Entrar
Qual o seu painel na Celcoin?
Cada painel tem sua credencial distinta.
Gerencie suas finanças com eficiência e praticidade.
Qual o seu painel na Celcoin?
Cada painel tem sua credencial distinta.
Não tem acesso?
Contratar
Potencialize seu negócio com as soluções da Celcoin

A Inteligência Artificial (IA) vive apenas um momento de grandes holofotes e deve perder a força em breve? Durante o segundo dia do VTEX DAY 2025, o maior evento de digital commerce do mundo, essa questão foi respondida com um sonoro “não” em unanimidade. Milton Maluhy Filho, presidente do Banco Itaú, disse até mesmo que a tecnologia pode ser considerada pelo varejo como uma onda transformadora, cujo nível se equipara – ou até mesmo supera – adventos como a Revolução Industrial.

E os números comprovam isso. Até 2026, 76% das empresas varejistas no mundo pretendem adotar soluções de IA para seus negócios, conforme dados de pesquisa feita pelo Gartner, seja para otimizar decisões, minimizar riscos, aumentar sua eficiência operacional ou gerar valor para o cliente. Outro levantamento da Salesforce enfatiza que, no Brasil, 73% dos lojistas planejam aumentar seus investimentos nessa tecnologia ao longo de 2025.

Ao longo das discussões promovidas sobre o tema em vários painéis do VTEX DAY 2025, chegou-se à conclusão de que a IA não está somente moldando o futuro do setor, mas promovendo avanços importantes também no presente. Fábio Coelho, presidente do Google, ressalta que muita gente ainda tem receio da IA, mas a adoção rápida da tecnologia, que começou a ganhar forma há cerca de dois anos, se tornou uma realidade. “Pela primeira vez estamos vendo consumidores e as pequenas e médias empresas saindo na frente das grandes, usando a IA em escala, seja em marketing, customer service, entre tantas outras aplicações”.

Coelho destacou o quanto a mudança proporcionada pela IA é rápida, e que não há tempo para ficar com medo do que ela pode proporcionar aos negócios. “É preciso pular de cabeça, pois a IA está promovendo uma verdadeira revolução em vários campos, incluindo no acesso, gerando abundância para o país. As empresas estão entendendo o potencial dessa tecnologia de fazer mais com menos, e criar mais oportunidades tanto para as empresas quanto para as pessoas. O Brasil, assim como alguns países emergentes, estão na dianteira no desenvolvimento das aplicações que a IA pode oferecer”.

IA não muda o mundo: a mudança vem de quem usa essa tecnologia

Durante sua apresentação, que trouxe um panorama geral da IA aplicada ao comércio, Geraldo Thomaz, fundador e co-CEO da VTEX, destacou que, ao contrário do que grande parte das pessoas dizem, o poder transformacional da IA depende das pessoas. “Todo mundo usa a IA o dia todo – seja na portaria com identificação via reconhecimento facial do prédio, na autenticação de uma operação no aplicativo no banco – pelo menos 50 vezes por dia, e não percebe. Ela está revolucionando a forma como dirigimos um carro, na produção de materiais físicos e até mesmo na medicina. Ela não é o futuro, ela já é o presente”.

Thomaz cita o exemplo da evolução da IA Generativa nos últimos tempos. “Em um atendimento digital, muita gente hoje não consegue identificar se está falando com um humano ou uma máquina, o que mostra um avanço radical. Grandes especialistas no tema apostaram no crescimento da IA e falharam em suas projeções, sendo surpreendidos com algo muito além”.

O papel dos agentes de IA será cada vez mais relevante para operar em um negócio, seja “fazendo trabalho pesado, gerando insights relevantes e criando conteúdos e códigos cada vez mais avançados”, conforme aponta Thomaz.

O co-CEO da VTEX vislumbra que, em 2035, essa tecnologia será capaz de fazer coisas que até então são inimagináveis serem executadas por uma máquina, como conduzir uma pesquisa científica, operar empresas autônomas, oferecer decisões em nível de especialista, construir mundos virtuais imersivos, além de simular mentes humanas.

IA na gestão de dados

A IA foi responsável por promover uma grande transformação na cultura de negócios do Banco Itaú. “Ela ajudou a mudar seu perfil, passando de um banco transacional para uma instituição de contexto, que age como um consultor, que entende a necessidade de seus clientes e com foco cada vez maior na hiperpersonalização, tornando-os cada vez mais únicos. Hoje somos obcecados pela gestão de dados e queremos liderar essa transformação não pelo hype, mas sim pelo que ela pode entregar”, diz Maluhy.

Milton comentou sobre algumas conquistas do banco no caminho da IA e destacou o lançamento de um “wealth specialist” com modelo de IA, que fornece aconselhamentos sobre gestão de patrimônio em maior escala. “Nós precisamos enfrentar o novo e abraçá-lo com velocidade, tendo sempre o cliente no centro das decisões”.

Transformações promovidas pelo varejo chinês no Brasil

No meio dos painéis empolgantes sobre o universo da IA, Fábio Neto, sócio da StartSe, mostrou como as inovações disruptivas no varejo chinês estão refletindo em grandes mudanças no mercado global, e destacou como o Brasil se tornou um verdadeiro “laboratório” global da Ásia nesse universo. Vale destacar que, desde 2019, a China é considerada a maior parceira comercial do Brasil e atualmente responde por 30% da base exportadora do país.

“O país é o único que tem a presença dos seis maiores e-commerces chineses disputando o mesmo mercado e causando grandes mudanças no varejo local. O grande trunfo do modelo chinês do e-commerce não é vender produtos, mas sim oferecer uma experiência imediata e encantadora”, ressalta Neto. 

O sócio da StartSe elenca alguns aprendizados importantes que o varejo chinês está promovendo no mercado brasileiro, como o fato do e-commerce não envolver mais somente transação, mas sim entretenimento. Não é à toa que a China é o berço do live commerce, modalidade que une venda ao vivo e diversão, e que deve atingir um tamanho de mercado na ordem de US$ 1 trilhão até o próximo ano.

No Brasil, essa modalidade também já vem mostrando sinais de sucesso entre os consumidores, cujo mercado fica somente atrás da China. Segundo projeções da Grand View Research, o país deve movimentar US$ 488,2 milhões até 2030, com um crescimento médio anual de 21,9% a partir deste ano.

Celcoin no VTEX DAY 2025

O setor não financeiro, incluindo o varejo, já descobriu que as soluções da Celcoin vão além da venda – envolvem experiência e a oferta de crédito, liquidez, recorrência e eficiência em cada etapa da jornada de compra

Com estande repleto de clientes e boas conversas, a Celcoin encerrou o segundo e último dia de VTEX DAY 2025 com a sensação de missão cumprida e pronta para oferecer a melhor infraestrutura tecnológica de serviços financeiros para o varejo físico e e-commerce.

Fale com um de nossos especialistas e conheça um pouco mais sobre alternativas da Celcoin para o varejo, como BNPL, Compra com 1 Clique, Pix de Alta Performance, Antecipação de Recebíveis.

Sumário

Destaques

Potencialize seu negócio com as soluções da Celcoin

Aumente agora seu potencial de negócio com nossa infraestrutura exclusiva para você.

Celcoin Instituição de Pagamento S.A - 13.935.893/0001-09
Al. Xingu, 350 – Conj 1604 – Alphaville Industrial Barueri – SP – 06455-030