Operações com verificação por identidade digital e biometria tendem a crescer em 2023

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O volume de transações financeiras realizadas com identidade digital deverá suplantar as operações convencionais com cartão de crédito. Na indústria de serviços financeiros, as tendências para 2023 apontam um crescimento em autenticação de transações baseadas na identidade digital do usuário em detrimento ao pagamento tradicional com a inserção de números do cartão de crédito. Ferramentas baseadas em inteligência artificial (IA) e biometria serão cruciais para aumentar a segurança nessas operações. 

Em meio à transformação da economia global, verifica-se também a mudança de comportamento dos usuários. Segundo Robert Prigge, CEO da Jumio, a autenticação biométrica facilita o acesso dos consumidores às suas informações relacionadas a cartão de crédito digital, aplicativos bancários e métodos de pagamento digitais. 

“Com isso, devemos ver o número de transações concluídas com identidades digitais ultrapassar o número de cartões de crédito”, diz Prigge.

Um estudo realizado pela Jumio (empresa global especializada na verificação de identidade de ponta a ponta, e KYC e de soluções antilavagem de dinheiro) aponta as tendências mais relevantes para segurança em 2023. Na visão dos especialistas, crescerá também a pressão sobre as redes sociais para a checagem de idade dos usuários. 

Prigge ressalta que o uso de plataformas e sites por menores de idade, sem o consentimento dos responsáveis, será cada vez mais monitorado por soluções de segurança.

“Veremos mais redes sociais seguindo os passos do Instagram na implantação de medidas de segurança para verificar com precisão a idade de seus usuários, mas o debate sobre privacidade versus proteção também continuará”, diz. 

A combinação de IA e biometria exercerá papel fundamental para confirmar a idade dos usuários. Prigge destaca que apenas 39% dos usuários acham que os métodos de verificação de identidade digital nas redes sociais funcionam como deveriam. Esses dados fazem parte da Pesquisa Global de Identidade Digital 2022, publicada pela Jumio no segundo trimestre de 2022.

Avanço na regulamentação de identidade digital

Entre as tendências apontadas pela Jumio para 2023, está o avanço no processo de regulamentação sobre identidade digital. Durante 2022, nos Estados Unidos, o poder legislativo trabalhou em projetos relacionados à identificação digital. Esse movimento tem ganhado eco em outros países. Na visão do CEO da Jumio, essa tendência deverá ser materializada em projetos de lei que regulamentam a verificação digital para organizações do setor público.

Na América Latina, a expansão dos serviços de fintechs tem estimulado a aplicação de processos de segurança para reforçar a credibilidade digital. Samer Atassi, Vice-presidente da Jumio para América Latina. explica que o movimento de oferta de serviços financeiros online, que extrapola a atuação de fintechs, leva a credibilidade digital para outro patamar.

“Isso deve ser visto principalmente entre economia compartilhada e marcas de jogos online. Como consequência, essas empresas procurarão tornar a experiência do usuário tão fluida e simples quanto seus serviços, customizando seus fluxos e permitindo diferentes níveis de verificação, dependendo do perfil de risco de cada cliente”, diz Atassi.

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