Nos últimos anos, o crédito consignado voltado para servidores públicos federais, aposentados e pensionistas ligados à Administração Federal têm ganhado evidência no ecossistema de crédito. Atenta a essa movimentação, a Celcoin está lançando sua solução de Crédito Consignado SIAPE, infraestrutura que possibilita a oferta dessa modalidade de empréstimo de forma rápida, digital, segura e escalável, sem a necessidade de a empresa se tornar um banco.
O novo produto da Celcoin chega ao mercado em um momento no qual o crédito consignado público de forma geral – que inclui os servidores federais ativos e inativos – cresce a passos largos. Segundo dados do Banco Central, o saldo da carteira subiu de R$ 248,2 bilhões no fim de dezembro de 2020 para R$ 369,4 bilhões em março deste ano. Ao todo, ele representa cerca de 32% do volume concedido para pessoas físicas com recursos livres no sistema financeiro nacional.
Em relação ao consignado para o público SIAPE, em particular, dados do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), vinculado ao Ministério da Fazenda, apontam que no início deste ano havia 3,6 milhões de contratos de consignação ativos junto a 256 órgãos públicos da esfera federal. Além disso, no ano passado foram feitas mais de 600 mil consultas de margem para a concessão de recursos para esse tipo de empréstimo.
São números que mostram o potencial de expansão desse mercado, que pode ser acessado por empresas como fintechs de crédito, HRtechs, plataformas de benefícios corporativos, marketplaces, varejistas, entre outras, que possuem uma base de clientes no setor público do SIAPE.
Desafios de acesso ao mercado de consignado público para servidores federais
Apesar do tamanho e da segurança oferecida pelo consignado SIAPE – visto pelo mercado como uma das mais sólidas e confiáveis modalidades de empréstimo consignado público – há uma série de barreiras de entrada para empresas que não são instituições financeiras.
Entre os principais desafios de acesso enfrentados estão:
- Necessidade de acesso ao SIGEPE (Sistema de Gestão de Pessoas) / SIAPE (Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos) para averbação dos contratos na folha de pagamento.
- Emissão de CCBs (Cédula de Crédito Bancário) com validade jurídica.
- Cumprimento de regras regulatórias (compliance, LGPD e antifraude).
- Dependência de bancos ou financeiras para intermediação, o que reduz o controle sobre a experiência do cliente, margens e prazos de pagamento.
- Alto custo e morosidade para estruturar a operação sob o ponto de vista tecnológico, jurídico e operacional; algo que pode levar meses ou até mais de um ano se for feito internamente.
Vantagens do Crédito Consignado SIAPE da Celcoin
A solução Crédito Consignado SIAPE da Celcoin foi criada para transpor essas barreiras. Com sua infraestrutura, a empresa oferece essa modalidade de crédito com alienação fiduciária, de forma 100% digital – do onboarding à concessão de crédito – sem que precise se tornar uma instituição financeira.
A tecnologia regulatória da Celcoin possibilita ainda uma operação legalizada e conexão direta com o SIGEPE, proporcionando escalabilidade, segurança, transparência e controle.
Modular e baseada em APIs, o Crédito Consignado SIAPE da Celcoin conta com alguns diferenciais importantes:
- Emissão de CCBs.
- APIs robustas para consulta de margem disponível, simulação, proposta, formalização e averbação junto ao SIGEPE.
- Módulo de KYC e assinatura digital.
- Cartão pré-pago consignado SIAPE como alternativa de saque ou uso .
- Inclusão e exclusão do contrato de forma automatizada e segura.
- Compliance completo: atendimento às normas LGPD e ferramentas antifraude.
- Conciliação financeira, acompanhamento e suporte regulatório.
- Integração com parceiros de funding (FIDCs e instituições financeiras).
Para a operação, entrega benefícios como:
- Infraestrutura tecnológica modular.
- Time-to-market reduzido: a operação fica pronta para escalar em poucas semanas.
- Custo reduzido de entrada e operação: empresas financeiras e não financeiras utilizam toda a infraestrutura tecnológica e regulatória de crédito da própria Celcoin, integradas pelo modelo Embedded Finance.
- Riscos regulatórios e jurídicos minimizados.
- Foco no core business.
- Flexibilidade e escalabilidade.
- Monetização da base de clientes, com geração de receita sem a necessidade de se tornar um banco, já que utiliza-se a licença Celcoin.
Para o mercado, a solução contribui para ampliar o acesso ao crédito a condições mais competitivas, além de estimular melhorias em eficiência operacional e compliance no mercado consignado de modo geral.
Se quiser saber mais sobre como sua empresa pode aproveitar a estrutura da Celcoin para oferecer crédito consignado SIAPE, sem precisar virar um banco, fale com um especialista.