Pesquisa Febraban revela tendências do Open Finance no Brasil na visão de 16 bancos

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Pesquisa Febraban

O Open Finance está entre as prioridades elencadas pelos bancos na geração de valor em 2023. A maioria das instituições financeiras (75%) enxerga nesse sistema uma oportunidade de aumentar a oferta de produtos para seus clientes

Para 69% dos bancos no Brasil, o Open Finance também é o melhor caminho para identificar o momento do cliente, suas necessidades e contexto. Na avaliação de 44% dos bancos, o sistema financeiro aberto representa a oportunidade de oferta de serviços de iniciação de pagamentos.

Ainda na esteira do Open Finance, 38% dos bancos pretendem melhorar a precificação de produtos, 31% focam na redução de riscos de crédito e 19% pretendem expandir negócios não financeiros.

Sob o ponto de vista das organizações “não bancárias” – iniciadoras de pagamentos com foco na captura de dados, conhecimento sobre a jornada do cliente e oferta de produtos e serviços complementares – há um avanço no sistema financeiro pela expansão do embedded finance e o Banking as a Service (BaaS).

Embora o Open Finance amplie a competição, o sistema financeiro enxerga mais oportunidades para gerar valor no relacionamento com clientes. 

Essas foram algumas das conclusões da 1ª etapa da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2023, realizada pela Deloitte, que chega à sua 31ª edição. A pesquisa teve a participação de 16 bancos, que responderam formulários qualitativo e quantitativo, representando 84% dos ativos do setor bancário do país.

Novo padrão de relacionamento

A adesão do cliente ao Open Finance é um ponto crucial na geração de valor. Entre 80% dos bancos que participaram da pesquisa, é possível afirmar que 10% das suas respectivas bases de clientes já aderiram ao sistema financeiro aberto

A expectativa é que esse percentual cresça em 2023. Segundo a Febraban, o movimento, que está apenas no início, deve levar mais alguns anos para amadurecer no mercado brasileiro. 

Entre as ações que os bancos esperam verificar em breve está a geração de insights mais sofisticados e personalizados por parte dos gerentes de relacionamento. A expectativa dos bancos é que esses profissionais possam atuar como advisors, e os dados ganhem mais protagonismo, pois serão essenciais para a geração de valor aos clientes. 

O Open Finance também vai facilitar a integração de todos os canais de atendimento, fator chave para a personalização do atendimento. Além de ser o caminho para a entrega de produtos e serviços mais inovadores, minimizando burocracias. 

Sobre a pesquisa 

Em 2023, a apresentação do conteúdo da pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária será feita em duas etapas. A primeira apresenta os investimentos e tendências em tecnologia. Na segunda etapa, será a vez de mostrar as tendências de transações bancárias e o comportamento do consumidor. Este conteúdo será divulgado durante o Febraban Tech, entre 27 e 29 de junho no Transamerica Expo Center, em São Paulo.

Para a primeira etapa da pesquisa, a coleta de dados foi realizada entre dezembro de 2022 e março de 2023, por meio de formulário eletrônico e entrevistas com líderes de tecnologia. Participaram dessa fase 28 executivos atuantes na área de tecnologia bancária.

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