Marcelo França, CEO e fundador da Celcoin, marcou presença no palco do Web Summit Rio 2025, no fim do mês passado, e falou sobre o poder transformacional do Embedded Finance, juntamente com Leonardo Linares, vice-presidente de Data & Services da Mastercard.
Marcelo comentou sobre pontos importantes dessa “revolução silenciosa” que vem acontecendo no universo dos serviços financeiros, incluindo como as empresas estão se beneficiando da aplicação do Embedded Finance, a democratização e desconcentração do setor financeiro, o avanço dos FIDCs, a agenda de inovação do Banco Central, entre outros.
“Tenho visto uma explosão de serviços financeiros invisíveis ou embarcados. Qualquer empresa tem a capacidade de explorar o relacionamento financeiro com seus consumidores, fornecedores, lojistas ou colaboradores, tendo bons parceiros e se aproveitando do ambiente regulatório proporcionado pelo Banco Central para estimular a competição”, destaca.
Para o CEO da Celcoin, por meio do Embedded Finance, qualquer empresa pode oferecer serviços financeiros sem se tornar um banco. “Antigamente uma empresa não financeira precisava abrir uma financeira para oferecer serviços dessa natureza. Hoje, ela consegue colocar um projeto no ar em até 60 dias usando a infraestrutura de fornecedores”.