Como impulsionar seu negócio de recorrência com o autosserviço

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Autosserviço tornou-se um aspecto crucial em empresas que desejam acompanhar as inovações e usá-las para crescer e se desenvolver de acordo com as necessidades do cliente. Entenda como esse modelo de serviço pode impulsionar suas vendas.

A tecnologia avança conforme os desejos e as necessidades da humanidade. Nesse contexto, encontramos um ponto muito sensível às mudanças: o consumo de produtos e serviços, que sempre tende a se desenvolver para um âmbito mais prático e espontâneo.

Quanto mais fluida a jornada de compra do cliente, mais chances de vendas concluídas. A partir desta visão, o autosserviço tornou-se, há muitos anos, um aspecto crucial em empresas que desejam acompanhar as inovações e usá-las para crescer e se desenvolver de acordo com as necessidades do cliente.

Mas o que é autosserviço?

O conceito principal desta modalidade está na autonomia do cliente. Todo o processo de compra é feito de maneira independente pelo mesmo, inclusive o pagamento.

O formato mais tradicional deste modelo pode ser observado em bancos, nos quais podemos usufruir de autoatendimento através dos caixas eletrônicos. Também podemos encontrá-lo em restaurantes onde o cliente monta o próprio prato, ou mesmo, nos postos de gasolina em que se pode bombear o combustível sem intervenção do atendente.

Embora não seja uma ideia nova, o autosserviço tem ganhado novas nuances desde que o digital se tornou uma parte imprescindível no mundo dos negócios.

Em negócios de recorrência, podemos observar uma verdadeira revolução com a automatização de serviços que demandavam muito mais tempo e investimento para serem realizados.

A Smart Fit, a maior rede de academias da América Latina, aderiu ao autosserviço, na medida em que o aluno pode fazer toda a contratação do serviço online, assim como selecionar o meio de pagamento desejado, trocar de plano ou mesmo cancelar.

Quais os benefícios do autosserviço?

São diversos os benefícios do autosserviço, tanto para o cliente quanto para a empresa. Portanto, vamos abordar alguns deles para ajudá-lo a compreender melhor a importância e praticidade desta modalidade.

Reduz os custos operacionais

Não é segredo que o atendimento tradicional exige uma infraestrutura específica. Embora as necessidades possam variar de negócio para negócio, há sempre a demanda pelo investimento em equipe de atendimento, equipamentos, aluguel de máquina para cartão, entre outras coisas. Com o autosserviço, há uma redução substancial em custos operacionais como esses.

Otimiza processos

Devido à automatização que o autosserviço proporciona, os processos necessários para a manutenção do serviço são otimizados. Por exemplo, quando há atraso no pagamento, o conteúdo será bloqueado e, quando regularizado, o acesso será renovado automaticamente.

Evita erros humanos

No dia a dia de uma empresa, é comum haver dificuldades por conta de erros humanos. Muitas vezes, um detalhe esquecido pode se tornar um grande problema, que demandará mais tempo para ser solucionado.

Desta forma, não é de se estranhar que, a cada dia que se passa, torna-se mais corriqueiro o uso da tecnologia em funções que outrora eram executadas por pessoas. Um sistema automatizado tem, indiscutivelmente, bem menos chances de cometer erros, trazendo muito mais fluidez em tarefas de rotina e evitando desgastes desnecessários.

Comodidade, Liberdade e Segurança para o cliente

Para o cliente, também há diversos benefícios em um sistema automatizado. Muitas situações podem parecer normais na jornada de compras do consumidor, mas são, na verdade, alguns dos principais motivos de desistência.

As famosas filas nos supermercados são um bom exemplo disso. Muitos abrem mão da compra ao pensar no tempo que será perdido e na exaustão causada pela espera.

Não muito diferente disso, é o estresse causado na busca de atendimento por ligações e envios de e-mail que, muita das vezes, levam o cliente à insatisfação, levando-o a desistir do consumo do produto ou serviço.

Com o autosserviço, todo o atendimento que o cliente precisa estará disponível para que ele mesmo o faça, com um tempo de processamento bem menor, de maneira muito mais fluida.

Ampliar canais de venda

Ter uma estrutura digital representa uma infinidade de oportunidades. É a partir dela que seu negócio poderá alcançar pessoas que, talvez, jamais tomariam conhecimento de seu produto ou serviço se não o encontrassem online. Mesmo possuindo uma base sólida de clientes, a expansão do negócio é essencial para mantê-lo a longo prazo.

Como implementar na sua empresa

Bem, após entender as várias vantagens do autosserviço, você, com certeza, está interessado em implantar este sistema em sua empresa. Mas, surge aquela dúvida: como fazer isso? Por onde começar? Vamos ajudá-lo.

Criar um canal de vendas online

Comece criando uma landing page, que nada mais é que uma página de vendas, focada em promover seu produto ou serviço e conquistar novos clientes. Essa técnica possui um alto nível de conversão, podendo, assim, aumentar o faturamento de sua empresa de maneira significativa.

Nesta página, é essencial apresentar um link de checkout como o da Digital Manager Guru, integrado ao cel_cash, para processar os pagamentos.

Automatizar as cobranças

É preciso escolher quais planos de pagamento deseja oferecer ao seu cliente e automatizá-los. Você deverá definir se a cobrança será feita mensal, semestral ou anualmente.

Assim, quando o cliente contratar o plano pela primeira vez e preencher suas informações de pagamento, esses dados ficarão salvos para automatização da cobrança. Portanto, todo o processo passa a acontecer de maneira instantânea nos próximos ciclos.

Integração com o seu Sistema de Gestão

Com a ativação de uma assinatura, outros processos deverão ser acionados, de acordo com o produto ou serviço oferecido, tais como liberar acesso ao conteúdo, preparar envio, emitir nota fiscal, entre outros.

Para que isso ocorra da maneira mais espontânea e estratégica, o ideal é que seu sistema tenha todas essas ferramentas integradas, automatizando todas as etapas necessárias após a aprovação do pagamento.

Disponibilizar o Portal do Cliente

O portal do cliente é onde se “materializa” o autosserviço. Aqui o seu cliente poderá, de maneira autônoma, acionar serviços como emissão de boleto, mudança ou cancelamento de plano, modificação do meio de pagamento, etc. Tudo isso poderá ser feito sem intervenção de uma equipe de atendimento.

Investir em estratégias marketing e relacionamento

Além de uma boa estrutura digital, também é preciso investir em boas campanhas de divulgação.

O e-mail marketing é um ótimo método para engajar e converter leads, pois você estabelece uma comunicação direta com o usuário sem depender de algoritmos. Para montar sua lista de e-mails, é recomendável que você faça uma isca digital gratuita, como um e-book, por exemplo.

Além desta técnica, recomendamos que invista também em mídia paga, pois poderá fazer anúncios totalmente direcionados. Então, se você vende um box de produtos de beleza, conseguirá canalizar 100% de sua campanha no seu público-alvo.

O autosserviço, embora seja um conceito não tão recente, tem ganhado novas nuances com o avanço do mundo digital, o que representa uma grande oportunidade para quem deseja alavancar os negócios.

A Digital Manager Guru, em parceria com o cel_cash, oferece uma plataforma ideal para vendas por assinatura. São mais de 90 ferramentas disponíveis para integração, com um portal de autoatendimento completo e um checkout transparente e otimizado.

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