Entrar
Qual o seu painel na Celcoin?
Cada painel tem sua credencial distinta.
Gerencie suas finanças com eficiência e praticidade.
Qual o seu painel na Celcoin?
Cada painel tem sua credencial distinta.
Não tem acesso?
Contratar
Potencialize seu negócio com as soluções da Celcoin

A funcionalidade de cobranças recorrentes vem ganhando força entre jovens e pessoas das classes D e E

O Pix popularizou os pagamentos por aproximação, de forma que o smartphone vem tomando lugar do cartão e do dinheiro para pagamentos em lojas físicas. Além disso, o Pix Automático, que permite a cobrança de serviços recorrentes diretamente na conta bancária do consumidor, vem ganhando força entre jovens e pessoas das classes D e E. Ambos os dados fazem parte de pesquisas realizadas por Mobile Time e Opinion Box e dão a dimensão do avanço das novas modalidades Pix.

Pix por aproximação

O estudo que avaliou os pagamentos e o comércio móvel no Brasil mostrou que, dois anos atrás, 63% dos brasileiros diziam que o cartão de plástico era a sua forma de pagamento preferida para fazer compras presenciais, um percentual que caiu para 59% em 2024 e 52% em 2025.

Da mesma forma, dinheiro recuou de 13% da preferência em 2023 para 8% em 2024 e 6% em 2025. Enquanto isso, o smartphone saltou de 20% da população, em 2023, para 29%, em 2024, e 40% em 2025. O estudo sugere que, se continuar assim, é possível que o smartphone tome a liderança em 2026.

A proporção de brasileiros que experimentaram o pagamento por aproximação usando o smartphone aumentou de 17% em 2019 para 64% em 2025, sendo 83% entre usuários de iPhone contra 55% daqueles com Android. A razão apontada é que nem todos os modelos Android contam com a tecnologia NFC, necessária para pagamentos por aproximação. 

Dos brasileiros com smartphones, 78% dos entrevistados afirmaram ter realizado algum pagamento fotografando um QR code nos últimos 30 dias. Em 2023, a proporção era de 

64%. Quando questionados se alguma vez já fizeram pagamento usando o método, 92% disseram que sim, um percentual que representa uma evolução frente aos 48% de agosto de 2020, 58% do mesmo mês de 2021, 73% de 2022, 82% de 2023 e 89% de 2024.  

No recorte de idade, 96% dos brasileiros entre 16 e 29 anos que possuem um smartphone já pagaram por QR code. No entanto, entre as pessoas com 50 ou mais anos, a proporção cai para 88%. A pesquisa apontou ainda que, embora tenha começado com carteiras digitais fechadas, como aquelas de Picpay e Rappi, o que realmente popularizou o pagamento por QR code foi o Pix.

Como consequência, a pesquisa aponta que a tendência é de brasileiros, cada vez mais, deixarem a carteira em casa. Dois em cada dez (22%) já optam por pagar pelo celular, o dobro na comparação com dois anos antes. Entre os usuários de iPhone, a proporção é maior e chega a 36%. No perfil por classe social, 30% das pessoas das classes A e B trocaram a carteira pelo smartphone definitivamente e 29% entre jovens de 16 a 29 anos. 

Pix Automático

Já com relação ao Pix Automático, a pesquisa Mobile Time e Opinion Box revelou que jovens e pessoas das classes D e E têm mais interesse em adotar a funcionalidade. A modalidade aplica-se ao pagamento de contas recorrentes, como água, luz, gás, internet e telefonia. 

De maneira geral, o brasileiro é mais propenso a substituir pelo Pix Automático os pagamentos recorrentes no boleto do que aqueles feitos com cartão de crédito, mas a proporção varia bastante quando segmentado por faixa etária. Enquanto 52% dos jovens de 16 a 29 anos prefeririam pagar por Pix Automático do que por boleto, na faixa de 30 a 49 anos, a proporção cai para 40%, e desce para 34% no grupo a partir de 50 anos de idade. Além disso, 39% dos consumidores das classes A e B gostariam de trocar o boleto pelo Pix Automático, contra 36% na classe C e 46% das classes D e E. 

Quando questionados sobre trocar pagamentos recorrentes com cartão de crédito por Pix Automático, o interesse cai para 36%, com os jovens de 16 a 29 anos sendo os mais propensos a trocar (49%), ante os grupos de 30 a 49 anos (36%) e aqueles com 50 anos ou mais (27%).  

Celcoin na vanguarda do Pix

A solução de Pix da Celcoin faz parte da vertical cel_payments, que concentra um portfólio completo de serviços de pagamentos e transações. Hoje, a infratech processa mais de 250 milhões de transações via Pix por mês, sendo reconhecida como uma infraestrutura referência no mercado.

Como uma das primeiras Instituições de Pagamento (IP) aprovadas pelo Banco Central para lançar produtos através da Jornada Sem Redirecionamento (JSR), a Celcoin também disponibiliza a solução de Pix por aproximação, voltada especialmente para empresas varejistas e supermercados.

O Pix Automático também faz parte de seu portfólio, automatizando cobranças recorrentes e, assim, otimizando o fluxo de caixa e reduzindo a inadimplência. Sua adesão não envolve custos adicionais nem exige a formalização de um contrato entre a empresa recebedora e a instituição de pagamento, o que torna o serviço acessível e simplificado.

Quer saber mais? Clique aqui e fale com um de nossos especialistas!

Sumário

Destaques

Potencialize seu negócio com as soluções da Celcoin

Aumente agora seu potencial de negócio com nossa infraestrutura exclusiva para você.

Celcoin Instituição de Pagamento S.A - 13.935.893/0001-09
Al. Xingu, 350 – Conj 1604 – Alphaville Industrial Barueri – SP – 06455-030