Receber pagamento recorrente: o segredo do sucesso de grandes empresas

Compartilhar

|

O seu negócio pode crescer como as grandes empresas. Saiba tudo sobre o modelo de pagamento que será a ponte para a sua empresa chegar ao sucesso.

De acordo com a pesquisa Experiência do Consumidor Brasileiro, realizada em agosto de 2021 pela Opinion Box e divulgada no portal consumidor moderno, metade dos brasileiros preferem comprar em lojas online.

Essa preferência existe devido às diversas vantagens que as compras no ambiente virtual oferecem. Dentre elas, a praticidade.

Por isso, oferecer formas de pagamento que tragam essa comodidade aos clientes na hora do checkout é fundamental para o sucesso das empresas.

pagamento recorrente é uma modalidade de cobrança continuada ideal para negócios que fornecem serviços que não são prestados apenas uma vez, mas funcionam com uma frequência regular.

Escolas, clubes de assinatura, prestadores de serviços, lojas virtuais, profissionais liberais, e outros vários modelos de negócios recorrentes podem se beneficiar através dessa forma de cobrança.

Por ser um formato de cobrança periódica e automática, receber pagamento recorrente oferece benefícios para clientes e empresas. Isso significa melhores condições para os consumidores e praticidade na forma de recebimento.

Você quer saber como funciona? Continue lendo para saber mais sobre essa modalidade de pagamento, conhecer as empresas que o utilizam e quais são as vantagens para o seu negócio.

O que é Pagamento Recorrente e como funciona?

Se o seu negócio oferece serviços ou produtos que os clientes podem consumir continuamente, não há dúvidas de que receber pagamento recorrente é o melhor para você.

Esse tipo de solução é ideal, por exemplo, para instituições educacionais que cobram mensalidades dos seus alunos, clubes de assinaturas e empresas que fornecem o uso de seus softwares também através de contratos periódicos.

Outros serviços também podem se beneficiar implementando o modelo de pagamento recorrente:

  • Contabilidade;
  • Academias;
  • Streamings;
  • Luz, água, internet;
  • E-commerces;
  • Planos de saúde;
  • Apólices de seguro;
  • Estacionamentos;
  • Clínicas de estética e mais!

O pagamento dentro dessa modalidade acontece em um período previamente determinado pela empresa (mensal, bimestral, semestral ou anual) e o cliente aceita a recorrência da cobrança em seu cartão de crédito.

De um lado temos os clientes que não precisam se lembrar de efetuar os pagamentos no vencimento. Ou seja, o risco de ficar inadimplente, pagar juros ou ter o serviço cancelado por deixar de pagar a mensalidade é bem menor.

Do outro lado, temos a empresa que fica livre de realizar cobranças aos clientes manualmente e pode contar com um gerenciamento automático de suas operações financeiras.

É interessante deixar claro que o pagamento recorrente e o parcelamento são recursos diferentes. Enquanto o primeiro é uma solução de cobrança para serviços fornecidos de forma repetida, o segundo acontece quando um valor total é dividido em parcelas.

Entenda mais neste artigo: Recorrência X Parcelamento: qual é mais vantajoso?

Grandes Empresas usam o Pagamento Recorrente

Grandes empresas optam por receber pagamento recorrente porque, além de receberem automaticamente pelos seus serviços, conseguem com maior facilidade prever a movimentação do seu fluxo de caixa.

Normalmente essa modalidade de pagamento é muito utilizada em TV por assinatura e serviços de streaming. Algumas empresas que usam o Pagamento Recorrente são:

  • Netflix;
  • Folha de S. Paulo;
  • Spotify;
  • SmartFit;
  • Wizard;
  • Programas de Sócio do Futebol e outros.

Vantagens do receber pagamento Recorrente

Usar plataformas de pagamentos recorrente melhora e otimiza o momento do checkout e oferece ao cliente uma experiência de praticidade e facilidade que eles mesmos buscam das empresas.

Isso significa dizer que o valor desse recurso vai muito além da automação do processo de receber pagamento recorrente, ele também contribui para que as empresas possam se adequar a um meio de pagamento que os clientes desejam e estão se beneficiando.

Algumas das principais vantagens do Pagamento Recorrente são:

  • Renovação automática das mensalidades/assinaturas;
  • Retenção e fidelização dos clientes;
  • Melhor Planejamento financeiro;
  • Otimização do controle do fluxo de Caixa;
  • Redução do custo por aquisição de clientes;
  • Automatização das transações financeiras de cobrança;
  • Possibilidade de criar negócios escaláveis;
  • Baixo consumo do limite de crédito de cartões dos clientes;
  • Potencial de banco ao seu time financeiro.

Como implementar o serviço de recorrência?

Agora que você entende melhor e conhece todas as vantagens que receber pagamento recorrente pode oferecer ao seu negócio, já pode dar o primeiro passo para implementar na sua empresa.

Com a cobrança recorrente fica mais fácil para o seu negócio fidelizar clientes, reduzir inadimplência e aumentar a aquisição dos seus serviços. Cadastre o seu cliente, os dados pessoais para cobrança, e receba com segurança através dos principais meios de pagamento (pix, cartão de crédito e boleto).

Caso você queira oferecer essa modalidade de pagamento para os seus clientes, a primeira coisa a se fazer é encontrar um sistema de cobrança seguro que apresente todas essas vantagens.

cel_cash é a plataforma de pagamento recorrente ideal que tem o diferencial que a sua empresa precisa. Ele faz, por exemplo, retentativas inteligentes de pagamento para evitar que você fique no prejuízo e tenha sucesso na captura dos valores.

É a única plataforma que tem a possibilidade de cobrar juros e multa de atraso do seu cliente em caso de cobranças no cartão de crédito após a data acordada, oferece uma conta digital completa com relatório e dashboards, link de pagamento e inúmeras vantagens.

Conheça o cel_cash e veja também que ele é um ótimo mecanismo para a gestão completa de qualquer negócio, eficiente nos pagamentos de quaisquer compras e pode ser integrado ao seu sistema de gestão em poucos passos.

Ficou interessado(a) no cel_cash? Preencha o formulário abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato com você.

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time