Universo financeiro Open: saiba tudo do Open Banking ao Open Finance

Compartilhar

|

No vasto horizonte do universo financeiro, a ascensão do conceito Open tem marcado uma revolução significativa. Tudo começou com o advento do Open Banking, uma abordagem que desvendou as antigas fronteiras dos serviços bancários ao promover a transparência e compartilhamento de dados entre instituições.

Essa mudança permitiu que os clientes tivessem maior controle sobre suas informações financeiras, inaugurando uma era de maior flexibilidade e opções personalizadas.

Contudo, a evolução vai muito além. À medida que o Open Finance surge, testemunhamos uma expansão ainda mais ampla desse conceito. Agora, não se trata apenas de dados bancários, mas sim de uma interconexão de serviços financeiros diversos.

Desde investimentos até seguros e empréstimos, o Open Finance tece uma rede mais abrangente, transformando a maneira como indivíduos e empresas concebem e gerenciam suas finanças

Essa jornada, das raízes do Open Banking até as inovações do Open Finance, reflete a adaptação do setor financeiro às demandas modernas e a promessa de um futuro financeiro mais acessível, colaborativo e eficiente.

Entendendo Open Banking e sua transição para Open Finance

A evolução do Open Banking para o Open Finance representa uma progressão natural no conceito de compartilhamento de dados financeiros. Como vimos, o Open Banking se concentra no compartilhamento de dados bancários, enquanto o Open Finance expande o compartilhamento para além disso.

A transição para o Open Finance tem o potencial de aumentar ainda mais a concorrência no setor financeiro e levar a novos produtos e serviços. Esse fato ocorre porque o Open Finance permite que terceiros acessem dados de um espectro mais amplo de instituições financeiras, incluindo seguradoras, corretoras e administradoras de cartões de crédito.

A transição do Open Banking para o Open Finance envolve a participação de diversos atores, incluindo instituições financeiras, reguladores e consumidores. Portanto, o potencial de benefícios é significativo, e a transição definitiva é esperada para ocorrer em um futuro muito próximo.

Evolução do Open Banking no Brasil: uma linha do tempo

A evolução dos sistemas bancários estimula a inovação financeira, possibilitando o surgimento de novos produtos e serviços.  Nesse contexto, inclui soluções como pagamentos digitais, empréstimos peer-to-peer, investimentos automatizados, entre outros.

Observe a evolução do Open Banking no Brasil:

2013 – Marco inicial

O conceito de Open Banking começa a ganhar visibilidade no Brasil, com discussões sobre a necessidade de maior transparência e acesso a dados financeiros.

2016 – Regulamentação do Open Banking

O Banco Central do Brasil iniciou os debates sobre a regulamentação do Open Banking, visando fomentar a competição e promover maior eficiência no setor financeiro.

2018 – Implementação gradual

As primeiras diretrizes do Open Banking são oficialmente implementadas, começando com a etapa de compartilhamento de dados de clientes entre as instituições financeiras participantes.

2020 – Fase de consulta pública

O Banco Central abre uma fase de consulta pública para receber contribuições da sociedade e do setor financeiro, refinando as regras e diretrizes do Open Banking.

2021 – Fase de testes e primeira fase operacional

Início dos testes práticos do Open Banking no Brasil, seguido pelo lançamento da primeira fase operacional, que abrange compartilhamento de informações sobre produtos e serviços financeiros.

2022 – Expansão e consolidação

O Open Banking expande suas funcionalidades, incluindo o compartilhamento de dados de transações e pagamentos. A adoção gradual pelo setor financeiro promove uma consolidação positiva.

2023 – Anúncio do Open Finance

O Banco Central anuncia o próximo estágio, o Open Finance, expandindo as possibilidades para incluir serviços financeiros mais amplos, como investimentos e seguros.

2024 – Transição para Open Data

Com a evolução contínua, o termo Open Data emerge como a próxima fase, indicando uma abordagem ainda mais abrangente, não se limitando apenas ao setor financeiro, mas se estendendo a uma variedade de dados interconectados em diferentes setores da economia nacional.

Posto essa linha do tempo, entenda como o Open Banking pode facilitar seus negócios.

Como funciona o Open Banking?

Como observamos, o Open Banking é um conceito que visa transformar a indústria financeira, promovendo maior transparência, inovação e concorrência. 

Desse modo, permite também que os clientes tenham mais controle sobre suas informações e promovam a criação de serviços financeiros mais eficientes e personalizados.

Entenda os passos de funcionamento:

1. Autorização do cliente

O processo começa com a autorização explícita do cliente. Para que as instituições financeiras compartilhem seus dados, os clientes devem conceder permissão de maneira clara e informada.

2. Padrões e APIs

São estabelecidos padrões técnicos e protocolos de segurança para garantir a interoperabilidade entre as instituições.

As APIs (Interfaces de Programação de Aplicações) desempenham um papel essencial, visto que permitem a comunicação e o compartilhamento seguro de dados entre os sistemas.

3. Compartilhamento seguro de dados

Após a autorização do cliente e seguindo os padrões definidos, as instituições financeiras podem compartilhar dados, como informações de contas, transações e histórico financeiro.

4. Desenvolvimento de novos serviços

As instituições, tanto bancárias quanto fintechs, podem utilizar os dados compartilhados para desenvolver novos serviços e produtos inovadores. Isso inclui desde soluções de gerenciamento financeiro pessoal até ofertas mais competitivas de empréstimos, investimentos e seguros.

Portanto, ao facilitar o fluxo de informações entre diferentes partes do ecossistema financeiro, o Open Banking busca criar um ambiente mais dinâmico e colaborativo, beneficiando tanto as instituições quanto os clientes finais.

Open Banking é seguro?

O Open Banking foi projetado com medidas de segurança robustas para proteger as informações sensíveis dos clientes. No entanto, como em qualquer sistema financeiro, a segurança é uma preocupação constante e requer atenção contínua.

Aqui estão alguns aspectos que destacam a segurança no contexto do Open Banking:

1. Padrões de segurança

O Open Banking adota padrões de segurança rigorosos, incluindo protocolos de autenticação avançados, criptografia de dados e o uso de APIs seguras.

Esses padrões visam garantir a integridade e confidencialidade das informações compartilhadas.

2. Autorização do cliente

O cliente desempenha um papel central na segurança do Open Banking. Antes que qualquer dado seja compartilhado, é necessária uma autorização explícita do cliente.

Desse modo, as informações financeiras só podem ser acessadas pelas instituições autorizadas pelo titular da conta.

3. Proteção de dados pessoais

O Open Banking está sujeito a regulamentações rigorosas de proteção de dados, como o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) na União Europeia e regulamentações locais em outros países.

Portanto, exige que as instituições financeiras implementem medidas efetivas para proteger as informações pessoais dos clientes.

4. Monitoramento e auditorias

As instituições participantes do Open Banking estão sujeitas a monitoramento contínuo e auditorias para garantir a conformidade com os padrões de segurança. Assim, ajuda a identificar e corrigir potenciais vulnerabilidades.

5. Autenticação forte do cliente

O Open Banking requer frequentemente a implementação de autenticação forte do cliente, que pode incluir métodos como códigos de verificação, biometria e tokens de segurança. Isso reduz o risco de acessos não autorizados.

6. Notificações e controles

Os clientes têm o direito de receber notificações sobre atividades em suas contas e têm controle sobre quais dados deseja compartilhar. Essa transparência e controle adicionais contribuem para a segurança do sistema.

No entanto, vale salientar que a educação do cliente desempenha um papel importante na segurança do Open Banking. Informá-los sobre práticas seguras, como a importância de manter senhas seguras e monitorar suas contas regularmente, ajuda a prevenir atividades fraudulentas.

Impactos do Open Banking no setor financeiro

O Open Banking tem uma série de impactos positivos no setor financeiro, afetando tanto instituições quanto consumidores.

Listamos alguns para você. Acompanhe!

1. Concorrência aumentada

O Open Banking promove uma concorrência mais acirrada entre instituições financeiras.

Com a abertura de dados, novos participantes, incluindo fintechs e instituições não tradicionais, têm a oportunidade de oferecer serviços financeiros inovadores, estimulando uma competição mais saudável.

2. Inovação de serviços

A abertura de dados impulsiona a inovação no setor. Instituições financeiras podem utilizar as informações compartilhadas para criar novos produtos e serviços mais alinhados às necessidades específicas dos clientes.

Isso inclui desde soluções de gestão financeira pessoal até ofertas mais eficientes de empréstimos e investimentos.

3. Personalização de serviços

Com acesso a dados mais abrangentes, as instituições financeiras podem personalizar seus serviços de maneira mais eficaz.

Desse modo, o Open Banking permite a oferta de produtos mais adequados aos perfis individuais dos clientes, melhorando a experiência do usuário e aumentando a relevância dos serviços oferecidos.

4. Melhoria na experiência do cliente

O Open Banking contribui para uma experiência do cliente aprimorada.

Com a possibilidade de integrar diferentes serviços financeiros em uma única plataforma, os consumidores podem gerenciar suas finanças de maneira mais conveniente e eficiente, reduzindo a necessidade de navegar entre várias instituições.

5. Acesso a mais opções financeiras

Consumidores e empresas têm acesso a uma variedade expandida de opções financeiras.

Isso inclui a possibilidade de escolher entre diferentes provedores para serviços específicos, como empréstimos, investimentos e seguros, com base em critérios como taxas, termos e conveniência.

6. Redução de custos para consumidores

A competição acirrada e a oferta de serviços mais eficientes podem resultar em uma redução de custos para os consumidores.

Taxas mais competitivas e condições favoráveis podem ser alcançadas com a diversificação de opções disponíveis no mercado.

7. Fomento à inclusão financeira

O Open Banking pode promover a inclusão financeira ao facilitar o acesso a serviços bancários para indivíduos e empresas que antes eram excluídos do sistema tradicional. Isso é particularmente relevante em regiões onde o acesso ao sistema financeiro é limitado.

Como notamos, o Open Banking não apenas impacta os serviços bancários tradicionais, mas também contribui para o desenvolvimento de ecossistemas financeiros mais amplos.

Quais as vantagens do Open Banking para sua empresa?

O Open Banking se torna cada vez mais essencial para as empresas, visto que oferece uma série de vantagens valiosas, transformando a maneira como elas gerenciam suas finanças e interagem com o ecossistema financeiro.

Veja suas principais vantagens:

1. Acesso a novos serviços financeiros

Uma das principais vantagens do Open Banking para as empresas é o acesso expandido a uma variedade de serviços financeiros.

Além dos serviços tradicionais oferecidos por bancos, as empresas podem explorar soluções inovadoras e especializadas, como ferramentas de gestão financeira, opções de financiamento mais flexíveis e soluções de pagamento avançadas.

2. Eficiência operacional aprimorada

O Open Banking possibilita uma maior eficiência operacional por meio da automação e integração de processos financeiros.

As empresas podem conectar suas plataformas diretamente aos sistemas financeiros, facilitando a realização de transações, o monitoramento de contas e a reconciliação financeira de maneira mais rápida e precisa.

3. Melhor visibilidade financeira

A integração com o Open Banking proporciona às empresas uma visibilidade mais ampla de suas finanças.

Com acesso direto a dados em tempo real, as organizações podem tomar decisões mais informadas, monitorar fluxos de caixa de maneira mais eficaz e realizar análises financeiras detalhadas para orientar estratégias empresariais.

4. Oportunidades de parcerias estratégicas

O Open Banking cria um ambiente propício para parcerias estratégicas entre empresas e instituições financeiras.

Empresas podem explorar colaborações para oferecer serviços financeiros integrados, desenvolver soluções conjuntas ou até mesmo participar de programas de fidelidade e benefícios.

6. Redução de custos financeiros

Ao ampliar as opções financeiras, as empresas têm a oportunidade de encontrar serviços mais competitivos e reduzir custos associados a taxas bancárias e financiamentos.

A concorrência no ambiente do Open Banking pode resultar em condições mais favoráveis para as empresas.

7. Agilidade nas transações financeiras

Com processos automatizados e acesso direto aos sistemas financeiros, as empresas experimentam maior agilidade nas transações financeiras.

Pagamentos, transferências e outras operações podem ser concluídos de maneira mais rápida e eficiente.

8. Inovação contínua

O Open Banking proporciona um terreno fértil para a inovação contínua. Empresas podem se beneficiar de soluções financeiras emergentes, adotar tecnologias avançadas e participar ativamente de ecossistemas financeiros mais amplos que impulsionam a evolução do setor.

No entanto, é importante que sua empresa realize parceria com empresas com expertise em soluções financeiras a fim de evitar riscos.

Como você pode aderir seus negócios ao Open Banking, com a ajuda da Celcoin?

Em um cenário financeiro cada vez mais dinâmico, as empresas buscam oportunidades para integrar-se ao universo do Open Banking, aproveitando os benefícios de uma abordagem mais transparente e colaborativa.

Nesse sentido, ao contar com o suporte da Celcoin, o seu negócio terá o acompanhamento de uma empresa especialista em soluções financeiras. Além disso, cuidamos de toda a parte regulatória, garantindo conformidade com os requisitos legais.

Sem contar que sua empresa se beneficiará de uma infraestrutura de tecnologia completa, eliminando barreiras operacionais e acelerando a implementação do Open Banking em seus processos. 

cel_banking & cel_open: a dupla poderosa para transformar o mundo financeiro

Em um mercado onde a agilidade e a inovação são fundamentais, contar com soluções bancárias e financeiras que estejam à altura das demandas do seu negócio é essencial. 

Com o cel_banking e o cel_open, você tem ao seu alcance ferramentas poderosas para criar experiências financeiras modernas, eficientes e altamente personalizadas.

cel_banking: transforme seu negócio em um banco completo

O cel_banking vai além de transformar empresas em bancos. É uma plataforma completa que integra um portfólio de serviços bancários ao seu negócio, permitindo oferecer experiências financeiras excepcionais aos seus clientes. 

Com recursos avançados e totalmente configuráveis, você pode lançar produtos e serviços financeiros em questão de meses, sem a necessidade de anos de desenvolvimento.

Principais benefícios do cel_banking:

  • Integração sem complicações: nosso sistema se integra perfeitamente às suas operações existentes, com suporte para APIs e ERPs.
  • Conformidade e regulação de alto nível: cumprir com as regulamentações locais e internacionais nunca foi tão simples, com garantia de segurança e conformidade.
  • Gestão financeira abrangente: controle total sobre contas a pagar e a receber, além de relatórios detalhados para tomada de decisão.
  • Máxima segurança de dados: proteção dos dados financeiros dos seus clientes, garantindo confidencialidade e integridade.
  • Plataforma de gestão e cobrança eficiente: ferramentas completas para gestão de recebimentos, pagamentos e comunicação ativa com clientes.

cel_open: liberdade e autonomia no universo financeiro

O cel_open é a porta de entrada para o mundo do Open Finance, onde seus clientes têm autonomia para compartilhar dados financeiros entre instituições e realizar pagamentos de forma rápida e segura. Com uma infraestrutura pioneira em Open Finance, você pode oferecer uma experiência de pagamento sem fricção, simplificando os processos e proporcionando conveniência aos seus clientes.

Principais benefícios do cel_open:

  • Pagamentos rápidos e seguros: recebimento instantâneo de pagamentos de todas as instituições financeiras participantes.
  • Open Keys para coleta de dados: acesso simplificado a informações e atualizações dos clientes, garantindo segurança e privacidade.
  • BrickBank para integração simples: soluções desenvolvidas para facilitar a entrada no universo do Open Finance, com rapidez e facilidade.

Com o cel_banking e o cel_open, você tem em mãos as ferramentas necessárias para impulsionar o seu negócio e oferecer experiências financeiras inovadoras, na velocidade do seu crescimento.

Então não perca tempo! Fale agora mesmo com um dos nossos especialistas e leve a sua empresa para outro patamar.

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time