Entrar
Qual o seu painel na Celcoin?
Cada painel tem sua credencial distinta.
Gerencie suas finanças com eficiência e praticidade.
Qual o seu painel na Celcoin?
Cada painel tem sua credencial distinta.
Não tem acesso?
Contratar
Potencialize seu negócio com as soluções da Celcoin

Por décadas, o carnê de papel foi disponibilizado por grandes varejistas e utilizado por uma parcela significativa de brasileiros – todos os meses era preciso ir à loja saldar o débito. Esse meio de pagamento, com o advento da tecnologia, ganhou uma versão similar e digital, que recebeu o nome de Buy Now Pay Later (“Compre Agora e Pague Depois”).

A modalidade surgiu durante a pandemia e ganhou força a partir de 2022, com várias fintechs se dedicando à oferta desse produto financeiro, assim como os bancos digitais. Ao longo dos anos, o BNPL foi conquistando espaço no mercado. Segundo um estudo feito pela consultoria Gmattos, hoje é o terceiro meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros no e-commerce, ficando atrás apenas do cartão de crédito e do Pix.

Outro levantamento, produzido pelo Morgan Stanley, apontou que o percentual de aceitação do Buy Now Pay Later no país passou de 11% para 18% no primeiro trimestre de 2024 – em 2022, era de apenas 3%. A previsão é que o volume de transações feitas por esse tipo de meio de pagamento no mercado brasileiro atinja US$ 31 bilhões em 2028 – para 2025, a estimativa é de US$ 10 bilhões.

O BNPL permite que o consumidor adquira um produto e pague posteriormente, sem juros ou com taxas menores do que as aplicadas pelo cartão de crédito. Além disso, conta com uma liberação muito mais ágil do que a oferecida pelo carnê de papel – muitas vezes chega a ser imediata.

A oferta de BNPL está diluída no mercado, conforme dados da pesquisa da Gmattos. Do total, 50% está nas mãos de fintechs, 30% é feita pelo varejo e 26,7% pelos bancos, diretamente aos seus correntistas.

Por que o BNPL está crescendo no Brasil?

Há diversos fatores que estão impulsionando o crescimento do BNPL no mercado brasileiro. A começar pelo interesse crescente das lojas em diversificar as formas de pagamento, motivadas pela variedade de ofertas feitas por fintechs desse segmento. O perfil do consumidor também mudou, se tornando muito mais digital e exigente. 

Além disso, o Buy Now Pay Later pegou carona no fortalecimento e evolução do Pix – a cobrança mensal é feita via sistema de pagamento instantâneo, algo que o brasileiro já está bastante familiarizado. Muitas empresas inclusive ofertam seu produto de BNPL como “Pix parcelado”, para facilitar o entendimento.

Não podemos deixar de mencionar também o aumento da procura por crédito por parte de uma população com difícil acesso, além da crescente penetração desse meio de pagamento no comércio eletrônico.

Desafios e soluções

Apesar de ser uma solução financeira prática e agregadora, o BNPL traz alguns desafios importantes. Sua implementação requer uma série de etapas, que precisam estar de acordo com as regulamentações vigentes, incluindo licenças do Banco Central.

Entre elas estão:

  • Adoção de uma estrutura completa e eficiente de análise de crédito;
  • Emissão de CCB (Cédula de Crédito Bancário) sobre o valor total da compra;
  • Transferência da dívida para um Fundo de Investimento de Direitos Creditórios (FIDC);
  • Gerenciamento da cobrança.


Além disso, fazer a gestão do risco é outro aspecto importante a ser considerado, o que demanda cautela e análise de crédito criteriosa.

Para mitigar esses desafios, muitas empresas fazem parcerias com provedores especializados em modelos “as a Service”, como infratechs financeiras, o que permite a elas buscar seu espaço no mercado de pagamentos e aprimorar a experiência do cliente, sem se preocupar com questões regulatórias e tecnológicas, que são geridas pelas plataformas terceirizadas.

A Celcoin é uma infratech financeira referência em soluções “as a Service” voltadas a banking, pagamentos e crédito. Por meio de uma tecnologia pioneira de Embedded Finance, ela integra a empresas de todos os setores a infraestrutura regulatória e tecnológica necessária para que elas ampliem seu portfólio de serviços, incluindo meios de pagamento como o Buy Now Pay Later.

Quer saber mais? Fale com a equipe de especialistas da Celcoin e veja como podemos potencializar seus negócios.

Potencialize seu negócio com as soluções da Celcoin

Aumente agora seu potencial de negócio com nossa infraestrutura exclusiva para você.

Celcoin Instituição de Pagamento S.A - 13.935.893/0001-09
Al. Xingu, 350 – Conj 1604 – Alphaville Industrial Barueri – SP – 06455-030