3 dicas de como usar o Pix QR Code para receber de seus clientes

Compartilhar

|

pix qr code

O Pix QR Code é uma ferramenta prática e rápida para todos os tipos de negócio. Leia o artigo para entender como usar na sua empresa de forma correta.

Pix é uma espécie de transferência monetária instantânea realizada de forma eletrônica e virtual em real brasileiro. Ele é oferecido pelo Banco Central para pessoas físicas e jurídicas, funcionando 24 horas por dia nos setes dias da semana. Temos ele no formato Pix QR Code, chave e copia e cola.

Ele foi lançado em 2020 e pode ser utilizado através de bancos, instituições financeiras ou de pagamentos e também fintechs.

As chaves de transação do Pix podem ser cadastradas com número de telefone, CPF, CNPJ ou endereço de e-mail. Também é possível cadastrar uma chave alfanumérica aleatória. Os pagamentos podem ser feitos pela a chave, pelo Pix copia e cola ou através da leitura de um QR Code.

Essa forma de pagamento conquistou os brasileiros em pouco tempo, por sua praticidade, rapidez e variedade. E o Pix QR Code é uma das principais variações do sistema que tem sido adotado nas lojas virtuais.

Ele é o modelo ideal de pagamento por Pix para e-commerce, já que basta colocar o QR Code no site para a leitura do cliente. Contudo, há mais de uma forma de disponibilizá-lo na página de pagamento da loja.

Então, como usar esse Pix QR Code para empresas? Prossiga com a leitura e entenda mais sobre essa nova forma de pagamento!

O que é o Pix QR Code e como funciona?

O Pix QR Code se trata de uma forma do pagamento instantâneo que utiliza o QR Code como código de barras da compra. Para o cliente concluir o pagamento, basta realizar a leitura do código pelo leitor do aplicativo da instituição financeira dele.

Dessa forma, o pagamento é finalizado no aplicativo em poucos cliques. O QR Code está disponível em todas as instituições financeiras com Pix, mas é acessível apenas após o cadastro de, pelo menos, uma chave.

O Pix QR Code cai na hora?

Como dito anteriormente, o Banco Central fez o Pix com o intuito de que ele fosse um sistema de transferências e pagamentos instantâneos. Por este motivo, os valores caem na conta do beneficiário em até 10 segundos.

Isto só não acontece quando há um erro na transação. Nesses casos, normalmente o usuário é notificado e deve esperar até 01 hora para verificar se a transação será processada ou não. Nestes casos, é sempre bom checar seu extrato.

O erro pode acontecer por instabilidade no sistema do Pix ou da instituição financeira, má conexão da internet, chave Pix incorreta ou falhas no telefone.

O comprovante de pagamento também fica disponível rapidamente e pode ser enviado de forma simples.

O que é e como funciona o gerador de Pix QR Code online?

Para gerar é muito fácil, seja diretamente do aplicativo da sua instituição financeira ou por uma plataforma. É só seguir o passo a passo:

Como gerar o QR Code do Pix

  1. Entre no seu aplicativo de banco;
  2. Vá para a seção de Pix;
  3. Escolha a opção “Cobrar” ou “Receber”;
  4. Preencha os dados solicitados, como data de expiração e valor ou deixe como não especificado, se assim preferir;
  5. Finalize para gerar seu Pix;
  6. Depois, é só enviar para quem você deseja receber o pagamento.

Para utilizar o Pix PJ, sua empresa precisa ter uma conta ou carteira digital em uma instituição financeira homologada pelo Banco Central.

O Pix para empresas apresenta duas principais formas de uso: a chave Pix e o QR Code, que é o mais utilizado para pagamentos online no e-commerce.

Como usar o Pix QR Code para receber o pagamento instantâneo de seus clientes?

O gerador de QR Code Pix online pode ser usado de mais de uma forma, mas vamos nos ater às 3 principais. Como você pode usar o Pix QR Code no seu site?

1. Apenas colocando o QR Code

A principal forma de permitir o pagamento por Pix é integrando apenas o QR Code no seu site. Além disso, você pode imprimir o QR Code para colocá-lo numa plaquinha, em caso de loja física.

Nessa situação, você permite a leitura do QR Code pela câmera do smartphone do cliente. Ao ler o código, o celular direciona o cliente para o aplicativo da instituição financeira dele, de forma que conclua a transferência de valores.

Há duas formas de aplicar essa opção:

  • Estático: você apenas estabelece um valor fixo para o cliente ou então permite que ele digite o valor a ser transferido. É ideal para pessoas físicas, pequenos varejistas e prestadores de serviços. Isto porque ele é recomendado para transferências de menor valor;
  • Dinâmico: o QR Code Dinâmico é único e só pode ser utilizado uma vez, pois contém os dados e informações do pagador e do recebedor. É ideal para estabelecimentos que vendem em grande quantidade e que trabalham com valores monetários mais altos. Ou seja, é melhor para vendas mais formais de empresas grandes ou e-commerces. Além disso, ele pode ser gerado por meio de uma plataforma integrada a API Pix e pode ser colocado em boletos bancários.

Assim, já deve ter dado pra entender qual deles é a melhor opção para seu negócio, certo? Para não restar dúvidas, veja casos em que ele pode ser utilizado.

Como pode ser usado?

Uma loja de quadrinhos e mangás pode colocar uma plaquinha de QR Code Pix estático com valor a digitar. Dessa forma, o cliente escolhe um quadrinho, realiza a leitura e digita o valor do produto para transferir.

Já uma loja virtual de roupas pode usar o gerador de QR Code Pix online na página de checkout. Dessa forma, toda compra realizada produz um QR Code dinâmico diferente ao final.

2. Usando um gerador de Pix Copia e Cola

O gerador de Pix Copia e Cola é um tipo diferente de QR Code, pois utiliza o código escrito do QR. Essa é uma opção para clientes que não conseguem ou não querem escanear o QR Code.

Para utilizar o gerador de Pix Copia e Cola, basta entrar no aplicativo da instituição financeira e gerar um QR Code. Nessa mesma página, você pode copiar o código escrito para compartilhar com quem irá te pagar.

Como pode ser usado?

O Pix Copia e Cola é uma das principais opções para transações financeiras nas redes sociais ou aplicativos de mensagens instantâneas. Um vendedor autônomo pode gerar uma cobrança avulsa e copiar o código para o cliente.

3. Usando um boleto com Pix QR Code

boleto com Pix QR Code é uma das principais soluções para quem quer agilizar os pagamentos realizados por boleto bancário. Nessa opção, o Pix QR Code é inserido como um código de barras no boleto.

Dessa forma, ao realizar a leitura do boleto para o pagamento, a compensação financeira ocorre em segundos. A baixa e a identificação são feitas de maneira automática e há menor burocracia na sua emissão e no uso.

A principal opção para essa forma de pagamento é o Bolemix do cel_cash, que é mais rápido que o boleto bancário tradicional. Além disso, você pode automatizar as cobranças e pagar a emissão apenas dos boletos quitados.

Como pode ser usado?

Na assinatura de uma academia, o cliente escolhe pagar mensalmente por boleto bancário, por exemplo. Dessa forma, todo mês é enviado ao seu e-mail ou WhatsApp o boleto com Pix QR Code.

Pix QR Code: facilite seus pagamentos com o cel_cash

O pagamento por Pix é bastante simples, pois pode ser realizado por chave ou por QR Code. No último caso, ainda é possível oferecer mais de uma opção de pagamento, podendo ser por código de barras, código escrito ou boleto.

Porém, para integrar essa opção ao seu e-commerce, é necessário que tenha conta numa plataforma de pagamento com API. O cel_cash não só apresenta o Pix, como também possui a API necessária para a sua integração no site.

Dessa forma, você facilmente pode ter o Pix QR Code como opção de pagamento. Preencha o formulário abaixo para que os nossos especialistas mostrem como isso é possível!

Aproveite para saber como fazer o controle de pagamento dos clientes também!

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time