O brasileiro ainda precisa entender o que é o Open Banking e como a mudança para um sistema financeiro aberto pode trazer vantagens, como produtos personalizados e mais democráticos. Apesar de a maioria dos brasileiros desconhecer como funciona o Open Banking, há uma disposição para a saber mais sobre o tema. Esses foram dados revelados pelo Radar Febraban 2021 (Expectativa dos Consumidores), que entrevistou três mil pessoas acima de 18 anos nas cinco regiões do país, entre 18 e 25 de junho.
A pesquisa, realizada trimestralmente pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), incluiu pela primeira vez o tema Open Banking e o Sistema Financeiro Aberto. Embora ainda desconhecidos para 57% dos entrevistados, os temas despertaram curiosidade entre os participantes da pesquisa.
Ao saberem que o Open Banking é “um sistema em que a pessoa autoriza o compartilhamento dos seus dados e seu histórico financeiro entre bancos que desejar, de forma que o setor bancário possa conhecer o perfil do cliente e oferecer-lhes novos produtos e serviços mais personalizados”, 45% dos entrevistados apresentaram uma percepção positiva sobre o conceito. Para 28%, o Open Banking não é nem negativo nem positivo. E 20% manifestaram opinião negativa sobre o assunto.
Entre o público masculino, o Open Banking desperta mais interesse e tem mais chance de adesão. No total de participantes do gênero masculino, 50% manifestaram uma opinião mais positiva sobre o Open Banking, principalmente os mais jovens (49%), com maior grau de instrução (46%) e renda mais elevada (47%).
Na análise por regiões, os entrevistados do Sudeste e Sul mostraram mais intimidade com o conceito de Open Banking. Houve ainda uma mudança na percepção dos entrevistados após serem informados que, no ambiente Open Banking, o cliente de instituições financeiras pode autorizar o compartilhamento de dados e histórico de operações financeiras entre bancos e ter acesso a serviços mais personalizados.
Cientes das informações sobre o Open Banking, 51% dos entrevistados da região Norte disseram que a iniciativa é positiva. Entre os entrevistados da região Centro Oeste, 49% manifestaram percepção positiva após conhecerem detalhes sobre o funcionamento do Open Banking. Nas duas regiões, a percepção positiva ficou acima do total da amostra (45%) após esses esclarecimentos.
O Radar Febraban 2021 (Expectativa dos Consumidores) é mais uma iniciativa da Federação para estreitar o diálogo do setor bancário com a população brasileira.