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Uma das grandes dores do varejo online tem nome e sobrenome: abandono de carrinho

Considerado um dos maiores vilões da conversão de vendas, o abandono de carrinho atinge mais de 80% das compras realizadas nos canais de e-commerce no Brasil, segundo dados do E-Commerce Radar. Proporcionalmente, isso significa que, a cada 10 consumidores que adicionam produtos no carrinho, cerca de 8 desistem da compra no checkout.

Esse problema ocorre em um momento no qual o comércio eletrônico brasileiro vem crescendo em ritmo acelerado, impulsionado pela digitalização e pelo avanço do comportamento de compra online. Em 2025, o setor deve faturar entre R$ 224,7 bilhões e R$ 234 bilhões, segundo estimativas da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o que demanda atenção redobrada das empresas do setor para minimizar as perdas com o abandono de carrinho, que podem chegar a cifras generosas.

As principais causas do abandono de carrinho

As causas da dificuldade em concluir a compra no checkout são diversas e vão muito além da simples perda de interesse do consumidor. Entre as principais, estão as fricções geradas por processos pouco intuitivos.

Um levantamento da OneKey Payments identificou que 62,6% desistem da compra por conta do excesso de dados obrigatórios exigidos em longos formulários, 92,8% deixam de lado porque não conseguem acessar o dispositivo no qual foi enviado o código de autenticação e 93,7% interrompem a compra devido ao não carregamento correto do site. Taxas inesperadas também são decisivas: de acordo com o Baymard Institute, 48% abandonam o carrinho quando encontram valores acima do esperado no checkout.

Outro ponto de atrito no checkout, que é considerado nevrálgico, é a ausência de opções flexíveis de pagamento. O SPC Brasil mostra que 80% dos consumidores preferem parcelar suas compras, mas nem sempre encontram alternativas que estejam de acordo com sua realidade.

A falta de opções de pagamento como Pix ou carteiras digitais penaliza de 6% a 20% das lojas online, sinaliza uma pesquisa da WeetHut. E, quando a jornada exige redirecionamentos para aplicativos bancários ou autenticações pouco intuitivas, as chances de abandono disparam. O resultado disso é um checkout desgastante, que mina a confiança do consumidor, dói no bolso das marcas e impacta negativamente sua reputação. 

O levantamento da OneKey Payments destacou ainda que há um descompasso de visão entre as duas pontas da cadeia. Enquanto apenas 54% dos varejistas dizem considerar a experiência de pagamento um fator estratégico para a imagem da empresa, quase 90% dos consumidores colocam a possibilidade de pagar de forma rápida e diretamente pelo canal de sua preferência como fator determinante para concluir ou não a transação.

Em outras palavras: o que para o lojista ainda pode parecer detalhe, para o cliente é decisivo e se torna um ponto importante de conversão e fidelização.

Tecnologia e conveniência: checkout como experiência positiva

Em um cenário no qual cada clique pode significar uma venda ou desistência, o e-commerce tem investido em tecnologias que servem como base para toda a jornada do consumidor, desde a escolha do produto até o pagamento. Isso vem de encontro às mudanças no comportamento do consumidor, que hoje prioriza jornadas mais rápidas, intuitivas e seguras, com menos fricções e maior liberdade de escolha.

Chatbots com Inteligência Artificial (IA), atendimento via WhatsApp, ofertas personalizadas com a ajuda do Machine Learning e checkouts embutidos são alguns dos recursos que estão ganhando espaço entre os varejistas, visando evitar que o cliente desista da compra.

A automatização de e-mails para recuperar carrinhos abandonados também tem se mostrado uma das estratégias mais eficazes e acessíveis, principalmente quando vêm acompanhada de algum tipo de incentivo, como desconto ou frete grátis. Segundo o portal Get Commerce, a taxa média de abertura dessas mensagens é de 45%, com taxas de conversão de 10% a 21%.

O poder do Pix para evitar o abandono de carrinho

Disponibilizar múltiplas formas de pagamento – de forma simplificada – é um dos pontos mais importantes para evitar o abandono de carrinho no checkout.

O Pix, hoje o meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros, ganhou corpo no e-commerce. De 32% de presença no checkout em 2021, passou a ter aceitação plena em 2025, oferecendo liquidez para o lojista e previsibilidade para o consumidor, que não precisa lidar com etapas intermediárias, como boletos ou aprovações das administradoras de cartão.

Segundo dados da Opinion Box, mais de 70% dos brasileiros usaram esse meio de pagamento para pagar suas compras no varejo online, seja via QR Code ou Copia e Cola – muitos, inclusive, consideram esse o método mais ágil e confiável do que o cartão de crédito – aumentando a conversão. Essa agilidade impacta diretamente a taxa: quanto menos barreiras, maior a probabilidade de a compra ser concluída.

Na mesma esteira, o Pix Automático também se tornou um grande aliado, beneficiando os clientes que não têm cartão de crédito e entregando benefícios como liquidação instantânea, menores custos de transação e facilidade na contratação. Segundo a fintech Ebanx, essa modalidade pode movimentar US$ 30 bilhões nos dois primeiros anos de operação somente no comércio eletrônico.

O papel da JSR para um checkout mais fluido e simples

Em um ambiente digital no qual a fluidez e confiança estimulam o avanço do e-commerce, a Jornada sem Redirecionamento (JSR) surge como uma das soluções mais eficazes ligadas aos pagamentos para o varejo online, reduzindo o abandono de carrinho. A modalidade permite ao consumidor fazer o pagamento diretamente no ambiente da loja, sem que ele seja direcionado para outros aplicativos ou páginas externas. O tempo médio para concluir um pagamento com redirecionamento pode ultrapassar 40 segundos – com a JSR, cai para menos de 10 segundos.

Antes, o consumidor precisava acessar o aplicativo da instituição financeira pagadora e fornecer um consentimento para a operação no site, usando esse dispositivo. Agora, a experiência fica muito mais fluida e simples, com o pagamento feito em um único ambiente, sem redirecionamentos externos e com segurança.

Quando combinada com autenticação biométrica, como Face ID, o impacto da JSR é ainda mais significativo. Ela substitui etapas burocráticas do pagamento, como o envio de códigos por SMS ou e-mail, processo que, em muitos casos, acaba irritando o consumidor e, consequentemente, interrompe a jornada de compra. De acordo com pesquisas globais, o volume de transações autenticadas por esse mecanismo deve ultrapassar os US$ 3 trilhões ainda neste ano.

Mais do que entregar conveniência ao consumidor, os meios de pagamento se tornaram um diferencial competitivo para o e-commerce. Disponibilizar as opções certas de produto, na hora adequada e de maneira simplificada, não somente reduz o abandono de carrinho, mas fideliza o cliente.

Celcoin oferece soluções completas para melhorar a experiência de compra

De acordo com dados do Baymard Institute, investir em um checkout mais eficiente pode elevar a taxa de conversão em até 35,26%. E é justamente aqui que a Celcoin se posiciona como parceira estratégica dos varejistas. Por meio de sua plataforma de serviços financeiros integrados, a empresa oferece recursos que eliminam barreiras no processo de compra e ajudam a reduzir significativamente o abandono de carrinho.

Buy Now, Pay Later (BNPL)

A modalidade Buy Now, Pay Later da Celcoin possibilita ao e-commerce oferecer crédito direto no checkout, com análise feita em segundos e contratação imediata. Inclui ainda motor de crédito com resposta em tempo real, emissão automática de CCBs, integração da plataforma com PDV ou ERP via API, cobrança automatizada e gestão completa da carteira.

Pix de Alta Performance

A tecnologia financeira da Celcoin também oferece uma infraestrutura completa para transações instantâneas, incluindo o Pix de Alta Performance, que se destaca por sua alta disponibilidade, latência mínima, confiabilidade e performance superior, em qualquer cenário. Alia a velocidade do pagamento instantâneo à estabilidade, escalabilidade e segurança.

Ideal para operações em maior volume, como acontece com grandes varejistas e marketplaces, conta ainda com uma cabine de gestão completa, que possibilita ao lojista visualizar, conciliar e acompanhar a operação Pix em tempo real. A gestão dos pagamentos e recebimentos é feita em um único ambiente. E mais: toda a regulação e tecnologias de segurança são fornecidas pela Celcoin.

Compra com 1 Clique

A solução Compra com 1 Clique adequa-se a e-commerces e marketplaces que querem escalar vendas com menos atrito e melhor conversão. Propicia uma jornada de pagamento fluida, sem fricção, via Pix com biometria ou Face ID, sem redirecionamento para o aplicativo selecionado para o débito – a compra é finalizada direto no site do varejista.

Com ela, o varejo reduz o abandono do carrinho de compras, lida com menos etapas no checkout, conta com autenticação rápida e segura, e tem integração nativa ao Open Finance.

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