos são:

  • encontrar meios para vender mais;
  • melhorar o posicionamento da marca no mercado;
  • identificar oportunidades de crescimento.

Escolha os critérios da análise

Com os objetivos definidos, os critérios da análise poderão ser escolhidos. Para fazê-lo, é importante questionar quais informações são necessárias para conseguir alcançar aqueles objetivos mencionados.

Uma boa prática é criar um dossiê dos concorrentes, onde gradualmente as informações serão alimentadas, dando à empresa um poder informacional maior.

Entre os dados levantados, alguns são básicos e essenciais: número de funcionários, faturamento médio, produtos comercializados, política de preços, posicionamento de mercado, estratégias de comunicação, etc.

Identifique o melhor método

Perceba que estamos trilhando um caminho. Após definir os objetivos e os critérios de análise, chegou a hora de eleger o método que será utilizado.

Entre esses métodos, por exemplo, está a pesquisa de mercado, um recurso que consegue mensurar quantitativa ou qualitativamente as informações.

Algumas preocupações que precisam entrar no radar são os custos envolvidos com o método escolhido, ou seja, a quantia que será desembolsada para que as equipes façam a coleta dos dados e a análise.

Faça o levantamento de dados

Depois que o método estiver claro, chegou o momento de partir para a prática. O levantamento dos dados da análise de concorrência deve ser feito dentro de um período específico e muito bem determinado.

Os métodos precisam ser respeitados e as inovações devem ser colocadas de lado, justamente para não prejudicar os resultados gerados.

Avalie os resultados

Com os dados em mãos, chegou a hora de analisar os resultados, e tomar decisões estratégicas com muito mais assertividade.

A análise de concorrência permite que as decisões sejam muito mais coerentes, gerando impactos gerenciais mais profundos.

Principais ferramentas para análise de concorrência

Para realizar a análise de concorrência, muitas ferramentas podem ser utilizadas. Em primeiro lugar, ferramentas digitais, que auxiliam a monitorar informações básicas sobre as empresas e, também, as redes sociais e sites.

Além disso, existem algumas ferramentas de pesquisa, que fornecem formulários e a possibilidade de organizar os dados coletados. Esse tipo de ferramenta é essencial para a análise de concorrência.

Mas há, ainda, ferramentas gerenciais, como análise SWOT e Análises Canvas, que são modelos gerenciais que também podem auxiliar diretamente na identificação de oportunidades.

Conheça, a seguir, algumas das ferramentas dessas três categorias:

  • Google Alerts;
  • Google Forms
  • Reclame Aqui;
  • Social Mention;
  • Ubersuggest;
  • Análises Canvas;
  • Análise SWOT;
  • Survey Monkey;
  • Google Trends;
  • SEMRush;
  • Opinion Box;
  • Similar Web.

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Neste artigo, refletimos sobre a análise de concorrência, e entendemos que, por meio dessa estratégia, as empresas podem conhecer os concorrentes, munindo-se de informações poderosas que ajudarão a trilhar caminhos que estejam conforme a realidade do mercado.

A importância dessa análise está associada, sobretudo, a três quesitos: aumento do poder de decisão, compreensão do posicionamento de marca e aumento das vendas.

Como objeto da análise de concorrência, conferimos que existem três fatores essenciais:

  • preços oferecidos;
  • gestão comercial;
  • experiência do cliente.

Conhecemos, também, um passo a passo para executar uma análise de sucesso, sendo esses passos:

  1. Defina objetivos;
  2. Escolha os critérios da análise;
  3. Identifique o melhor método;
  4. Faça o levantamento de dados;
  5. Avalie os resultados.

Agora que já sabe como identificar e estudar os seus concorrentes, você já conseguirá tomar decisões mais estratégicas para o seu negócio.

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