Entrar
Qual o seu painel na Celcoin?
Cada painel tem sua credencial distinta.
Gerencie suas finanças com eficiência e praticidade.
Qual o seu painel na Celcoin?
Cada painel tem sua credencial distinta.
Não tem acesso?
Contratar
Potencialize seu negócio com as soluções da Celcoin

Pesquisa do Sebrae e do Ipespe aponta que pagamento instantâneo supera cartões de crédito e débito, boleto e dinheiro em espécie nos pequenos negócios

O pequeno negócio elegeu o Pix como método preferencial de transação financeira. A modalidade, de acordo com pesquisa do Sebrae e do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), foi apontada como favorita tanto para efetuar pagamentos como para recebimentos por seis (59%) a cada dez empresários de micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais (MEI). 

No cômputo geral, o Pix é claramente o principal meio de pagamento dos pequenos negócios. Cartões de débito e crédito seguem relevantes, com o crédito sendo opção principal para 11% dos respondentes e o débito, 5%. Com o avanço do Pix, o dinheiro sofreu uma forte redução, sendo apontado por apenas 7% dos estabelecimentos, atrás de boletos (8%), mas à frente das transferências bancárias (6%) e cheque (1%).  

Apenas entre os MEIs, o recebimento por Pix ocupa uma posição ainda maior, com 70%, seguido de dinheiro em espécie (9%) e cartão de crédito (8%). Entre as microempresas (ME), o Pix foi apontado como meio principal por 48%, seguido de cartão de crédito e boleto, ambos com 13%. Já as empresas de pequeno porte (EPP), ainda que o pagamento instantâneo lidere com 38%, boleto tem fortes 25% de adesão e cartão de crédito, 16%.  

A pesquisa do Sebrae e do Ipespe sobre os hábitos financeiros dos pequenos negócios avaliou que os microempreendedores individuais priorizam Pix, mas ainda usam um pouco mais de dinheiro em comparação às empresas de micro e pequeno portes. Além disso, por terem operações mais estruturadas, as EPPs ainda têm parcela significativa com cartões e boletos.

Presença do Pix no ecossistema dos pequenos negócios

No recorte setorial, empresas atuando com comércio têm os cartões de crédito e de débito como opções mais utilizadas, enquanto em serviços há maior adesão ao Pix, com cartões em segundo plano, e na construção e indústria destaca-se um maior uso de boletos/transferências, possivelmente pelo perfil de contratos e valores maiores.

Na avaliação sobre quais formas de pagamentos as empresas mais utilizam para pagar parceiros e fornecedores, o Pix também está na dianteira, tendo sido apontado como a primeira opção por 53% dos respondentes. Boletos ocupam a segunda posição (23%), reforçando sua relevância em relações formais e compras parceladas. Cartões de crédito (8%) e de débito (3%) aparecem com menos força e dinheiro em espécie tem baixa presença (5%), sinalizando possível maior formalização das transações com fornecedores.

Assim como no recebimento de vendas de clientes, os MEIs também são os que mais usam o Pix para o pagamento de fornecedores (59%). Em seguida, aparecem as microempresas (46%) e as empresas de pequeno porte (38%). 

A pesquisa quantitativa ouviu 6.250 empresários de pequenos negócios (PN), constituídos por micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais. As entrevistas foram feitas por telefone através do Sistema CATI, por equipe de pesquisadores entre os dias 10 de junho e 11 de agosto de 2025. Os percentuais que não totalizam 100% são decorrentes de arredondamento ou de múltiplas alternativas de resposta. A margem de erro máximo para o total da amostra é de 1,2 ponto percentual para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95,45%.

Celcoin: Pix de alta performance para pequenos negócios

Sem precisarem se preocupar com a complexidade regulatória ou operacional, empresas de diferentes portes e setores já podem integrar um Pix de alta performance às suas plataformas digitais de forma rápida, prática e segura, realizada por meio da contratação de tecnologias terceirizadas.

Como infratech referência no assunto, a Celcoin processa hoje mais de 250 milhões de transações de Pix por mês, montante que engloba centenas de pequenos negócios. Mais que um novo meio de pagamento, empresas contam com vantagens estratégicas, que potencializam seus resultados:

  • Agilidade e estabilidade: 99% das transações são concluídas em menos de 10 segundos, funcionando 24/7 e com total estabilidade, mesmo em períodos de pico.

  • Compliance integrado: toda a operação segue as regulamentações do Banco Central, utilizando as licenças de IP e IF da própria Celcoin.

  • Autonomia: as chaves Pix são vinculadas a contas exclusivas de cada empresa contratante, aumentando a autonomia e a segurança ao lidar com o fluxo de transações.

  • Equipe especializada: a Celcoin disponibiliza um suporte dedicado, com uma equipe completa de especialistas e tecnologias personalizáveis às necessidades de cada cliente.

Para saber mais, acesse nosso site ou fale com um de nossos especialistas.

Sumário

Destaques

Potencialize seu negócio com as soluções da Celcoin

Aumente agora seu potencial de negócio com nossa infraestrutura exclusiva para você.