Entrar
Qual o seu painel na Celcoin?
Cada painel tem sua credencial distinta.
Gerencie suas finanças com eficiência e praticidade.
Qual o seu painel na Celcoin?
Cada painel tem sua credencial distinta.
Não tem acesso?
Contratar
Potencialize seu negócio com as soluções da Celcoin

Com um esforço constante e bem-sucedido do Banco Central rumo à modernização do setor financeiro, o crédito vem se conectando a diversas tecnologias para melhorar a concessão de recursos, levando a uma democratização do acesso ao financiamento e a novas oportunidades para empresas financeiras e não financeiras.

Entre os temas prioritários do BC com foco no crédito para este ano, estão novos serviços ligados ao Open Finance, uso do Pix como garantia de empréstimos, avanços na implementação das duplicatas escriturais e novas fontes de funding para o financiamento imobiliário.

Portabilidade de crédito

Em uma live realizada na segunda quinzena de abril, Rogério Lucca, secretário-executivo do Banco Central, afirmou que uma das prioridades da agenda relacionada ao Open Finance será a portabilidade de crédito. De acordo com um dos últimos levantamentos do BC, os pedidos de mudança somaram 9,3 milhões em 2023, alta de 81,7% ante o ano anterior.

Com o programa Crédito do Trabalhador, lançado recentemente pelo governo para estimular o crédito consignado privado, a expectativa é de que esse volume fique ainda maior. Segundo informações do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o governo vai adiantar a portabilidade entre bancos, que até então só seria liberada após 6 de junho e foi antecipada para o início de maio.

A portabilidade possibilita que o trabalhador transfira seu empréstimo feito na categoria de  CDC (Crédito Direto ao Consumidor) ou consignado para outra instituição financeira que ofereça taxas de juros mais atrativas, migrando-o para o Crédito do Trabalhador. Vale destacar que as 70 instituições financeiras habilitadas no programa já estão autorizadas a oferecer a troca diretamente em seus canais de atendimento eletrônico. A União espera transferir uma parte significativa dos R$ 120 bilhões previstos em empréstimos consignados privados e CDCs para o novo programa.

Aprimorar a jornada de crédito das empresas também segue na agenda estratégica do Banco Central. A intenção, de acordo com Lucca, é melhorar a capacidade e o risco. “Quando a empresa vai ao banco solicitar uma linha de crédito, precisa levar as informações sobre seu histórico e giro de negócio. Estamos discutindo formas de garantir esse acesso de forma padronizada, o que facilita tanto para quem empresta quanto para quem toma os recursos”.

Crédito imobiliário e duplicata escritural

O crédito imobiliário também é alvo de evoluções por parte do BC, principalmente no que diz respeito ao funding. “Com a evolução tecnológica e mais conhecimento sobre investimentos, as pessoas começaram a tirar seus recursos da poupança, que é uma fonte importante de financiamento imobiliário, e estão alocando em ativos de maior rentabilidade. Vamos estudar alternativas para melhorar tanto o processo de concessão desses recursos como novas opções de fonte de financiamento”, ressaltou o secretário.

Lucca também comentou sobre os possíveis avanços da agenda que envolve a duplicata escritural, versão eletrônica da duplicata tradicional: um título de crédito que representa uma venda a prazo de produtos ou serviços, e é amplamente utilizada pelo varejo. “Se eu consigo fazer com que o recebível seja digitalizado e percebido pelo sistema como um todo, isso aumenta a minha capacidade de utilizá-lo em diferentes instituições financeiras para conseguir fazer uma operação de crédito”. A inovação já foi regulamentada e está em fase de implementação.

A live completa está disponível no canal do Banco Central no YouTube

Continue acompanhando a cel_news para ficar por dentro do ecossistema da tecnologia financeira e das tendências do mercado de crédito.

Sumário

Destaques

Potencialize seu negócio com as soluções da Celcoin

Aumente agora seu potencial de negócio com nossa infraestrutura exclusiva para você.

Celcoin Instituição de Pagamento S.A - 13.935.893/0001-09
Al. Xingu, 350 – Conj 1604 – Alphaville Industrial Barueri – SP – 06455-030