Omnichannel, inovação constante, facilitação da jornada do cliente, IA, fortalecimento de parcerias. Esses foram alguns dos muitos temas em pauta entres os expositores, visitantes, palestrantes e painelistas deste primeiro dia de VTEX DAY 2025, considerado hoje o maior evento de digital commerce do mundo.
São diversos players do varejo reunidos, que atuam diretamente na transformação deste setor que, de acordo com dados do E-Commerce Brasil, deve movimentar cerca de R$ 16 bilhões em 2025, com uma relevância cada vez maior do digital commerce.
Transformação digital no varejo
A transformação digital do varejo foi o cerne das discussões do primeiro dia do evento, impulsionada pela pandemia, que colocou o mercado em um patamar elevado de inovação.
A mudança de rota posicionou ainda mais o cliente no centro do negócio. “Hoje as empresas varejistas precisam ajustar sua governança para os interesses do consumidor. Se você alimenta sua estrutura longe dessa premissa, pode estar criando uma armadilha”, disse Paulo Correa, CEO da C&A, durante o painel Reescrevendo o Varejo: o que mudou na estratégia das gigantes em busca de eficiência. “Crescimento é consequência. Quem decide esse caminho é o consumidor, enquanto o varejo controla a entrega de histórias interessantes”, ressalta.
Esse novo ambiente traz um desafio enorme para o varejo em unir forças entre o físico e online, algo que, na visão de grande parte dos especialistas, é a receita para manter o setor em crescimento. “Atualmente vivemos a era de conexão entre o varejo físico e online. A dinâmica de ambos se constroem, se somam e se tornam algo maior para o consumidor”, reforça Correa. “Muitos clientes pesquisam um determinado produto no e-commerce, mas preferem comprar na loja física, que muitas vezes proporciona um momento de lazer”.
Marcelo Pimentel, CEO do Pão de Açúcar, no mesmo painel, destacou que, a partir do momento que ajudou o cliente a entender que as lojas física e online fazem parte do mesmo ambiente, ele pôde impulsionar a performance daqueles consumidores que compram em canais diversos. “Nossos clientes multicanal compram hoje seis vezes mais do que aqueles que preferem só uma alternativa, além de serem nove vezes mais lucrativos”.
Personalização das ofertas
A personalização de produtos e serviços é um caminho sem volta, e está atingindo patamares cada vez mais elevados. O varejo tem investido tempo e recursos adaptando seus processos e produtos, para oferecer o que é importante para o consumidor naquele momento. Uma coisa está clara: quem sair na frente com a inovação terá um espaço diferenciado em um universo com uma concorrência cada vez mais acirrada. Quem surpreender o cliente primeiro leva a melhor.
“Nós brigamos todos os dias para ganhar agilidade em prol do consumidor. O digital tem um forte potencial de criar uma relação real entre a marca e o consumidor”, aposta Mariana Alonso, diretora de CRM, Fidelidade e Meios de Pagamento da empresa Vibra Energia, antiga BR Distribuidora.
Mariana utiliza um exemplo ao citar o relacionamento entre o frentista e o cliente. “O frentista vai ser sempre o principal canal de contato com o consumidor, por isso precisamos ajudá-lo com a disponibilização de uma ferramenta digital com dados que o ajude a tomar as melhores decisões. Queremos chegar em um momento no qual ele reconheça o cliente, por meio de acesso aos dados, e consiga oferecer o combustível aditivado que o usuário colocou em seu veículo no abastecimento anterior”.
O grande desafio para o varejo, na visão de Juliana Piccolotto, diretora de Omnicommerce da Obramax, é promover a personalização em escala. Para ajudar seus clientes, que são os profissionais da construção civil, a comprar melhor, a empresa fornece uma academia de cursos de capacitação, além de grupos para a troca de informações. “Usamos essas e outras estratégias para ajudá-los a ter uma jornada de compra melhor. A personalização não está somente na utilização da IA Generativa. Quem consegue fazer isso de forma autêntica e genuína sai na frente”.
Mudança cultural
Para grande parte dos especialistas que marcaram presença nas palestras do VTEX DAY 2025, uma coisa é fato: não existe a adoção de uma estratégia digital se não houver uma mudança na cultura da empresa. “Não adianta estimular a implementação de avanços tecnológicos se não houver um engajamento das pessoas, principalmente do alto escalão. A diretoria sabe que há riscos, mas ela precisa acreditar na ideia”, diz Annali Duarte, head de Global Payments Solution Latam do Bank of America (BofA).
A importância da experiência, não importa o ambiente
A exigência do consumidor por uma jornada de compra cada vez mais fluida independe do ambiente onde ele vai fazer suas aquisições, seja no e-commerce ou varejo físico. Para Camila Salek, considerada uma das maiores especialistas do Brasil no setor, o varejo mais do que nunca precisa reinterpretar esses espaços, entendendo quais tipos de experiências ele quer entregar para seus consumidores. “A loja física se tornou um espaço laboratorial de experiências muito importante, mesmo em um momento de avanço do e-commerce”, destacou durante o VTEX DAY 2025.
Em algumas lojas da rede de brinquedos Ri-Happy, por exemplo, é possível encontrar pontos de serviço e entretenimento, como a presença de brinquedotecas e até mesmo buffet infantil. “Nós temos o cliente que compra no site e tem seus produtos entregues com rapidez, mas também tem aquelas famílias que querem um momento de lazer com os filhos, para que eles possam gastar energia. E a loja física proporciona isso a eles, em uma jornada completa. Hoje podemos dizer que o direcionamento é muito menos sobre o canal de compras e mais sobre o cliente”.
Durante a palestra Experiência de compra sem barreiras: o poder do físico e digital juntos, Fernanda Livieri, head de Digital da Suvinil, contou que a interação entre as lojas físicas e o canal de e-commerce é significativa. “Na loja online nós temos um catálogo com mais de duas mil cores disponíveis para o cliente, com um software que possibilita a personalização da cor. Ele é uma ferramenta importante para ajudar na tomada de decisão de compra na loja física. Comprar tintas pela internet tem seus desafios”.
Celcoin no VTEX DAY 2025
A Celcoin marcou presença no primeiro dia do VTEX DAY 2025 com suas soluções para ajudar o varejo a integrar serviços financeiros em seu ecossistema. Por meio delas, transforma e-commerces e marketplaces em verdadeiros hubs financeiros, com toda a tecnologia, compliance e escalabilidade que o setor exige.
Gestão de ativos e cobrança com recuperação de crédito, Buy Now Pay Later (BNPL), Compra com 1 Clique, Antecipação de Fornecedores e Pix de Alta Performance foram alguns dos destaques da Celcoin nessa edição.
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