Entrar
Qual o seu painel na Celcoin?
Cada painel tem sua credencial distinta.
Gerencie suas finanças com eficiência e praticidade.
Qual o seu painel na Celcoin?
Cada painel tem sua credencial distinta.
Não tem acesso?
Contratar
Potencialize seu negócio com as soluções da Celcoin

Realizada pela AtlasIntel em outubro com 2.277 pessoas e encomendada por associações do setor, pesquisa aponta que 84,5% dos entrevistados acreditam que as fintechs promoveram inclusão financeira de forma efetiva 

Os brasileiros reconhecem o impacto positivo das fintechs. Pelo menos, é isso que aponta um estudo da AtlasIntel, realizado em outubro com 2.277 pessoas e encomendado por associações do setor, segundo o qual 84,5% dos entrevistados afirmam que as fintechs promovem inclusão financeira de forma efetiva e 52,8% dos entrevistados consideram que há pouca ou muito pouca competição no setor financeiro.

Para a maioria dos entrevistados, as fintechs ampliaram o crédito, criaram oportunidades de investimento e elevaram a qualidade dos serviços bancários no País. Questionados sobre a percepção de quais instituições financeiras cobram mais tarifas e juros abusivos, 63% dos entrevistados responderam que são os bancos tradicionais, contra 7,7% que apontaram bancos digitais e fintechs – 23,5% disseram que são ambos. 

Entre os diversos benefícios gerados pelas fintechs, para 77% a chegada e a popularização das fintechs e bancos digitais impactou a inclusão financeira de pessoas de baixa renda, mesmo percentual que citou aplicativos melhores e 74% citaram a concorrência entre os bancos. Além desses aspectos, 71% dos entrevistados citaram o acesso a oportunidades de investimentos; 70% a facilidade de acesso a crédito e 58% a eficiência e a qualidade dos serviços bancários. 

Andrei Roman, CEO da AtlasIntel, assinala que a pesquisa confirma a presença relevante das fintechs e bancos digitais no cotidiano dos brasileiros, oferecendo nuances sobre como as mudanças recentes no setor bancário e financeiro estão sendo percebidas e impactando os usuários desses serviços. De acordo com Roman, “há consenso na sociedade a respeito da já conhecida ausência de concorrência no setor, sendo possível identificar um nível de conhecimento relevante em relação aos debates regulatórios atualmente em curso”.

A pesquisa mostra ainda que 75% das pessoas ouviram falar sobre a possibilidade de aumento da cobrança sobre CSLL para fintechs. E 92% dos entrevistados acreditam que essa alta acabaria sendo repassada aos consumidores. Segundo o estudo, brasileiros tendem a concordar que é preciso uma diferenciação tributária para as fintechs

A maioria dos entrevistados pela AtlasIntel defende que regras de tributação diferentes das dos bancos tradicionais são importantes para estimular o crescimento do setor. A tributação efetivamente paga pelas fintechs já é significativamente maior que a dos bancos. Em média, a tributação efetiva sobre a renda das maiores fintechs em 2024 foi de 29,7%, enquanto a dos grandes bancos foi de 12,2%, conforme dados levantados pela Zetta.

Sumário

Destaques

Potencialize seu negócio com as soluções da Celcoin

Aumente agora seu potencial de negócio com nossa infraestrutura exclusiva para você.

Celcoin Instituição de Pagamento S.A - 13.935.893/0001-09
Al. Xingu, 350 – Conj 1604 – Alphaville Industrial Barueri – SP – 06455-030