Com o crescimento da digitalização e da busca dos clientes pela praticidade e conveniência, o mercado está se movimentando para uma transformação profunda. O que antes dependia de senhas, cartões e autenticações em múltiplas etapas começa a ser substituído por algo ainda mais simples e natural: o próprio rosto ou a impressão digital do cliente.
Os pagamentos por reconhecimento facial e biometria estão ganhando espaço em lojas, aplicativos e ecossistemas financeiros de todo o mundo e deixando de ser uma aposta distante.
Essa tendência combina dois movimentos que vêm moldando o setor financeiro global: a busca por experiências mais fluidas e convenientes e a adoção de tecnologias de autenticação mais seguras e personalizadas.
A tecnologia por trás do pagamento por biometria
O pagamento biométrico funciona como uma autenticação instantânea. O rosto ou a impressão digital de uma pessoa é usado para confirmar sua identidade e autorizar uma transação, dispensando senhas ou cartões físicos. Por trás dessa simplicidade, há uma infraestrutura sofisticada que envolve:
- Registro biométrico seguro e tokenização dos dados;
- Verificação de “liveness”, para garantir que o rosto capturado é real e não uma imagem;
- Integração com sistemas de pagamento tradicionais ou digitais, permitindo que o processo seja rápido e invisível para o usuário.
Com o avanço da inteligência artificial e o amadurecimento das tecnologias de detecção facial, a acurácia e a segurança desses sistemas aumentaram significativamente, tornando o modelo mais confiável para uso em larga escala.
Pagamento por reconhecimento facial em prática
Empresas do mundo todo, e dos mais diversos setores, já perceberam o comportamento de compra do consumidor que busca cada vez mais praticidade. Se nos últimos anos o smartphone foi a grande revolução no ecossistema de pagamentos, a tendência é que, daqui pra frente, nem o próprio celular seja primordial para a realização de pagamentos.
Uma solução muito mais prática e segura é o escaneamento – seja da face, retina, palma da mão ou digital – que permite que os consumidores realizem seus pagamentos, mesmo sem dinheiro em espécie, cartões ou até mesmo o próprio smartphone.
C&A
Percebendo isso, a C&A, uma das principais varejistas brasileiras do mercado da moda, disponibilizou a tecnologia para os clientes que possuem os cartões digitais C&A Pay, seu braço de pagamentos. Ou seja, quem possui um cartão da bandeira pode fazer pagamentos com o reconhecimento facial em qualquer loja da rede. Segundo a empresa, todos os clientes C&A Pay utilizaram a funcionalidade em 2024.
Mastercard
Mastercard Payment Passkey é uma camada extra de segurança para compras online, desenvolvida pela empresa, que autentica a identidade do portador do cartão Mastercard por meio de biometria. Uma tecnologia segura para usuários e empresas, já que não abre margem para utilização de senhas por terceiros e sim de dados biométricos exclusivos de cada pessoa e, facilitando o checkout, agiliza e impulsiona as vendas com maiores taxas de aprovação e menos abandono de carrinhos.
Esses exemplos indicam que a biometria está deixando de ser uma simples inovação e se consolidando como parte do dia a dia financeiro, especialmente em ambientes de alto fluxo, como varejo, transporte e eventos.
O que impulsiona a inovação do pagamento por biometria?
Alguns fatores explicam por que a biometria está ocupando cada vez mais um espaço tão relevante e transformador dentro do futuro das formas de pagamentos:
- Rapidez e conveniência no checkout, eliminando fricções na experiência de compra;
- Segurança aprimorada, já que dados biométricos são únicos e menos suscetíveis a fraudes;
- Transformação digital do varejo, que busca soluções integradas entre experiência física e digital;
- Evolução regulatória, com marcos como a LGPD no Brasil e o fortalecimento das infraestruturas de consentimento e autenticação.
Tudo isso aponta para um cenário em que os pagamentos se tornam cada vez mais invisíveis, contextuais e centrados na identidade do usuário, reforçando a segurança e efetividade dos pagamentos para usuários e empresas.
cel_payments: a vertical de pagamentos da Celcoin
Acompanhando essa e todas as tendências e projeções do mercado de pagamentos, a Celcoin oferece infraestrutura completa e escalável para que empresas possam criar experiências de pagamento modernas, práticas, seguras e em conformidade regulatória, incluindo, é claro, soluções que integram pagamentos instantâneos, carteiras digitais, adquirência e modelos white label.
Enquanto o mercado se prepara para o futuro dos pagamentos, mais biométrico, mais digital e mais conectado, a Celcoin se posiciona como parceira estratégica para empresas que desejam estar à frente dessa transformação, com tecnologia robusta, compliance e expertise regulatória.
Clique aqui para saber mais sobre as possibilidades do cel_payments: a solução completa da Celcoin para pagamentos, cobranças e transferências.





