Como ter um bom atendimento? 9 dicas para alavancar seus lucros

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Ter um bom atendimento quando somos clientes de qualquer estabelecimento, seja ele presencial ou online, é um dos principais fatores para determinar se iremos retornar e realizar outras compras ou se iremos deixar de consumir naquele estabelecimento.

Por isso, garantir um bom atendimento a todos os clientes é uma preocupação latente entre os empresários e empreendedores, pois eles já entenderam que cliente satisfeito é um cliente fidelizado, e fidelidade gera recorrência!

Mas você sabe o quão importante é garantir um bom atendimento? Caso ainda não saiba, este artigo é para você! Nele, preparamos 9 dicas incríveis que com certeza aumentarão a satisfação de seus clientes em relação ao atendimento oferecido.

Nos acompanhe nessa leitura e se destaque de seus concorrentes oferecendo um bom atendimento no seu negócio.

Qual a importância de garantir um bom atendimento?

A importância do bom atendimento está diretamente relacionada com a sobrevivência e vantagem competitiva de toda e qualquer empresa. Oferecer um atendimento de qualidade é considerado como item obrigatório caso deseje se destacar no mercado e fidelizar clientes.

Isso porque os clientes, quando recebem um bom atendimento durante todo o processo de compra e também no pós-venda, ficam satisfeitos com a empresa e muito provavelmente se tornará um cliente fidelizado. E, quanto mais clientes fidelizados ao seu negócio, maiores serão os resultados e o alcance de sua marca.

Além da fidelização, quando o cliente percebe o bom atendimento e se sente bastante satisfeito com sua empresa, ele pode se tornar um embaixador de sua marca. Ou seja, ele passa a divulgar seu negócio para as pessoas de seu convívio, o famoso e tão poderoso “marketing boca a boca”.

Portanto, o bom atendimento é importante pois é capaz de garantir a fidelização de clientes, o fortalecimento de sua marca e a divulgação gratuita e eficaz.

Como apostar em um bom atendimento pode aumentar a competitividade da sua empresa?

Como dito no tópico anterior, a importância do bom atendimento reflete diretamente no sucesso do seu negócio, na fidelização de seus clientes e no fortalecimento de sua marca.

Porém, além desses benefícios, um bom atendimento também é capaz de aumentar a competitividade de sua empresa em seu nicho de mercado.

Isso acontece porque quando um cliente sente que o atendimento não foi dos melhores ele geralmente não finaliza o processo de compra e procura outra empresa capaz de melhor atendê-lo.

Portanto, caso você consiga oferecer um atendimento de qualidade e seu cliente perceba isso, você atrai e cativa esse cliente. Atraindo mais clientes, você se destaca entre os seus concorrentes e se torna uma referência no mercado em que está inserido.

O simples fato de oferecer um bom atendimento aos seus clientes pode fazer total diferença na sobrevivência e na competitividade de sua empresa.

9 dicas práticas para lucrar mais com um bom atendimento

Agora que você aprendeu nos tópicos anteriores a importância de um bom atendimento em seu negócio, está na hora de mostrarmos como melhorar o atendimento prestado em sua empresa e lucrar muito mais com ele.

Para isso, preparamos uma lista com 9 dicas infalíveis capazes de te auxiliar nesse processo e tornar a sua marca forte referência no mercado.

Nos acompanhe nessas dicas e comece hoje mesmo a oferecer um bom atendimento para seus clientes.

1. Exercite a inteligência emocional

A inteligência emocional está diretamente ligada à empatia em um bom atendimento. Por mais profissional e experiente que você e sua equipe sejam, caso não consigam se colocar no lugar de seus clientes o atendimento não será eficiente.

Entender as dores e as principais necessidades de seu cliente é fundamental para que vocês sejam capazes de oferecer um atendimento mais focado e mais específico.

Portanto, trabalhe em você e em sua equipe a inteligência emocional, procurando ao máximo ser mais empático com cada cliente que venham a atender, se colocando no lugar dele e solucionando todas as suas dores.

Fazendo isso, com certeza seus clientes ficarão mais satisfeitos e se fidelizarão a você e sua marca.

2. Personalize seu atendimento

Para um bom atendimento, você também precisa entender mais sobre as principais características de seus clientes.

Assim como empatia no momento do atendimento, é muito importante que você tenha informações relevantes sobre cada cliente. Isso porque, quando você possui conhecimento sobre quem você está atendendo, oferecer um bom atendimento fica bem mais simples.

Portanto, busque maneiras de obter o máximo de informações possível de seus atuais e futuros clientes, como idade, gênero, renda mensal, hábitos de consumo e comportamentos. Com esses dados, você pode segmentar aqueles com aspectos semelhantes e oferecer um bom atendimento personalizado de acordo com as suas características.

Receber um atendimento feito especialmente para você é um diferencial capaz de agradar e somar pontos positivos ao processo de compra, certo? Entenda e melhore a experiência de seus clientes.

3. Seja objetivo para solucionar problemas

Imagine o seguinte cenário: você está com um problema no seu serviço de internet. O roteador apresenta falhas recorrentes e, neste momento, parou de funcionar de vez.

Com o intuito de resolver essa situação, você entra em contato com a empresa fornecedora deste serviço e espera resolver o mais rápido possível, afinal você paga por esse serviço e se sente lesado por não poder utilizá-lo.

Entretanto, mesmo explicando toda a situação, os atendentes te fazem de “bolinha de ping-pong”, transferindo para vários setores, mas nenhum deles é capaz de resolver seu problema.

Sua impressão sobre essa empresa com certeza será negativa, certo? Portanto, quando um cliente busca atendimento em sua empresa, você e sua equipe devem ser diretos e objetivos, focando na resolução das dores desse cliente e oferecendo opções viáveis e rápidas para solucionar todo e qualquer problema.

A objetividade é capaz de agilizar todo o processo e fazer com que seu cliente valorize o bom atendimento recebido.

4. Integre seus canais de atendimento

Essa dica está relacionada a oferecer um bom atendimento em todas as formas que seu cliente pode entrar em contato com a sua empresa.

Esse conceito é conhecido como omnichannel, ou seja, você deve atender bem o seu cliente tanto no momento em que ele entra em seu site e deseja tirar uma dúvida sobre um produto ou serviço quanto no pós-venda via telefone.

Focar em proporcionar um bom atendimento em apenas um meio de comunicação não garante que seus clientes se sintam bem atendidos e satisfeitos com sua marca.

Caso sua empresa ofereça contato online via site, chat, redes sociais, loja online, auto atendimento via Whatsapp ou por meio de ligações, você deve garantir um bom atendimento em todos eles.

Apenas dessa maneira você garantirá a satisfação de seus clientes e fará com que eles valorizem muito mais a sua marca.

Portanto, integre todos os canais oferecidos atualmente por sua empresa para que o padrão de qualidade do atendimento seja o mesmo em todos eles.

5. Traga humanização

Assim como dito nas dicas anteriores, para um bom atendimento acontecer é preciso criar uma conexão com seus clientes, mostrando empatia e conhecimento prévio das características deles e personalizando o serviço. Esses fatores auxiliam na humanização do atendimento.

E o que seria essa tal humanização? Em poucas palavras, humanizar o atendimento nada mais é do que permitir uma conexão entre vendedor e cliente, tratando a pessoa a ser atendida como um ser humano real.

Devido ao grande volume de atendimentos, é comum esquecermos que estamos lidando com uma pessoa, um ser humano do outro lado da linha. Porém isso pode fazer com que a qualidade de seu atendimento caia, pois não há nenhuma conexão entre as duas partes.

Portanto, lembre-se de que quem você está atendendo é um ser humano assim como você e ofereça aberturas para conexão e empatia. Dessa maneira, seus clientes perceberão seu esforço e notarão o bom atendimento oferecido.

6. Treine sua equipe

Nessa próxima dica, iremos reforçar a importância do treinamento de toda sua equipe para oferecer um bom atendimento. Parece um pouco óbvio mas é importante frisar pois passa despercebido por vários gestores.

Não adianta você absorver todo o conhecimento que estamos te oferecendo nesse artigo e concentrar tudo isso apenas em você e em seus atendimentos. Para maximizar os resultados e para que seus clientes percebam o bom atendimento de sua empresa, repasse essas dicas para sua equipe.

Elabore treinamentos periódicos para sempre manter todos no mesmo nível de conhecimento e adicione novas informações com base nos resultados obtidos a partir do primeiro treinamento.

Dessa maneira você e sua equipe serão capazes de perceber a melhora e se motivarão para sempre oferecer um bom atendimento para seus clientes.

7. Invista na qualidade do seu pós-venda

Oferecer um serviço pós-venda de qualidade também é um fator fundamental para um bom atendimento.

Muitas empresas pecam em não manter contato algum com seus clientes após eles finalizarem o processo de compra. Elas simplesmente esperam que as pessoas retornem para seu negócio e realizem novas compras sem tomar nenhuma ação.

Não seja esse tipo de empresa. Demonstre interesse em saber a opinião do seu cliente sobre o produto ou serviço adquirido, a qualidade do seu atendimento, a satisfação em relação ao frete, as primeiras impressões ao usar o produto, etc.

Estabeleça uma relação após a venda com seus clientes e ofereça boas oportunidades para que eles comprem novamente. Dessa maneira você estará oferecendo um bom atendimento antes e depois da compra e fidelizando esse cliente.

8. Valorize feedbacks de clientes e parceiros

Assim como dito no tópico anterior, estabelecer uma conexão após o processo de compra é super importante e, nesse contato, é indispensável saber qual o feedback de seus clientes com o seu serviço prestado.

Portanto, entre em contato com seus clientes para saber qual a opinião dele em relação a sua empresa. Evite questionários muito longos ou com perguntas muito complexas. O velho e famoso “De 0 a 10, qual a nota você daria para esse atendimento?” já é capaz de saber o desempenho do seu atendimento.

Além dessa pergunta, é interessante também deixar um espaço livre para que seu cliente justifique o porquê da nota escolhida e você possa entender um pouco mais como está o atendimento de sua empresa.

Vale ressaltar que apenas saber seu desempenho não vai melhorá-lo. Caso esteja com notas muito baixas, elabore um plano de ação para oferecer um bom atendimento para seus clientes.

9. Ofereça pagamento facilitado

Por último, mas não menos importante, ofereça formas de pagamento facilitadas para seus clientes durante o atendimento.

Você pode realizar um bom atendimento e cativar o cliente durante todo o processo de compra, mantendo-o impressionado com sua empresa e os produtos oferecidos, porém quando ele chegar no momento do pagamento e não encontrar o meio de pagamento mais utilizado por ele certamente desistirá da compra.

Para evitar que isso ocorra, busque oferecer a maior quantidade de modos de pagamentos, como pix, cartão de crédito, boleto bancário ou débito em conta.

Quanto mais formas de pagamento, mais clientes você conseguirá agradar após oferecer um bom atendimento.

Aposte em um pagamento facilitado com cel_cash

Oferecer um bom atendimento para seus clientes antes, durante e depois do processo de compra é fundamental para a sobrevivência de sua empresa e para a fidelização de seus clientes.

Sem ele, as empresas não conseguem se destacar entre os concorrentes e acabam perdendo lugar no mercado.

Tão importante quanto o bom atendimento é oferecer meios de pagamentos facilitados para os seus clientes, aumentando a satisfação deles e conquistando sua confiança e admiração.

Portanto, não perca tempo e atualize hoje mesmo a forma de pagamento de sua empresa! Surpreenda seus clientes com as formas de pagamento mais utilizadas no mercado.

Você batalhou demais para conquistar o seu cliente através do bom atendimento. Não o perca nos 45 do segundo tempo.

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