Entrar
Qual o seu painel na Celcoin?
Cada painel tem sua credencial distinta.
Gerencie suas finanças com eficiência e praticidade.
Qual o seu painel na Celcoin?
Cada painel tem sua credencial distinta.
Não tem acesso?
Contratar
Potencialize seu negócio com as soluções da Celcoin

Interconexão de tecnologias e equipes favorece experiência do cliente

O desenvolvimento da próxima geração dos serviços financeiros será impulsionado por quatro pilares da tecnologia. Esse time é formado por Inteligência Artificial para o Ciclo de Desenvolvimento de Software (SDLC), Agentes de IA, Computação Quântica e Identidade Digital & Biometria

Além de aumentar a eficiência operacional e a produtividade, essas tecnologias estão moldando uma nova faceta da automação dos serviços financeiros e aprimorando os requisitos de segurança e combate a fraudes. Apesar de serem consideradas ferramentas potentes para a transformação operacional no sistema bancário, os resultados acima da média só aparecem quando elas atuam de forma integrada. 

Essas quatro tecnologias emergentes não devem ser tratadas como projetos isolados, o potencial está na quebra de silos: a combinação de tecnologias e fornecedores. É o que mostra o “Estudo de tecnologias emergentes para o setor bancário 2025”, realizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Accenture.

Para avaliar os impactos das tecnologias no dia a dia do segmento bancário, a Febraban se uniu à Accenture. O resultado dessa parceria foi o aprofundamento de temas relacionados à IA aplicada ao SDLC, Agentes de IA, Computação Quântica e ID Digital. O estudo foi conduzido em 2025 e dividido em diversas etapas, incluindo workshops, visitas a empresas e startups nos Estados Unidos, debates com especialistas brasileiros e internacionais e sessões de cocriação com o setor bancário brasileiro.

Quebra de silos 

Um dos achados do estudo aponta que os bancos podem atuar como facilitadores de soluções de infraestrutura, como blockchain. A importância de eliminar silos e orquestrar tecnologias torna-se crucial, favorecendo a cocriação no segmento de serviços financeiros e bancários. 

O estudo mostra ainda que os Agentes de IA têm sido aplicados no SDLC para acelerar entregas e supervisionar código gerado por LLMs. Quando trabalhada adequadamente, observando questões relacionadas à governança, a IA reforça a identidade digital por sua capacidade de detectar tipos de ataques em autenticação biométrica

A disseminação de processos em que agentes de IA executam ações em nome de pessoas vai exigir de bancos e fintechs a adoção de novos mecanismos. Esses procedimentos são considerados imprescindíveis para verificar a autenticidade e a autorização emitida por esses agentes.

No âmbito da computação quântica, a quantum machine learning está investigando o potencial dos algoritmos quânticos para acelerar e aprimorar tarefas de aprendizado de máquina. Uma das aplicações é a análise preditiva em grandes volumes de dados financeiros.

Governança da inovação

As evidências do estudo desenvolvido pela Febraban e Accenture apontam para a necessidade de olhar a tecnologia como um ecossistema interdependente. O valor das tecnologias emergentes só será capturado pelo setor bancário a partir do rompimento dos silos organizacionais

Os muros que separam as áreas de negócios, tecnológicas, compliance e experiência do cliente devem ser derrubados para estabelecer uma governança integrada em que a inovação resulta da complementaridade. Para que isso aconteça no dia a dia, será necessário redesenhar modelos operacionais. 

As mudanças também se estendem aos times, que devem ser capacitados para compreender como extrair valor das conexões entre tecnologias emergentes. As equipes precisam se reorganizar para trabalhar com métricas que possam avaliar o impacto coletivo das tecnologias. Os resultados isolados terão cada vez menos espaço.

Quebra de silos reflete a nova era global das finanças integradas

Experiências mais personalizadas, sem atritos e com mais transparência vão dar o tom das finanças integradas globalmente. A vantagem competitiva será resultado da rapidez, da inteligência e da responsabilidade na oferta de valor diferenciado e experiências de pagamentos mais fluidas. 

Entre fintechs, bancos e fornecedores de soluções para serviços financeiros, a transformação tecnológica deve ser orientada pelo compliance e pela governança para promover a inovação estratégica e focada nos desejos do cliente. Esse é o cenário apontado pelo estudo “Shaping the future of payments Trends and insights for 2026”, publicado pela Deloitte. 

Tendências em meios de pagamento mostram que infraestrutura legada está com os dias contados. As plataformas que suportam pagamentos em tempo real, com integração perfeita com novas ferramentas, como stablecoins, vão dominar o cenário financeiro. É preciso priorizar a interoperabilidade e a escalabilidade para tornar as operações sustentáveis.

A tecnologia centrada no cliente não é tendência, é sobrevivência. É necessário investir em soluções capazes de reduzir atritos, personalizar interações e resolver problemas do dia a dia para clientes, o que vale tanto para pessoa física quanto para pessoa jurídica. Nesse cenário, a IA surge como aliada. 

O estudo da Deloitte também alerta para a necessidade de subir a régua nos processos de monitoramento e verificação com a onda de disseminação da identidade baseada em IA. O gerenciamento de riscos precisa ser dinâmico e em tempo real, preservando a experiência do usuário, sem abrir mão da segurança.

Outro fator vital para a eficiência dos sistemas de meios de pagamento é a inteligência regulatória, aponta o estudo da Deloitte. Na prática, isso significa capacitar equipes para que possam monitorar, interpretar e responder com agilidade às transformações regulatórias. O compliance é inegociável, torna-se sinônimo de vantagem competitiva. 

A quebra das barreiras entre equipes de desenvolvimento de produto, tecnologia, segurança e compliance também aparece entre as tendências apresentadas pela Deloitte. Derrubar silos é o caminho mais rápido para a inovação e o alinhamento entre objetivos de negócios e requisitos regulatórios.

Sumário

Destaques

Potencialize seu negócio com as soluções da Celcoin

Aumente agora seu potencial de negócio com nossa infraestrutura exclusiva para você.

Celcoin Instituição de Pagamento S.A - 13.935.893/0001-09
Al. Xingu, 350 – Conj 1604 – Alphaville Industrial Barueri – SP – 06455-030