O Open Banking, ou Sistema Financeiro Aberto, agora é oficialmente denominado Open Finance, devido à aprovação do modelo pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Como uma versão ampliada do Open Banking, o Open Finance também engloba serviços e produtos não bancários, como seguros, previdência e investimentos.
O Conselho Monetário Nacional e o Banco Central irão atualizar, nas normas relacionadas à implementação do modelo, o tratamento regulatório para a nova nomenclatura. A alteração ocorre juntamente com o avanço das interlocuções com o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e com a Superintendência de Seguros Privados (Susep), visando a futura interoperabilidade entre participantes do Open Finance e do Open Insurance.
O BC também pretende mudar a estrutura de governança do modelo, para se adequar ao processo de implementação do Open Finance. Esse novo modelo será submetido para aprovação da diretoria até dia 30 de junho.
A alteração no nome também busca facilitar a compreensão do público em relação à proposta do modelo, já que as diferentes terminologias (Open Banking e Open Finance) causavam dificuldade de entendimento da proposta do compartilhamento de dados, criando desconforto por parte do usuário em aderir.
Em meio à alteração da nomenclatura, o Banco Central também incorporou normas para garantir o bom funcionamento do ecossistema, relacionadas a boas práticas de governança, políticas de controles internos, gestão de riscos, auditoria, transparência e comunicação.
A autoridade monetária ainda ressaltou que as instituições que integram o sistema do Open Finance deverão cumprir a regulação do BC e do CMN, além da convenção firmada entre os participantes.
A Celcoin já atua com o modelo de Open Finance desde seu surgimento, sendo considerada uma das grandes pioneiras no assunto. Para saber mais sobre todas as soluções oferecidas, acesse www.celcoin.com.br.