Para a INIT, o volume transacionado consolida ITPs como infraestrutura estratégica do sistema financeiro
A iniciação de pagamento transacionou perto de R$ 4 bilhões no primeiro semestre de 2025, segundo divulgou a Associação dos Iniciadores de Transação de Pagamentos – ITPs (INIT), citando dados do Banco Central. A INIT destaca que o volume transacionado em 2025 superou o volume total registrado em 2024 e se aproxima da marca de R$ 1 bilhão movimentado por mês.
A associação ressalta que o salto no volume financeiro e na quantidade de transações, de quase 4 milhões apenas em junho, evidencia o amadurecimento da modalidade e “consolida os ITPs como uma das engrenagens mais relevantes da nova arquitetura financeira do País”.
Em nota à imprensa, Gustavo Lino, diretor-executivo da INIT, afirma que o momento representa uma virada de chave para o setor. “De promissores, os iniciadores passaram a ser peça invisível, mas indispensável para a fluidez dos pagamentos digitais. São eles que permitem que o Pix se integre diretamente a contextos de consumo, reduzindo barreiras e oferecendo experiências mais rápidas e seguras para pessoas e empresas”, diz.
Regulado em 2020 por meio da Resolução BCB nº 24, posteriormente revogada e substituída pela BCB nº 80, o ITP apareceu como uma nova modalidade de instituição de pagamento introduzida no Sistema de Pagamentos Brasileiro, que se somou aos demais prestadores de serviço de pagamento sob licença e supervisão do regulador.
Atualmente, cerca de 50 instituições estão habilitadas a atuar como ITPs. A modalidade vem facilitando o acesso a serviços financeiros disponíveis ao consumidor, pois desempenham um papel essencial nos meios de pagamentos via Pix. O serviço de iniciação de pagamento ocorre quando a instituição que presta esse serviço é diferente da que detém a conta do usuário pagador.
Sem participar do fluxo financeiro, o ITP emite uma ordem de pagamento a pedido do usuário ao seu banco ou instituição de pagamento para realizar um pagamento ou uma transferência, livrando o cliente de burocracias.
Novas modalidades de iniciação de pagamento
A chegada da Jornada Sem Redirecionamento (JSR) e do Pix por Biometria, além do Pix Automático e o futuro Pix Parcelado, ampliam as possibilidades de uso do sistema.
A INIT destaca que, em comum, todas essas inovações têm como base a iniciação de pagamento, tecnologia que opera nos bastidores, mas que tem impacto direto na experiência do usuário, ao tornar as transações mais simples, rápidas e seguras.
Solução ITP da Celcoin
O Iniciador de Transação de Pagamento (ITP) da Celcoin oferece uma jornada simplificada, incluindo Pix por aproximação, Pix Open Finance e wallets digitais, com busca de dados financeiros de pessoas físicas e jurídicas de forma integrada.
Mais uma solução cel_payments, com toda a infraestrutura de tecnologia financeira de quem é pioneira em Open Finance.