3 principais segmentos que lucram com o pagamento recorrente

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Conheça os segmentos que mais podem se beneficiar da recorrência!

Você provavelmente já deve ter ouvido falar em lojas que aceitam pagamento recorrente. Talvez já tenha adquirido algum produto ou serviço contínuo de grandes empresas de sucesso, mas nunca imaginou que este tipo de cobrança poderia ser implementado em sua empresa, não é mesmo?

Netflix, Amazon Prime, Spotify, Youtube Prime, algum desses serviços de streaming soa familiar? A verdade é que estas são somente algumas das sucedidas empresas que têm aumentado a sua margem de lucro com uma plataforma de pagamento recorrente.

Contudo, e se te disséssemos que, em solo brasileiro, algumas empresas já têm se espelhado nestes empreendimentos gringos e alcançado crescimentos expressivos com a cobrança por recorrência, seria a sua empresa uma das próximas lojas que aceitam pagamento recorrente?

Então, o que é pagamento recorrente?

Antes de mais nada precisamos entender o que é o pagamento recorrente. O nome já é autoexplicativo, pagamento recorrente diz respeito a um método de cobrança automático por produtos/serviços adquiridos com certa regularidade.

Sendo assim, o pagamento pode ser realizado por meio da contratação de planos e ou assinaturas em um limite de tempo pré-acordado entre a empresa e o consumidor.

Diferenciando-se de uma cobrança avulsa, o pagamento recorrente é creditado em cima de um serviço ou produto ofertado mais de uma vez de forma periódica, como, por exemplo: os planos de academia, cursos de idioma e até os famosos clubes do livro.

Além disso, vale lembrar que o crédito recorrente pode ser feita por múltiplos soluções de pagamentos, sendo os principais;

  • Boleto bancário;
  • Cartão de crédito;
  • Débito automático em conta.

Quais as maiores vantagens de implementar o pagamento recorrente?

A verdade é que o pagamento recorrente condiz com uma cobrança que tende a gerar vantagens tanto para o empreendedor quanto para o consumidor.

Se por um lado a empresa consegue administrar melhor seus recebíveis, por outro, o cliente coloca em xeque as chances de cancelamento dos serviços adquiridos, decorrente de um esquecimento fortuito. Mas, as vantagens não param por aí, conheça mais delas:

  • Automatização dos meios de pagamento;
  • Maiores possibilidades de fidelização dos clientes;
  • Diminuição das chances de inadimplência;
  • Otimização da gestão dos recebíveis;
  • Assertividade na previsão financeira;
  • Estabilidade do número de consumidores;
  • Redução de erros com processamento financeiro manual.

3 segmentos que mais se beneficiam com a recorrência

Entendido o que é e as principais vantagens do pagamento recorrente, nada melhor do que conhecer mais de perto alguns segmentos e respectivas empresas cases de sucesso que mergulharam de cabeça na economia da recorrência Confira:

Estacionamentos – Sem Parar

As plataformas de pagamento recorrente estão dando o que falar, no que diz respeito à gestão de recebíveis de estacionamentos, visto que a cobrança em questão possibilita a automação dos pagamentos de forma a diminuir a inadimplência.

E nesse segmento não poderíamos deixar de citar o grande case Sem Parar, uma forma de pagamento automática, que permite aos seus associados passarem pelas cancelas de pedágios, postos de gasolina e estacionamento, como prediz o seu nome – sem parar.

O unicórnio brazuca só tem crescido no universo das startups, e não é para menos, a empresa adquirida por cerca de 4 bilhões pelo grupo FleetCor, já conta com mais de 5 milhões de clientes e se encontra em 100% da extensão pedagiada do solo nacional.

Com o lema “Viva no seu tempo”, a empresa garante diversos tipos de planos de pagamento para seus clientes, concedendo-lhes em troca mais tempo de vida.

Educação – Descomplica

Outro nicho de muita expansão em cobranças recorrentes é o da educação. Já temos visto um crescimento de cursinhos pela plataforma digital nos últimos anos, mas nunca em tamanha proporção como nos tempos da COVID-19.

E se tratando de cursinhos online, uma plataforma de pagamento recorrente é crucial, visto que, com a grande quantidade de alunos, fica quase que impossível processar as cobranças por via manual.

Dentro deste universo, trazemos como exemplo o Descomplica. Esta EdTech oferece diversos tipos de assinaturas para se alinhar à realidade de diferentes estudantes, ávidos para alcançarem a tão sonhada cadeira em uma universidade de renome.

Pelos seus conteúdos de qualidade, lecionados por profissionais altamente capacitados, a primeiríssima empresa de educação digital brasileira já conta com mais de 5 milhões de usuários e só em fevereiro de 2021 recebeu um investimento de 450 milhões de reais.

Clubes de assinatura – Intrínsecos

Certamente os clubes de assinatura são os mais populares à metodologia de pagamento recorrente e, segundo estudos, o segmento tem crescido incrivelmente durante o período da quarentena, conquistando mais de 32% de crescimento no primeiro trimestre de 2021 em relação ao mesmo período de 2020.

Falando em sistemas de assinaturas, não poderíamos deixar de trazer para nossa lista de cases de sucesso a editora Intrínseca, que aproveitando o espaço virtual se beneficia desde 2018 com o seu clube do livro Intrínsecos, que cresceu em 124% de assinantes em 2020.

Pela plataforma recorrente da Intrínseca, é possível escolher entre uma assinatura mensal ou anual , e a permanência do cliente é estimulada pelos atrativos das caixas de livros.

O maior benefício em assinar o clube está no fato de que as obras inéditas de autores consagrados chegam primeiro às casas dos assinantes e só depois de 45 dias nas prateleiras das livrarias.

Como utilizar o pagamento recorrente e levar o seu negócio ao sucesso?

Como supracitado são vários os nichos que podem se beneficiar com o uso de uma plataforma de pagamento recorrente, no entanto a nossa lista de segmentos deve funcionar mais como uma referência do que como uma limitação para o seu negócio.

O que queremos dizer é que toda e qualquer empresa que pense estrategicamente pode adotar o crédito recorrente, independente do seu nicho de atuação. Para tanto, é preciso que o empreendimento ofereça serviços e/ou produtos de uso contínuo, que estejam alinhados às necessidades de consumo de seus clientes.

Ficou curioso? Fale conosco que ficaremos muito felizes em responder!

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