Entrar
Qual o seu painel na Celcoin?
Cada painel tem sua credencial distinta.
Gerencie suas finanças com eficiência e praticidade.
Qual o seu painel na Celcoin?
Cada painel tem sua credencial distinta.
Não tem acesso?
Contratar
Potencialize seu negócio com as soluções da Celcoin

Modalidade do pagamento instantâneo que prevê parcelamento faz mais sucesso entre jovens com até 24 anos

Os níveis de aprovação do Pix seguem inabaláveis entre a população brasileira. A transferência de pagamentos realizada por Pix tem aprovação acima de 95%. A percepção positiva sobre o meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central do Brasil é ainda maior entre a faixa da população entre 18 e 44 anos (97%).

Esses resultados fazem parte da Pesquisa Radar Febraban, realizada trimestralmente pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE). A análise aponta como a sociedade enxerga diversas perspectivas da vida pessoal, familiar e evolução econômica do país. 

Na edição da pesquisa referente a setembro de 2025, o capítulo totalmente dedicado ao Pix mostra que a modalidade de pagamento instantânea ganhou definitivamente a preferência da população em todas as regiões do país. A simpatia é ainda maior entre pessoas com nível superior (98%) e renda familiar acima de dois salários mínimos (98%).

Com relação à distribuição geográfica, a aprovação segue acima de 93% em todas regiões: Norte (93%); Nordeste (95%); Sudeste (96%); Centro Oeste (96%) e Sul (93%). No que se refere a gênero, o índice de aprovação é igual entre homens (95%) e mulheres (95%)

Mais segurança com bancos para as operações via Pix

A pesquisa traz também uma análise sobre o ambiente que transmite mais confiança ao usuário para efetuar uma operação com Pix. Os resultados indicam que os bancos vêm ganhando mais espaço na preferência dos usuários. Entre a edição da pesquisa apresentada em julho de 2024 e a mais recente, o índice que denota a preferência por bancos subiu de 32% para 39%.

Para mais de 35% dos entrevistados, em quase todas as regiões e camadas da população, fazer uma transação por Pix em bancos representa mais segurança. Na faixa entre 18 e 24 anos, o índice é levemente menor (34%). Os mesmos 34% foram observados entre a população do Centro-Oeste.

Entre os participantes que não conseguem avaliar em que ambiente se sentem mais seguros para efetuar um Pix, houve uma queda de três pontos percentuais em um ano. O contingente que não soube avaliar passou de 9% em julho de 2024, para 6%, em setembro de 2025.

Parcelamento no Pix sim, mas sem juros

O Pix Parcelado não tem passado despercebido pela população brasileira. De acordo com dados apurados pela Pesquisa Radar Febraban, 8 em cada 10 brasileiros afirmam ter ouvido falar sobre a modalidade. O nível de conhecimento é menor na camada da população acima de 60 anos (64%).

Os entrevistados afirmaram ter conhecimento sobre as soluções privadas de oferta de crédito ou diferimento de pagamento vinculadas à realização de um Pix. O Banco Central já comunicou que pretende divulgar regulação específica para o Pix Parcelado na última semana de outubro. 

A partir da divulgação das regras sobre o funcionamento do Pix Parcelado, o Banco Central estabelecerá parâmetros para aprimorar a experiência dos usuários. Não haverá impedimentos para as soluções privadas já ofertadas, porém elas não podem contrariar as diretrizes da nova regulação.

Entre as 2.000 pessoas ouvidas na pesquisa, com mais de 18 anos, no período de 21 e 26 de setembro, 68% aprovam o Pix parcelado. A opção de parcelamento não interfere na confiança depositada pela sociedade no Pix. 

Os índices de aprovação da modalidade com parcelamento são ainda mais expressivos entre os mais jovens, de 18 a 24 anos (78%). Dinâmica semelhante ocorre na camada da população com renda acima de cinco salários mínimos (77%).

Por outro lado, mesmo diante da aprovação da maioria, apenas 33% dos entrevistados afirmaram que usariam a ferramenta com cobrança de juros. Mais da metade (51%) não demonstrou interesse em fazer parcelamentos no Pix se tiver que adicionar custos referentes a juros.

Acompanhe a nossa cel_news para ficar por dentro das tendências de pagamentos, crédito e banking. E conte com a tecnologia financeira da Celcoin para aproveitar todas as oportunidades que o mercado oferece!

Sumário

Destaques

Potencialize seu negócio com as soluções da Celcoin

Aumente agora seu potencial de negócio com nossa infraestrutura exclusiva para você.

Celcoin Instituição de Pagamento S.A - 13.935.893/0001-09
Al. Xingu, 350 – Conj 1604 – Alphaville Industrial Barueri – SP – 06455-030