Entrar
Qual o seu painel na Celcoin?
Cada painel tem sua credencial distinta.
Gerencie suas finanças com eficiência e praticidade.
Qual o seu painel na Celcoin?
Cada painel tem sua credencial distinta.
Não tem acesso?
Contratar
Potencialize seu negócio com as soluções da Celcoin

A experiência do cliente é o centro da transformação trazida pelo Open Finance, e o nível dessa jornada, sobretudo em termos de segurança, vai calibrar a fidelização às instituições financeiras, aponta o Banco Central do Brasil.

Na abertura do painel “Open Banking traz oportunidades de monetização para bancos e põe o cliente no comando”, apresentado no terceiro dia do Ciab 2021, João André Pereira, chefe de Departamento no Banco Central, destacou a importância da experiência do cliente no ambiente de Open Finance e as oportunidades que as instituições financeiras terão ao apresentarem produtos diferenciados e personalizados.

“O Open Banking é a digitalização plena. Quando organizamos essa mobilidade de forma segura, consegue-se chegar ao patamar de digitalização plena. Temos um desafio grande na implementação, que abre oportunidades para o cliente. O centro da transformação está na experiência do cliente e na percepção de valor dos produtos. As instituições financeiras que conseguirem trazer uma experiência diferenciada para o cliente vão conseguir fidelizá-lo”

afirmou Pereira.

Carolina Fera, diretora do Bradesco Experience, responsável pela experiência do cliente e transformação digital, destacou a importância do Open Finance para o desenvolvimento de soluções personalizadas. O Open Finance, segundo ela, permite estreitar o relacionamento com o cliente e entender o momento de vida dele.

“É uma oportunidade muito grande quando se pensa em soluções personalizadas, além de abrir possibilidades para uma gestão financeira mais sustentável. Por outro lado, o grau de segurança tem que ser muito alto também. O cliente passa a ter poderes e mais responsabilidades. A agenda de comunicação entre as instituições financeiras e seus clientes tem que ser muito forte e, sobretudo, transparente”

disse Carolina Fera.

Para a diretora do Bradesco Experience, não basta fazer de forma segura, o cliente precisa ter a sensação de segurança. Carolina Fera ressaltou que é imprescindível informar a todo momento o que está sendo feito com o dado do cliente, para que ele tenha a sensação de segurança.

Marcos Alexandre Pina Cavagnoli, diretor de Cash Management e orquestrador das iniciativas de Open Banking do Itaú Unibanco, também chamou atenção para o valor dos dados no ambiente Open Finance. Para Cavagnoli, a leitura adequada da massa de dados será um instrumento fundamental para entender o cliente em 360 graus.

“O Open Finance vai mudar a forma como se constrói o produto financeiro. Vamos construir junto com o cliente e entregar um nível de valor que as pessoas não estão acostumadas, teremos insights sobre a informação agregada. Nesse ambiente, a segurança é pedra basal para o cliente se sentir seguro. A segurança precisa estar presente todo o tempo, ser muito reforçada em um ambiente em que o compartilhamento de dados será mais intenso”

disse Cavagnoli.

Além do reforço na segurança, o diretor de Cash Management e orquestrador das iniciativas de Open Banking do Itaú Unibanco fez uma provocação sobre a evolução do conceito de privacidade e a premência de promover a educação sobre o compartilhamento de dados. Isso impõe às instituições financeiras o desafio de tornar claro para cada cliente como acontece a evolução sobre a privacidade.

“O mundo vai evoluir em um conceito diferente de privacidade. O Open Finance é o primeiro grande capítulo dessa evolução. Um desafio importante está em ajudar cada tipo de cliente a entender essa evolução, o que não é fácil, porque ela é muito rápida. A leitura de como evoluir com conforto talvez seja uma das tónicas mais relevantes para uma janela nos próximos 10 e 15 anos. Se fizermos nosso dever, teremos uma população extremamente mais bem informada sobre privacidade, não só compartilhamento de dados”

afirmou Cavagnoli.

Potencialize seu negócio com as soluções da Celcoin

Aumente agora seu potencial de negócio com nossa infraestrutura exclusiva para você.

Celcoin Instituição de Pagamento S.A - 13.935.893/0001-09
Al. Xingu, 350 – Conj 1604 – Alphaville Industrial Barueri – SP – 06455-030