O mercado imobiliário é um setor que desempenha um papel importante na economia brasileira. Com quase 10% do PIB brasileiro em crédito imobiliáriopromessa de alcançar ainda um patamar entre 15% e 20%, motivada porações recentes do governo federal, que pretendem incrementar o crédito voltado para o setor.
Apesar dessa relevância, historicamente, o segmento é visto como conservador, caracterizado pela adoção de processos manuais e presenciais de venda e locação, prospecção, assinatura de contratos, entre outros, o que gera uma jornada complexa e morosa, marcada por ineficiências operacionais, altos custos e uma experiência pouco fluida para incorporadoras, imobiliárias, corretores e clientes finais.
No entanto, nos últimos tempos, a digitalização proporcionou mudanças importantes em sua dinâmica. Nessa nova realidade, a busca por agilidade, segurança jurídica e transparência se tornaram fatores estratégicos para a sobrevivência das empresas.
Foi nesse ambiente que o empreendedor Roberto Nascimento, fundador da Zap Imóveis, criou a PipeImob: proptech criada para integrar a jornada de transações imobiliárias ao mundo digital, proporcionando eficiência e escalabilidade.
“Nosso objetivo foi oferecer uma infraestrutura que redefinisse como os imóveis podem ser comprados, vendidos e alugados no Brasil, com transações menos burocráticas, mais eficientes e com maior controle”, destacou Nascimento. Para incrementar essa estratégia, a startup recebeu no ano passado um aporte de R$ 15 milhões liderado pela Headline, gestora global de venture capital comandada no Brasil por Romero Rodrigues.
Melhorias no pagamento de comissões como necessidade de mercado
Ao digitalizar todas as etapas da negociação imobiliária, a PipeImob identificou um ponto de atrito que afeta os profissionais do setor: o pagamento das comissões. Eles dependem do encerramento completo da transação para receber seus valores, cujos processos geram lentidão, imprevisibilidade, insatisfação e dificuldades de fluxo de caixa.
Com isso, a meta da PipeImob se tornou clara: tornar o processo de recebimento mais ágil, previsível e integrado, para que os corretores pudessem acompanhar, antecipar e movimentar seus recebimentos em uma única plataforma, sem fricção, sem burocracia e com total transparência.
Infraestrutura de tecnologia da Celcoin como solução para a PipeImob
Movida por esse propósito, a proptech foi em busca de um parceiro que oferecesse uma infraestrutura financeira robusta, capaz de unir solidez regulatória, flexibilidade e escalabilidade em uma única plataforma. E encontrou tudo isso na Celcoin.
Com uma operação regulada pelo Banco Central e integração 100% via API, a Celcoin permitiu à PipeImob acelerar seu go-live e operar com total segurança, sem precisar desenvolver sistemas próprios ou lidar com a complexidade regulatória.
A proximidade entre as equipes foi outro diferencial obtido. Os times da Celcoin e PipeImob trabalham em conjunto na evolução contínua da operação, garantindo que cada ajuste ou nova funcionalidade seja implementado de forma rápida e colaborativa.
“A parceria com a Celcoin é pautada por confiança e proximidade. O suporte é ágil e a equipe está sempre disponível para resolver intercorrências e apoiar nosso crescimento”, enfatiza Roberto Nascimento.
cel_bricks: infraestrutura da Celcoin possibilita uma nova jornada imobiliária
Com as soluções de Banking, Payments e Credit da Celcoin, a PipeImob passou a oferecer uma experiência financeira completa, totalmente digital, automatizada, segura e em conformidade regulatória para corretores, imobiliárias e clientes.
Pela frente de Banking, a proptech passou a contar com abertura de contas digitais integradas, operações de cash-in e cash-out, cartões white label e o split automático, que permite que todo o fluxo financeiro da transação seja dividido na hora, de forma 100% rastreável e documentada, entre todos os participantes do negócio, como corretores, imobiliárias, gerentes e proprietários do imóvel.
Na vertical de Payments, a integração com a infraestrutura Celcoin viabilizou a emissão de boletos bancários e QR Codes Pix, garantindo automação no recebimento e eliminando repasses manuais ou conciliações complexas. Com isso, toda a movimentação financeira passou a acontecer dentro da própria plataforma da PipeImob, com segurança, rastreabilidade e total transparência.
Já na camada de Credit, a empresa incorporou a emissão de CCBs e a antecipação de recebíveis com taxas competitivas, o que permitiu que corretores tivessem acesso rápido e digital ao valor das comissões de venda. Em poucos meses, mais de R$ 2 milhões em comissões foram antecipadas com rapidez, segurança e zero burocracia.
“A infraestrutura da Celcoin trouxe eficiência à jornada de venda do imóvel. Com o split automático, a imobiliária emite um único boleto para pagamento das comissões, que normalmente tem três comissionados, trazendo segurança e facilitando o processo de quem paga”, explica Adriano Meirinho, COO e CMO da Celcoin.
Para o cofundador da proptech, o efeito dessa integração vai além da automação. “O que entregamos hoje é um novo padrão de segurança e transparência: zero risco de pagamentos por fora, máxima segurança jurídica e auditoria simplificada. Na PipeImob, cada centavo tem origem, destino e justificativa”, destaca Roberto Nascimento.
Com a infraestrutura da Celcoin, o ciclo financeiro da jornada imobiliária se fecha dentro da própria plataforma: o corretor abre sua conta, recebe, antecipa e movimenta seus valores em um só lugar. É o mercado imobiliário operando em um novo patamar de eficiência, liquidez e confiança.
Operação com eficiência em tempo real
A parceria entre Celcoin e PipeImob elevou o nível de governança e controle operacional das transações imobiliárias feitas pela proptech. O fluxo financeiro, antes fragmentado, agora se desenvolve em um ambiente único, digital e com monitoramento em tempo real, garantindo que cada etapa da jornada seja processada com velocidade, segurança e rastreabilidade.
Para a PipeImob, a infraestrutura da Celcoin representou um salto de eficiência operacional, com a redução de custos administrativos, maior previsibilidade do funil de vendas e unificação da jornada financeira de corretores e imobiliárias, que passaram a contar com uma experiência financeira moderna, simples e integrada, sem fricções e inconsistências.
Próximo passo: ser o principal hub financeiro do mercado imobiliário
Com o sucesso da operação e a maturidade da parceria com a Celcoin, a PipeImob está consolidando sua jornada de transformação financeira, alcançando níveis cada vez mais elevados de eficiência e controle operacional e caminhando para tornar sua plataforma o principal hub de gestão financeira de corretores e imobiliárias.
Essa evolução vai ao encontro da tendência de um setor que segue em franca consolidação e profissionalização, no qual a tecnologia, transparência e rastreabilidade passam a ser grandes diferenciais competitivos.
De acordo com o co-fundador da PipeImob, a empresa está preparada para liderar essa nova fase ao lado da Celcoin. “Nossa intenção é ampliar cada vez mais o uso da conta e torná-la o centro da experiência financeira de nossos clientes. Para isso, seguimos contando com a Celcoin como parceira estratégica”, conclui Nascimento.





