Os pagamentos de conta a conta, também conhecidos como A2A, estão ganhando cada vez mais espaço nas transações realizadas globalmente. Em 2022, 64 sistemas de pagamento em tempo real (RTP) foram usados por consumidores em diversos países.
O RTP está impulsionando os pagamentos A2A, que corresponderam a US$ 525 bilhões em valor transacionado no e-commerce durante 2022. A previsão é que essas transações cresçam, até 2026, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 13%.
Um exemplo de A2A bem conhecido no Brasil é o Pix, que vem conquistando a preferência dos brasileiros entre os meios de pagamento. Em 2022, o Pix foi responsável por 24% das transações registradas no Brasil.
A previsão é que o meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central corresponda a 35% do valor total de todas as transações registradas no comércio eletrônico no país até 2026. Os dados fazem parte do estudo The Global Payments Report 2023, publicado pela Worldpay, no início de agosto.
O estudo destaca o avanço do Pix e sua importância entre os exemplos bem-sucedidos de pagamentos A2A no mundo, ao lado de exemplos no Canadá, na Índia, no Peru e na Tailândia. Segundo o levantamento, o Pix dobrou a participação do A2A no valor transacionado no e-commerce no Brasil no primeiro ano após seu lançamento, em novembro de 2020.
“Os consumidores buscam cada vez mais por jornadas de pagamento personalizadas que mantenham seus dados seguros, ágeis, convenientes e, se possível, que os recompensem por sua fidelidade. Hoje, os consumidores procuram por nada menos do que a perfeição”, ressalta Juan Pablo D´Antiochia, vice-presidente Sênior da Worldpay para a América Latina.
Entre as vantagens do Pix ressaltadas pelo estudo, estão a facilidade, a agilidade, os custos muito baixos ou zero por transação e a segurança para os usuários. No estudo, o Pix é considerado um caso de sucesso incomparável a outros países, sendo apontado como líder em pagamentos em tempo real.
O estudo também destaca as novas soluções integradas ao Pix, que ampliam sua adoção. The Global Payments Report 2023 destaca que os pagamentos A2A estão ganhando espaço entre os estabelecimentos comerciais, por reduzirem o custo de aceitação. Outra vantagem desse tipo de transação está relacionada a melhorias no fluxo de caixa, pela disponibilidade imediata de fundos.
Carteiras digitais
Com relação ao Brasil, o estudo destaca ainda que as carteiras digitais também estão aumentando sua fatia entre os meios preferidos pelos consumidores. Em 2021, elas corresponderam a 8% de participação nas transações. No ano passado, a participação das carteiras digitais chegou a 15% das transações nos pontos de venda.
“As carteiras digitais estão crescendo exponencialmente em todo o mundo. No Brasil e na América Latina, não encontramos números diferentes – há uma tendência de breve consolidação deste método de pagamento também nestas regiões”, afirma o executivo líder da Worldpay na América Latina.
Globalmente, o estudo aponta que as carteiras digitais também tiveram um crescimento expressivo: “já são líderes globais e representam 49% das transações no e-commerce”.
Outro destaque em relação às carteiras digitais é a China. O país, segundo o estudo, é o que mais utiliza as carteiras digitais, com presença em 81% das compras no e-commerce e 56% dos gastos nos pontos de venda em 2022.