Upgrade e downgrade: facilite o pagamento dos seus clientes!

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Na assinatura de um streaming, como por exemplo a Netflix, o usuário precisa escolher qual plano pretende assinar. O Plano Básico, que oferece uma função mais limitada, ou então o Plano Premium, com a possibilidade de ter mais telas acessíveis em uma só conta.

Entenda como funciona o Upgrade e Downgrade, porquê essa estratégia é tão utilizada e como aplicá-la em seu negócio.

Essa divisão mostra os níveis existentes para contratação de um serviço, principalmente quando o assunto é Economia Recorrente. Ao longo do uso dessas plataformas, a troca de plano pode ser solicitada, seja para ter um mais aprimorado, ou para retornar ao básico.

Variações como essa são uma ótima forma de entender a dinâmica upgrade e downgrade nos serviços recorrentes, afinal, é através da aplicação de assinaturas e planos que surge a máxima de que o upgrade é bom enquanto o downgrade é sempre ruim para a empresa.

Mas será que isso é mesmo verdade? Afinal, o que é upgrade e downgrade e como interferem na logística e controle financeiro das empresas? Ainda que o nome possa ser sugestivo, existem muito mais detalhes a serem esclarecidos em cada um desses termos.

Por isso, explicaremos detalhadamente as principais características que envolvem o upgrade e downgrade dentro das empresas e como usar esses processos a seu favor, de modo que assuma a totalidade da gestão e controle financeiro do seu próprio negócio.

Quais as principais diferenças entre upgrade e downgrade?

Basicamente os conceitos de upgrade e downgrade são dois parâmetros de análise de desempenho para a empresa, muito comum naquelas que utilizam assinaturas como forma de recorrência. Todavia, suas diferenças impactam totalmente sua aplicação.

No caso do upgrade, é um termo que significa “melhorar”, “subir de nível” e até mesmo “elevar”. Isso deixa claro que quando ocorre um upgrade, significa a mudança para um plano maior, uma elevação de nível em relação ao que já era proposto.

Já o downgrade tem o efeito contrário por significar “regredir”, “descer de nível” e “inferior”. Com isso fica claro que a diferença para o upgrade é que aqui o foco é ir para um plano menor, mais básico, com a troca para uma experiência menos qualificada.

Upgrade

Imagine a seguinte situação: Aline é uma assinante de uma papelaria, em que mensalmente recebe um box com vários itens desse universo para desfrutar como quiser. No início, Aline havia assinado o plano básico, com recebimento de apenas 5 itens por caixa mensal.

Por ter gostado muito de cada caixa recebida mensalmente, Aline decide alterar seu plano para a versão Premium e com isso, receber 15 itens a cada mês. O que Aline fez foi um upgrade de plano e assumiu a sua vontade em ter um vínculo mais exclusivo.

Isso mostra para a empresa que o cliente está satisfeito com seus serviços e deseja ter mais daquilo. Mas esse upgrade pode ser também pelo fato do seu plano atual não estar sendo o que mais funciona para ele, e mudar pode ser a única opção que encontra.

Downgrade

Para entender melhor o downgrade, basta imaginar a mesma situação anterior, só que agora Aline deseja ter um plano mais básico para receber os serviços da papelaria, com menos gastos por ser mais em conta e como consequência, menos funcional.

Essa situação já gera um efeito contrário para empresa, afinal, o seu ticket médio será afetado e os seus parâmetros de análise geral sofrerão impactos mais severos, principalmente se a justificativa do downgrade foi por questões financeiras.

Isso porque se o cliente troca o seu plano por um mais básico devido a falta de dinheiro para arcar com um serviço mais sofisticado é porque a parte financeira começou a pesar de alguma forma, e isso deve ser algo a ser prontamente analisado pela sua gestão.

Por isso, é muito importante você como empreendedor realizar mapeamentos periódicos sobre o upgrade e downgrade na sua prestação de serviços e como está o retorno dos seus clientes, para que assim os seus planos sejam cada vez mais aprimorados.

O que é Cross Sell?

Existe outro conceito que faz parte do universo da Economia Recorrente e do controle financeiro das empresas e que deve ser aplicado com delicadeza para ter resultados mais assertivos no oferecimento dos seus serviços.

Associado ao uso de upgrade e upsell, no caso do cross sell é feito uma tentativa de venda de produtos ou serviços que sejam parecidos ou se relacionem ao produto principal, para que o cliente possa ter a possibilidade de encontrar algo do seu interesse ali.

Um exemplo muito bom são as vendas de celulares. O celular é o produto principal, mas se a empresa oferece capinha, película de proteção, fone de ouvido e outros acessórios que se identificam com aquele produto, está sendo aplicado o cross sell. Legal, né?

Qual a importância de oferecer upgrades e downgrades?

Se o upgrade e downgrade gera tantos efeitos para uma empresa, por que é importante aplicar esses métodos?

Retenção de clientes

Por oferecer a possibilidade do cliente ter mais liberdade e autonomia em conduzir o serviço contratado, o upgrade e downgrade aumenta a retenção de clientes e é um espelho para que você visualize os impactos do seu serviços para seu público e nos seus resultados.

Sem oferecer mais funcionalidades e mostrar a diferença entre planos, as chances de perder o cliente são maiores. Afinal, nem todos conseguem pagar mais caro por um serviço mais aprimorado, assim como nem todos querem viver sempre no plano básico.

Atratividade para diferentes públicos

Oferecer mais planos e níveis dos seus serviços não tem haver apenas com a questão financeira, quanto custa cada opção. A diversidade é importante para incluir públicos diferentes e fazer com que cada um assine aquilo que esteja mais perto do que espera.

Por isso, é importante diferenciar o conteúdo que oferece em cada plano para atingir variados tipos de clientes, sendo essa estratégia a fonte perfeita para atrair com mais praticidade o público alvo e facilitar a avaliação do upgrade e downgrade da empresa.

Aumento de previsibilidade financeira

A partir dessas questões, a empresa consegue ter mais assertividade na gestão financeira, por entender o tempo que consegue manter aquele cliente e assim, definir os parâmetros necessários para calcular como anda a adaptação da recorrência dos seus serviços.

Manutenção do relacionamento com o cliente

Por fim, os reflexos que o upgrade e downgrade na prestação dos seus serviços gera como produto final para empresa e para o cliente é a manutenção do relacionamento entre as duas partes.

Se o cliente é bem compreendido e as suas necessidades são acatadas pelos seus planos e níveis de assinatura, o grau de confiança e parceria com a sua empresa vai se fortalecer. Assim como entender o que seu público precisa, melhora a sua gestão empresarial.

Quando é o momento de oferecer upgrade e downgrade aos seus clientes?

Você pode oferecer upgrade e downgrade conforme o padrão de pagamento do seu cliente, por exemplo. Qual método ele utiliza? Quanto tempo ele está naquele plano? O que você pode oferecer para fazer com que ele pense em mudar de lugar?

São perguntas que você deve começar a fazer e observar o padrão de comportamento do seu cliente. Se ele paga pelo cartão de crédito, pode ser ótimo tentar um upgrade, pois a forma de pagamento garante mais flexibilidade para alterar o plano.

Agora, a depender do método de pagamento, principalmente se ainda não for recorrente ou então demonstrar uma certa dificuldade financeira do cliente, talvez testar um downgrade pode ser uma melhor opção, ao garantir a permanência desse cliente.

Como conquistar mais upgrades?

O primeiro passo é deixar o valor do seu serviço bem claro, e isso não significa apenas o preço cobrado, mas o valor motivacional que desperta o interesse do cliente. Quanto mais valor, mais compromisso com a sua empresa e possibilidade de upgrade vai surgir.

Explorar as redes sociais e o site da empresa é outra estratégia maravilhosa para provocar a mudança de plano pelo seu cliente. Tenha sempre como destaque e bem fácil de ser encontrado todos os detalhes do serviço que você tem a oferecer.

Isso faz com que o cliente possa sempre consultar as opções e ter como fácil acesso informações sobre como pode se beneficiar com ele. Assim, fica mais prático a condução para conquistar ainda mais upgrades.

Por fim, oferecer períodos de free trail é uma cartada perfeita. Os famosos testes gratuitos podem garantir ao cliente saber como seria a experiência se fizesse parte de outro plano e com isso, aumenta mais ainda as chances de querer fazer uma melhoria.

Como reduzir cancelamentos?

Evitar as chances de cancelamento começa com o equilíbrio entre os preços cobrados e a necessidade do cliente, para que você não se torne refém da concorrência que só espera um erro seu para atacar.

Outro ponto é sempre fazer ofertas que vão atrair a atenção do seu cliente e observar seu grau de satisfação com o produto. Além de fazer promoções periódicas, faça pesquisas de satisfação e analise o grau de interação dele com o seu serviço. Evite a insatisfação!

Por fim, o investimento em Customer Success é uma estratégia indispensável para evitar o downgrade, já que garante o relacionamento do seu cliente com seu produto por meio de canais de atendimento de dúvidas e na condução de todo processo pós venda.

Upgrade e downgrade com cel_cash: facilidade no pagamento

Entender upgrade e downgrade foi até fácil, não é? Afinal, são termos com traduções muito compatíveis e quando se aplica a algum caso real e um situação vivida por cada empresa, torna possível conhecer mais detalhes sobre os impactos provocados nesse âmbito.

O que talvez você não saiba é que dá para trabalhar o upgrade e downgrade da sua empresa de forma bem simples, sem investimentos exagerados e com apenas uma única palavra: automatização.

Um fator que pesa na vida dos empreendedores é o acúmulo de tarefas e a falta de tempo para cuidar da parte mais importante da empresa: o financeiro. Com tanto trabalho manual e tendo que cuidar daqui e dali, falta estratégia na hora de cuidar do próprio capital.

Tudo isso é facilmente resolvido quando os métodos de pagamento e controle financeiro da sua empresa são automatizados, ou seja, tudo é controlado por um software que vai digitalizar as principais atividades e entregar relatórios completos e já concluídos.

Ficar fazendo conta na calculadora e ter sempre que conferir o seu caixa manualmente ficou para trás. Automatizar é crescer, e de crescimento e sucesso das empresas, o cel_cash entende muito bem, e está pronto para oferecer todo suporte necessário.

Otimize a sua gestão com o cel_cash!

Com tanto conhecimento sobre como mudar a gestão do seu negócio e ver o seu próprio mercado financeiro crescer, não tem como continuar aí parado e deixar mais e mais tarefas acumularem e você ter que resolver tudo sozinho.

A tecnologia é a sua maior aliada e buscar o seu uso para aplicar o upgrade e downgrade na sua empresa, assim como várias outras técnicas, é o que você precisa para sair de vez da mesmice.

O cel_cash está pronto para te ajudar nessa jornada, e a automatização dos seus serviços só espera o primeiro passo seu. Por isso, comece agora mesmo a dar novos passos para o sucesso da sua empresa e otimize a sua gestão financeira com o cel_cash!

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