Para se adaptar à nova realidade de clientes mais conectados, exigentes e em busca de experiências integradas, os supermercados deixaram de ser apenas locais de compras e estão, cada dia mais, se tornando hubs de conveniência, caminhando para uma nova realidade: oferecer plataformas financeiras completas, com um ecossistema operacional próprio.
A Celcoin realizou uma pesquisa exclusiva, chamada “A Transformação dos Supermercados em Plataformas Financeiras”, para investigar esse mercado e identificar as principais tendências desse setor.
Adoção de serviços financeiros por supermercados
Na pesquisa, a Celcoin analisou o comportamento dos consumidores brasileiros diante da oferta de serviços financeiros pelos supermercados e revelou mudanças significativas nos hábitos de consumo, com impacto inclusive na frequência de compra e preferência por determinados estabelecimentos.
Dados da pesquisa, baseados em entrevistas com clientes finais, apontam que:
✔ A oferta de serviços financeiros impacta diretamente na escolha do supermercado.
✔ Aplicativos próprios que oferecem pagamentos digitais já fazem parte do dia a dia de muitos clientes.
✔ Quando os serviços vêm acompanhados de benefícios exclusivos, como cashback ou descontos, o interesse dos clientes cresce ainda mais.
✔ A faixa de renda influencia diretamente na atratividade por cartões próprios com limite de crédito.
Expectativas dos clientes de supermercados
O consumidor moderno valoriza praticidade e benefícios claros. Por isso, supermercados que oferecem soluções financeiras ajustadas à realidade de seus públicos saem na frente. Entre os serviços que se destacaram na pesquisa, estão:
✔ Aplicativos com funcionalidades financeiras
✔ Descontos exclusivos
✔ Cashback em compras
Tudo isso promove não apenas a melhoria da experiência de compra, como também aumenta a fidelidade dos clientes e impulsiona o ticket médio.
O impacto real das soluções financeiras nos supermercados
A pesquisa também explorou a jornada dos clientes antes e depois da introdução desses benefícios. Os dados apontam que, ao incluir serviços financeiros em sua estratégia, os supermercados conseguem:
✔ Aumentar a frequência de visitas às lojas
✔ Melhorar a experiência de compra
✔ Ampliar o engajamento dos clientes com a marca
✔ Gerar recomendações espontâneas a outros clientes
Infraestrutura Celcoin de tecnologia financeira para o varejo
Contar com uma infraestrutura tecnológica robusta, segura e escalável é primordial para os supermercados acompanharem essa evolução no comportamento dos clientes.
Por meio da integração direta de serviços financeiros às plataformas digitais de milhares de empresas, a Celcoin transforma varejistas, e-commerces e marketplaces em hubs financeiros completos, com toda a tecnologia, compliance e escalabilidade que o setor exige.
Entre as soluções da Celcoin ideais para supermercados, podemos destacar:
✔ Integração de meios de pagamentos diversos, incluindo Pix por QR Code, pagamento por aproximação e cartões de crédito.
✔ Cartão fidelidade com tecnologia white label, para que sua marca esteja presente e integrada a toda a experiência de compra do cliente.
✔ JSR (Jornada Sem Redirecionamento), que permite que pagamentos sejam realizados sem redirecionamentos a aplicativos externos de bancos: a operação tem início e fim no próprio aplicativo do varejista.
✔ Carteiras digitais, eliminando a necessidade de cartões físicos.
✔ Infraestrutura pioneira de Open Finance, para um compartilhamento seguro e inteligente de dados dos clientes e do mercado.
✔ Gateway de pagamento robusto e moderno, garantindo que as operações de pagamentos aconteçam sempre de forma rápida, segura e integrada.
Pronto para atender às novas necessidades dos clientes em supermercados? Clique aqui e baixe gratuitamente o e-book completo da Celcoin: “A Transformação dos Supermercados em Plataformas Financeiras”.





