Entrar
Qual o seu painel na Celcoin?
Cada painel tem sua credencial distinta.
Gerencie suas finanças com eficiência e praticidade.
Qual o seu painel na Celcoin?
Cada painel tem sua credencial distinta.
Não tem acesso?
Contratar
Potencialize seu negócio com as soluções da Celcoin

Usuários priorizam agilidade sem prejuízo à segurança nas operações 

A digitalização está desbravando caminhos para a nova era dos meios de pagamento na América Latina. Enquanto os usuários demandam mais agilidade e inovação, sem abrir mão da segurança, a indústria de pagamentos digitais percebe a urgência de reforçar a infraestrutura tecnológica, com foco na prevenção às fraudes. 

A inteligência artificial tornou-se sinônimo de oportunidades, porém a indústria de meios de pagamento está mais cautelosa e planeja a adoção da tecnologia acompanhada de mais estratégia. Além do investimento em tecnologia e mais requisitos de segurança, a educação voltada para o consumidor é crucial para a sustentabilidade do setor. Na América Latina, a educação financeira parece ser o caminho para diminuir a “lacuna de confiança” entre clientes e novos clientes.

A adoção de infraestruturas de pagamentos digitais ganhou agilidade na América Latina, impulsionada pelo apoio regulatório dos bancos centrais. Outro fator que favorece essa escalada na região é o aumento da oferta de dispositivos móveis. Embora o cenário seja favorável para a maior parte dos países do bloco, os resultados variam de acordo com as respectivas realidades.

Os efeitos da digitalização dos meios de pagamento nos bancos tradicionais apontam para o aumento dos investimentos em infraestrutura, cibersegurança e desenvolvimento de soluções móveis, como carteiras digitais. Já fintechs e neobancos buscam novas alianças corporativas e ampliação da rede no varejo, além de investir mais recursos em integração digital com requisitos de segurança, como verificação biométrica (KYC digital).

Esse é o cenário apresentado pela 7ª edição da pesquisa Pulso, que coletou dados com 1.023 líderes de instituições financeiras em 20 países da América Latina. Realizado pela Topaz com a colaboração da Celent, que atua globalmente na área de pesquisa e consultoria para o setor financeiro, o estudo aponta que a maioria das instituições (52%) planeja ampliar os investimentos em infraestrutura tecnológica, sendo que 40,7% querem focar na prevenção a fraudes

A maioria dos participantes do estudo (53,9%) também reconhece que a inteligência artificial (IA) representa o principal recurso para a detecção avançada de fraudes. A tecnologia também é percebida como um motor de inovação e confiança no ecossistema financeiro, porém sua adoção deve ser estratégica. Para 42% dos participantes, a IA também é uma ferramenta fundamental para prever o comportamento do cliente nas operações de pagamento em meio digital.

Cartões de crédito e débito permanecem vivos

Diante do avanço da digitalização de meios de pagamentos na América Latina, como seria o futuro dos cartões de crédito e débito? Os dados da 7ª edição da pesquisa Pulso contrariam a percepção de que os pagamentos digitais tenham potencial para substituir quase todos os demais métodos de pagamento, incluindo os cartões. 

Quando questionados sobre o impacto dos pagamentos digitais no uso de cartões de crédito e débito, grande parte dos entrevistados não vislumbra uma substituição. Para 40,5%, não haverá um impacto tão relevante, enquanto 26% dos entrevistados enxergam que o cenário caminha para a coexistência dos meios de pagamento, com uso mais estratégico dos cartões. 

Influenciados pela onda Pix no Brasil, países da região têm adotado o QR Code como meio de pagamento. Entre as instituições participantes do estudo, 56,9% afirmaram utilizar o QR Code. Em termos de avanços em modalidades de meios de pagamento digitais, 38,1% das instituições que participaram do estudo ressaltaram o uso de carteiras digitais. Para 24,5%, houve avanços na adoção de pagamentos por aproximação.

Entre os países que lideram o uso de QR Code, o ritmo de adoção varia. A ferramenta é mais utilizada na Bolívia (86%). Na sequência, aparecem Paraguai (79%) e Argentina (68%). Já México, Chile e Uruguai dão prioridade para pagamentos instantâneos por meio de bancos digitais. 

Pagamentos digitais são motor da inclusão financeira

Os pagamentos digitais se tornaram o ponto de encontro entre inclusão financeira, inovação e experiência do cliente, ressaltou Jorge Iglesias, CEO da Topaz na apresentação da pesquisa. Para a maioria dos participantes do levantamento, não restam dúvidas sobre o potencial dos pagamentos digitais na expansão do sistema financeiro, à medida que estendem serviços bancários a camadas populacionais tradicionalmente excluídas.

Mas essa inclusão exige uma jornada. A pesquisa também aponta que a digitalização dos meios de pagamento não representa inclusão plena na América Latina, ainda. Entre os segmentos mais impactados pela exclusão digital, estão: idosos (62,7%), desbancarizados (40,8%) e populações que vivem em áreas rurais com baixa conectividade (35%). 

Também são desafios para a inclusão financeira o analfabetismo digital e baixa interoperabilidade entre os sistemas, questões que são realidade no Equador, Colômbia e Venezuela. Já na Argentina e no Peru, pequenos negócios esbarram na dificuldade do acesso aos serviços digitais. Nesses dois países, mais da metade dos empreendedores enfrenta barreiras para adotar meios de pagamentos digitais. 

Por outro lado, 60% das instituições participantes do estudo reconhecem a relevância dos pagamentos digitais na expansão da inclusão financeira. Mesmo em posição de liderança em algumas frentes tecnológicas, o Brasil ainda precisa avançar no impacto social da digitalização. Entre os executivos brasileiros que participaram da pesquisa, 36% ratificam a eficácia dos pagamentos digitais para a inclusão social.

Sumário

Destaques

Potencialize seu negócio com as soluções da Celcoin

Aumente agora seu potencial de negócio com nossa infraestrutura exclusiva para você.

Celcoin Instituição de Pagamento S.A - 13.935.893/0001-09
Al. Xingu, 350 – Conj 1604 – Alphaville Industrial Barueri – SP – 06455-030