Entrar
Qual o seu painel na Celcoin?
Cada painel tem sua credencial distinta.
Gerencie suas finanças com eficiência e praticidade.
Qual o seu painel na Celcoin?
Cada painel tem sua credencial distinta.
Não tem acesso?
Contratar
Potencialize seu negócio com as soluções da Celcoin

Considerado por especialistas como a maior inovação financeira desde a criação do Pix em 2020, o Pix Parcelado está prestes a ser lançado oficialmente pelo Banco Central, com novas regras de funcionamento. A modalidade permite que consumidores façam o parcelamento de suas compras com praticidade e de forma digital.

De acordo com o Banco Central, o objetivo agora é padronizar o Pix Parcelado, incluindo critérios de concessão de recursos e taxas específicas – como juros, IOF, número disponível de parcelas e o custo total da dívida – além de equalizar a experiência do usuário, promover o acesso ao crédito, assegurar transparência e segurança, e estimular o uso consciente dessa modalidade pelos consumidores.

O Pix Parcelado tem um grande potencial de redesenhar o mercado de crédito no país e democratizar o acesso ao parcelamento, principalmente para cerca de 60 milhões de brasileiros que ainda não possuem cartão de crédito e têm dificuldade para tomada de recursos financeiros, segundo o Banco Central. 

Impactos no mercado

O parcelamento de compras é algo praticado tradicionalmente no mercado brasileiro, desde os antigos “carnês” oferecidos por grandes varejistas. Ao longo das últimas décadas, evoluiu para os cartões de crédito, depois ganhou um novo caminho com o Buy Now Pay Later (BNPL) e hoje integra a trilha do Pix, com o Pix Parcelado. Ainda não há estimativas oficiais de crescimento dessa modalidade, mas grande parte das instituições financeiras e fintechs já oferecem essa solução ao mercado.

De acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços (ABECS), projeções indicam que neste ano os pagamentos parcelados devem representar mais de 40% do valor transacionado no cartão de crédito, considerado ainda a modalidade de parcelamento mais utilizada no país. A estimativa é que haja cerca de 68,7 milhões de consumidores com compras parceladas em aberto em 2025.

Já o mercado global de pagamentos BNPL deverá crescer 13,7% ao ano no período, atingindo US$ 560,1 bilhões, conforme relatório da Research and Markets, impulsionado pela evolução das expectativas dos consumidores pelo acesso cada vez maior a soluções de pagamento flexíveis, além da crescente integração entre plataformas digitais. 

Vantagens para o varejo

Outro ponto alto do Pix Parcelado é a combinação do parcelamento para o consumidor e o recebimento imediato para os varejistas, o que beneficia ambos os elos da cadeia. O risco de crédito fica com a instituição financeira que oferece o parcelamento.

Para os lojistas, além do recebimento imediato do valor total da venda, o Pix Parcelado reduz o risco de inadimplência e melhora o fluxo de caixa. A padronização que será feita pelo BC torna a implementação dessa modalidade algo mais simples e vantajosa, principalmente para as PMEs, que podem reduzir os gastos com as taxas de maquininhas e ampliar as vendas para quem não tem cartão de crédito ou não possui limite disponível.

Pix Parcelado é parte de uma agenda de inovação bem-sucedida

O Pix Parcelado é mais uma das etapas da agenda Pix, colocada em prática pelo Banco Central desde a criação da modalidade de pagamento em 2020. Segundo dados do Banco Central, no ano passado foram registradas 63,8 bilhões de transações via Pix, alta de 52% na comparação anual, movimentando cerca de R$ 26,5 trilhões. Atualmente, conforme estimativas da Febraban, 76,4% da população brasileira faz transações financeiras pelo Pix, hoje considerado o meio de pagamento mais popular e utilizado pelos consumidores no país.

Além do Pix tradicional, o mercado hoje já incorporou funcionalidades como Pix Cobrança, Bolepix, Pix Automático, entre outros. Fazem parte ainda do escopo de inovação do BC, além do Pix Parcelado, a implementação do Pix Garantia e Pix por Aproximação, que devem entrar em vigor em 2026.

Infraestrutura da Celcoin para Pix

Atenta à evolução do mercado de meios de pagamento digitais, a Celcoin oferece às empresas financeiras e não financeiras uma infraestrutura robusta e segura de Embedded Finance.

Em suas vertentes de crédito, banking e payments, a infratech proporciona total suporte a múltiplos métodos de pagamento, incluindo o Pix e suas modalidades, proporcionando maior flexibilidade e escalabilidade, com eficiência e conformidade em todas as transações. Atualmente, processa mais de 250 milhões de movimentações via Pix mensalmente.

Sua infraestrutura permite que o processamento de um grande volume de transações seja feito com rapidez e segurança. Além disso, seja via Embedded Finance ou licença de Pix Indireto – que permite à empresa operar de forma independente como Participante Indireto no arranjo Pix, sem a necessidade de se conectar ao Banco Central – o cliente conta com total autonomia para gerenciar as operações de pagamentos e recebimentos.

Para saber mais como é possível escalar seu negócio oferecendo um portfólio de pagamentos Pix com segurança, conformidade e escalabilidade, fale com um especialista.

Sumário

Destaques

Potencialize seu negócio com as soluções da Celcoin

Aumente agora seu potencial de negócio com nossa infraestrutura exclusiva para você.

Celcoin Instituição de Pagamento S.A - 13.935.893/0001-09
Al. Xingu, 350 – Conj 1604 – Alphaville Industrial Barueri – SP – 06455-030