Cobrança pix: entenda tudo sobre o assunto no GUIA ATUALIZADO!

Compartilhar

|

Se você é um prestador de serviços, que necessita emitir notas aos seus clientes, conhecer o Cobrança Pix é interessante. Pode valer muito a pena usar!

“Faz um Pix”, virou uma expressão comum, no Brasil, nos dias atuais. Você mesmo já deve ter feito um Pix, não é verdade?

A ferramenta foi lançada, em novembro de 2020, no país e, uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas e o SPC Brasil, em parceria com o Sebrae, mostrou que o Pix só perde para o dinheiro como forma de pagamento.

Entre os entrevistados na pesquisa, 71% afirmaram fazer pagamento em dinheiro. 70% deles falaram que utilizavam Pix, como forma de pagamento. Ou seja, o modelo de cobrança e pagamento está sendo um dos mais populares no Brasil.

Pix é uma verdadeira revolução nos modelos de pagamentos atuais. Por isso é tão adotado pela população, em larga escala.

Recentemente, o Banco Central anunciou o Cobrança Pix. Se você é um prestador de serviços, que necessita emitir notas aos seus clientes, conhecer o Cobrança Pix é interessante, porque pode valer muito a pena colocá-lo no seu negócio.

Suas taxas e vantagens são gigantescas, que se o empresário aderir, vai sair na frente, sem dúvidas. Fora, que sua rapidez é como um “foguete dos pagamentos”. Algo que deixa os empresários e o cliente muito feliz com isso.

Você precisa entender melhor os motivos de usar essa ferramenta revolucionária no seu negócio e na sua vida pessoal também! É algo que pode fazer total diferença no seu faturamento e na sua logística, além da produtividade, que aumenta por causa da rapidez.

Fale já com nosso time de especialistas! Estamos prontos para te atender e apresentar as soluções que você precisa, que neste caso, é a Cobrança Pix.

O que é o Pix?

É uma modalidade de pagamento eletrônico, oferecida pelo Banco Central do Brasil, a pessoas físicas e jurídicas que proporcionam ao usuário o pagamento gratuito instantâneo.

Através desse meio de pagamento as pessoas conseguem fazer transferências, pagamentos e estabelecimentos, sendo lojas comerciais tanto física, quanto online.

Empresas conseguem pagar fornecedores e parceiros, além de proporcionar a facilidade de pagamento para o prestador de serviço.

Além do mais, está sendo comentado hoje entre as empresas de pagamento recorrente. Isso vem ajudando bastante e facilitando a vida do consumidor e dos donos das empresas.

Sem contar, que pode ser usado todos os dias da semana, 24 horas por dia, dando mais flexibilidade de horários ao usuário.

Leia também: Pix parcelado, o que é como funciona e vantagens!

Chaves Pix para CNPJ

O Pix PJ também tem chaves como as de pessoa física. Por exemplo, ao invés do CPF, a empresa utiliza o CNPJ para realizar transações.

Usar o seu CNPJ pode ser uma vantagem formal da coisa, tendo em vista que aparenta ser um negócio mais sólido e passa credibilidade.

No entanto, as chaves usadas para quem utiliza Pix PJ, podem ser o número de telefone da empresa, e-mail corporativo ou até mesmo uma chave aleatória composta por número.

Algo que está sendo habitual em negócios físicos e até em negócios digitais é a utilização do QR Code para facilitar a transação com o cliente.

Por exemplo, você tem uma loja e na hora de pagar, o cliente escolhe o Pix. Nesse momento, ao invés de passar a chave, você passa a figura do QR Code e ele faz a transação rapidamente, colocando apenas o valor da compra que está sendo feita.

O que é Pix Cobrança?

Nessa modalidade, que geralmente é utilizada por pessoas que têm CNPJ, o cliente, o fornecedor ou até mesmo um prestador de serviços, recebe um QR Code para realizar o pagamento. Esse código QR é dinâmico e pode ser usado para o valor ser transferido na hora ou em outro momento, por meio do agendamento.

A funcionalidade, deste modelo de pagamento, é bem fácil. Basta que o usuário pegue a câmera do celular e aponte para o QR Code. Neste momento, ele será encaminhado a outra tela, seja do aplicativo do banco ou internet banking para pagar a quantia, após verificar todas as informações contidas na transferência.

Todos os prestadores de serviços, lojistas, e-commerce e negócios que tem Pix PJ, podem usar o sistema do Pix Cobrança.

A emissão deste boleto, mais inovador, digamos, poderá ser feita pelo próprio celular, através do aplicativo da instituição financeira, autorizada para realizar o procedimento. No entanto, é de responsabilidade da empresa remetente, toda a edição de valores, juros e multas.

Qual a diferença das funções do Pix e do Cobrança Pix?

A diferença principal entre os dois modos de pagamento é que no Cobrança Pix é possível detalhar informações ao cliente, na hora do pagamento. Essa opção é considerada um título de cobrança.

As informações que podem ser incluídas, nesta espécie de “novo boleto” são as taxas de juros, multas – caso o cliente atrase o pagamento -, além dos valores e datas de vencimento que o cliente deverá pagar.

Por ter título de cobrança, pode ser protestada, caso o cliente, que adquiriu produtos ou serviços, não efetuar o pagamento, seguindo as diretrizes que se encontram no documento.

Se observar as transações físicas que você já deve ter feito através de instituições bancárias, elas dizem apenas o básico. Em alguns casos, você pode acrescentar uma descrição.

Nesta modalidade, as informações são mais robustas e detalhadas, que descrevem todos os dados, sendo especificados, em cada campo.

Diferença entre o Pix Cobrança e o boleto bancário

Os boletos bancários geralmente são utilizados por muitas empresas, para cobrar aos seus clientes, determinado pagamento. Isso acontece principalmente na venda de produtos, como opção de pagamento e também empresas que prestam serviços.

O grande problema de usar o boleto bancário é que ele demora três dias para ser compensado. Eu não sei se você já percebeu, mas sabe quando você paga um boleto e a empresa te liga no dia seguinte, dizendo que ainda não caiu?

É isso que acontece com muitos clientes. Por causa da demora, de cair o pagamento, a empresa acaba não dando baixa no sistema.

A outra desvantagem é que os boletos são processados apenas em dias úteis, entre as 8h e 22h. Sendo assim, se você receber um cliente que precise pagar para receber o produto, o imediatismo desce ladeira abaixo.

Nos dias de hoje, perder vendas é complicado. O mercado está muito competitivo para nós recebermos no “tempo dos outros”. Por isso, esperar é algo que pode trazer dores de cabeça ao empreendedor e também ao cliente.

Dentro dessa seara, existem relatos que os clientes desistiram no ato da compra quando viram a demora no processamento. Muita gente prefere, como citamos, coisas mais imediatas.

Hoje, o mundo está assim.

Por isso, os boletos à “moda antiga” saem em uma desvantagem tremendo, em comparação às novas tecnologias.

Já no Pix Cobrança, o dinheiro cai de forma instantânea, independente do horário da cobrança. Independente se o pagamento está sendo feito no feriado, fim de semana ou dias normais.

Para quem usa Pix PJ, utilizar esse método de cobrança é estar em uma vantagem competitiva, diante dos concorrentes.

Imagina você esperar somente 10 segundos, quase que instantaneamente, para o dinheiro que foi cobrado ao seu cliente cair na conta da empresa?

É por isso, que o Cobrança Pix está se tornando mais relevante aos empresários. Vários, usam até essa modalidade de forma integral no seu sistema, por causa da sua praticidade e de seu imediatismo.

Vantagens do Pix Cobrança para o PJ

O Pix Cobrança, sem dúvidas, vale muito a pena para os usuários do Pix PJ. São várias as vantagens de quem utiliza esses métodos de pagamento.

Opção para o cliente

Cada dia que passa, os negócios estão criando novos modelos de pagamento. Isso acontece para garantir que os clientes tenham mais comodidade na hora de pagar as suas compras ou serviços adquiridos.

É por isso que essa opção, sem sombra de dúvidas, Bumble mecanismo uma ótima opção para facilitar também o lado do cliente.

Essa modalidade é melhor ainda para aqueles empreendedores que precisam receber o valor do produto para poder liberar a mercadoria. Sendo assim, o processo de compra e venda de produtos fica muito mais dinâmico e facilitado.

Identificação simples

Com o QR Code, você possui o código de identificação da transação e isso facilita para identificar qual operação foi feita e qual cliente a realizou. Desta forma, você terá os dados com precisão das transações. Isso é legal, porque você controla bem a sua entrada e saída, além do valor que deve ou deveria estar no “caixa” da empresa.

Acontece que quando você envia o código para um cliente, a numeração será única. Desta forma, você vai ver qual foi o cliente que efetuou o pagamento e o que ainda não fez esse pagamento. Por isso, o controle é muito importante na gestão de negócios e isso facilita muito.

Rapidez

O Pix Cobrança é uma das soluções mais rápidas de transferência no mercado atual. Cada pagamento realizado demora, em média, 10 segundos para cair na conta da empresa.

Caso o seu negócio necessite entregar mercadoria imediata ao cliente, você consegue garantir eficiência não só na transação, mas também na identificação desse pagamento.

Hoje, essa modalidade é considerada uma das mais rápidas no mercado, quando estamos falando em cobrança. É uma queridinha de empreendedores que precisam receber para poder enviar o material ou realizar o serviço.

Segurança

Como a cobrança Pix possui todos os dados, inclusive, os mesmos que o boleto bancário tem, ele apresenta valor, multas e juros.

Desta forma, fica mais seguro possível protestar, caso o cliente não faça o pagamento da forma correta. Infelizmente, situações como essa podem acontecer e a empresa vai ter que tomar uma posição para não sair no prejuízo.

Com o Pix cobrança, o empreendedor consegue garantir as provas para isso e o controle suficiente de suas transações. Com isso, perder qualquer venda ou valores a serem pagos se torna bem mais difícil.

É possível fazer uma cobrança internacional com Pix?

Utilizar o Pix já se tornou uma tradição do brasileiro na hora de pagar uma conta ou simplesmente fazer pagamentos por algum produto ou serviço. Fazer esse procedimento internacionalmente era o que faltava pra fazer do Pix uma ferramenta ainda mais revolucionária.

No entanto, o Banco Central do Brasil já tem consigo a promessa de que isso pode virar uma realidade, neste ano de 2022. Caso isso seja consolidado, vai permitir que os brasileiros possam fazer as transações entre outros países.

Tem taxa no Pix PJ?

Para pessoas físicas, o Pix é uma ferramenta gratuita. No entanto, para as pessoas jurídicas, existem taxas de recebimento. O Banco Central autorizou que as próprias instituições financeiras definissem quais são os valores das taxas para a operação, que seriam consideradas justas.

O cel_cash oferece o serviço com taxas bem pequenas, que fazem o empreendedor ficar mais satisfeito, por seu baixo custo. Até porque, o Brasil possui muitos impostos para o empresário e a gente busca fazer diferente para facilitar o ciclo da empresa.

Afinal, vale a pena usar o Cobrança Pix?

Como vimos nesse artigo, existem várias vantagens de usar o Cobrança Pix no seu negócio. Esse tipo de transação se sobrepõe aos diversos métodos de pagamento que estão no mercado, evitando assim dor de cabeça no futuro.

Lembrar do boleto que falamos? Ele demora alguns dias até ser compensado e o dinheiro cai na conta da empresa. Algumas vezes, ele é compensado e cai muito depois e isso pode prejudicar o seu negócio.

Com o Pix PJ, você não tem mais essa dor de cabeça, o pagamento cai na hora! Existe coisa melhor do que você vender o seu produto ou serviço e ter o dinheiro naquele momento? Não só para você, mas para seu cliente, que não precisa mais esperar o pagamento ser compensado para ter o produto em mãos ou serviço imediato.

Ir para o seu controle então? Todos eles são codificados e você consegue ver qual foi o cliente que pagou e o que não pagou ainda. Por isso, no quesito de organização, o Cobrança Pix sai na frente de muitas modalidades antigas de pagamento.

Está esperando o que? Não deixe dinheiro na mesa e perca de fazer vendas e negócios. Atualize já a sua forma de pagamento com o cel_cash!

Veja também: 5 vantagens de usar o pagamento recorrente com Pix no seu negócio

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time