Infoprodutos: o que são, como monetizar e lucrar [GUIA COMPLETO]

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Infoprodutos têm como objetivo principal transmitir conhecimento, ensinando os usuários sobre determinado assunto. Entenda tudo sobre o assunto com o guia!

A cada ano que passa, o mercado digital está mais aquecido. E falando especificamente do negócio de infoprodutos, a tendência é de um crescimento cada vez mais acelerado.

A ascensão do mercado nos últimos dez anos teve seu pico em 2020. Quando iniciou a pandemia, esse nicho teve um crescimento vertiginoso, com um aumento de 103% na venda de infoprodutos, segundo a Connect Soluções Digitais.

Algumas empresas inclusive projetam que até 2030 todas as organizações do mundo terão algum tipo de infoproduto para oferecer ao mercado.

É nesse contexto de agitação digital, com variadas opções de redes de cobrança facilitadaque soluções profissionais são as mais inteligentes para monetizar as suas ideias.

Siga acompanhando nosso artigo para saber tudo sobre os infoprodutos e como a forma de pagamento utilizada pode ser o diferencial do seu negócio.

O que são infoprodutos?

Você, que trabalha com internet e busca maneiras de aumentar os lucros da sua atividade, já deve estar familiarizado com esse termo. Vamos, então, aprofundar seu conhecimento sobre infoprodutos.

Um produto exclusivamente digital é chamado de infoproduto. Ele pode ser distribuído de forma gratuita ou vendido na internet, por meio de download ou para consumo online.

Podendo ser produzido em vídeo, áudio ou texto, um infoproduto tem como objetivo principal transmitir conhecimento, ensinando os usuários sobre determinado assunto. É dessa forma que o produtor ou afiliado consegue vendas e engajamento para a sua ideia.

Com o avanço da tecnologia digital, os infoprodutos se tornaram uma maneira eficaz de democratizar o conhecimento.

Além disso, o infoproduto apresenta riscos e custos muito baixos para as empresas, o que os torna ainda mais atrativos.

Se você pretende entrar no nicho de infoprodutos ou já é um conhecedor do assunto e quer aprimorar seu aprendizado, siga nosso guia.

Exemplos de infoprodutos de sucesso

Para obter sucesso na venda de infoprodutos, primeiramente, entenda que você pode entrar no mercado de duas maneiras. Como produtor ou como afiliado.

Quem tem habilidade para elaborar uma ideia ou um conceito, transformando-o em um produto é conhecido na economia criativa como produtor.

Ele pode ser o responsável por comercializar seus infoprodutos ou construir uma equipe que execute os passos de venda digital.

Já o afiliado é quem se cadastra em plataformas de venda digital – aguarde que falaremos desse assunto no decorrer do texto – e vende infoprodutos feitos por outras pessoas.

Em ambos os casos, tanto produtor quanto afiliado buscam formatos de infoprodutos que consigam imprimir uma ideia, engajar, se relacionar bem com o público e, obviamente, atingir vendas numerosas.

Confira nos próximos tópicos os exemplos mais conhecidos de infoprodutos para vender.

Ebook

Um dos infoprodutos mais vendidos na internet, o ebook é um livro digital. Sua produção pode não parecer fácil, pois exige um conteúdo didático e capaz de envolver os compradores.

No entanto, artifícios como escrever um texto leve, com blocos de texto menores, gráficos e imagens, trouxeram um aspecto lúdico para o ebook e modernizaram esses produtos.

Hoje, o ebook é um decisivo produto para esse mercado, sendo fundamental em outros recursos do marketing digital, como a captura de leads.

Podem ser comercializados via envio de PDF, diretamente por email, através do site da empresa via formulário, ou de maneiras mais profissionais como a comercialização através de plataformas de venda online.

Cursos online

Esses são o novo xodó do mercado. Criados para desenvolver novas aptidões, os cursos online vêm transformando a vida de muitas pessoas, tanto com mudanças pessoais como profissionais.

Por meio de uma sequência de aulas em vídeo, o conteúdo é repassado para os alunos e ainda tem a vantagem dos cursos poderem ser diversificados com o auxílio de acessórios como planilhas e ebooks.

Normalmente nesse tipo de infoproduto são utilizadas plataformas para a entrega do curso, o que permite que o aluno tenha disponibilidade de acesso sempre ao conteúdo, podendo ver e rever quantas vezes quiser.

Além disso, outra vantagem dessas plataformas é que elas permitem a geração do certificado do curso quantas vezes for necessário.

Audiobook

Menos populares, mas ainda utilizados, audiobook é um livro em áudio. Além de poder ser utilizado para passar ensinamentos, um áudio-livro pode ter outras funcionalidades.

Para a acessibilidade, por exemplo, um audiobook é fundamental para que pessoas cegas tenham facilidade de acesso a obras literárias.

Webinar

São eventos digitais que podem ser transmitidos ao vivo. Em algumas ocasiões, os compradores têm acesso a um webinar gravado.

Esse infoproduto é utilizado como estratégia de marketing e garante aos produtores e afiliados bons ganhos, porque chamam muita atenção, geram engajamento e promovem a autoridade de pessoas ou marcas.

Em um desses formatos, sua ideia vai vingar e você irá fazer sucesso em suas vendas digitais.

Vantagens de investir em infoprodutos

As oportunidades que a tecnologia proporcionou para o mercado de vendas são inúmeras.

Além da criação de e-commerces, em que produtos físicos podem ser comercializados pela internet, os infoprodutos carregam a marca do avanço da ciência digital.

Isso acontece porque, com os infoprodutos, os benefícios são maiores. Há aspectos ligados à produção, ao armazenamento e à venda propriamente dita.

Baixo investimento

Pare e pense o quanto você gastaria para produzir, por exemplo, um ebook sobre gestão de clientes e cobrança.

Você pesquisaria sobre o tema na internet, certo? E depois escreveria em sua plataforma de texto os pontos dos quais você quer destacar para o seu público.

Buscaria por imagens atrativas, gráficos, tabelas, etc. E estaria pronto o seu infoproduto. Qual o gasto até aqui? Pouco, não?

Essa é a principal vantagem para os produtores do nicho de infoprodutos: o baixo custo de produção.

Como o produto é exclusivamente digital, não há gastos com a manufatura dele. Os investimentos são, portanto, focados em oferecer um conteúdo de qualidade.

Escalabilidade

É a capacidade inerente às empresas ou sistemas que querem crescer suas vendas sem perder qualidade na confecção dos seus produtos.

Todas as pessoas que trabalham com comércio, seja ele físico ou digital, possuem uma meta muito clara: quanto mais vendas, melhor.

E quanto mais seu infoproduto vender, mais você vai faturar. Também porque com a baixa estimativa de gastos com a produção, a margem de lucro fica maior.

Estoque

Já falamos de baixo investimento e escalabilidade para argumentar com você as vantagens de produzir um infoproduto.

Ao falarmos de estoque, complementamos a ideia de um produto de sucesso: poucos gastos de produção, alta estimativa de vendas e um estoque a perder de vista. São três vantagens que se cruzam.

Um infoproduto não precisa ser estocado. Portanto, não há gastos com armazenamento, transporte ou recursos humanos.

Agora que você já aprofundou seus conhecimentos sobre formatos de infoprodutos, já sabe as vantagens para produzir e comercializar, continue nos acompanhando para saber como deixar suas vendas mais rentáveis.

Nichos de infoprodutos: saiba os mais rentáveis

Para faturar nesse mercado, você precisa estar atento ao que o público já tem comprado em maior quantidade.

Vamos contar para você quais os tipos infoprodutos que em 2022 mais tem alcançado sucesso de vendas.

Relacionamentos

Sem dúvidas, o campeão de vendas. Quando se trata de relacionamento – amoroso, profissional, amizade ou familiar – todos têm sua história para contar.

E os infoprodutos sobre esse tema vieram para ensinar a lidar com circunstâncias como flerte, traição, traumas, felicidade conjugal e perdas.

Desenvolvimento pessoal

Esse tipo de infoproduto está em alta, pois consegue atrair audiência para aspectos importantes da evolução humana, como potencializar as competências, aprimorar habilidades e reconhecer fragilidades.

Bem-estar e saúde

Dentro deste ramo, você pode produzir um infoproduto ligado a alimentação, exercícios físicos ou cirurgias plásticas, por exemplo.

Nesse nicho, você pode explorar diversas áreas e levar ao seu público os ensinamentos essenciais para ter uma vida equilibrada.

Educação

A abordagem de inúmeros temas ligados à educação, fazem desse nicho um dos mais vendidos na internet. Além da educação formal, que pode ser ampliada com cursos e conhecimentos vendidos digitalmente, outros temas se encaixam aqui.

Os ebooks sobre educação financeira, por exemplo, fazem sucesso entre os infoprodutos Hotmart.

Você também pode querer falar sobre educação ambiental ou produzir um curso de capacitação online sobre diversos nichos de mercado diferentes, como: psicologia, tecnologia, mercado de investimentos, entre outros.

Dentro desse nicho de infoproduto, há diversos formatos que se encaixam, como mentorias e audiobooks.

Pets

Se você não tem um animal de estimação, certamente conhece alguém que tenha. Esse mercado, aquecido também pelo aumento do número de Pet Shops disponíveis, é ampliado pelo consumo de conteúdo sobre os bichinhos.

Tanto para quem tem cão, gato, peixe ou outro animalzinho, as informações que os infoprodutos passam auxiliam em relacionamentos mais saudáveis entre pets e tutores e também em dicas de como manter o bem-estar do animal.

Saiba como criar um bom infoproduto

Depois de formato e tema, você precisa pesquisar outras questões para criar um infoproduto de sucesso.

Primeiramente, investigue qual formato de infoproduto seria mais vendido entre a sua audiência. Se você não estiver atento a isso, sua estratégia de conteúdo não vai funcionar.

Aproveite essa pesquisa para alcançar seu infoproduto de sucesso e procure quais materiais já foram feitos sobre esse assunto. E, principalmente, sobre o que não foi tão falado assim.

É nesse espaço de pouco material existente que você pode alavancar seu infoproduto!

Agora, produza o formato que você imaginou para a sua ideia. Invista seu tempo na pesquisa de um conteúdo relevante, na sua expertise no assunto e em uma divulgação massiva na internet.

Como vender um infoproduto de sucesso?

Depois de pronto, você pode escolher duas maneiras de divulgar o produto, ambas atrativas.

Esse também é um aspecto que vai influenciar no alcance das suas vendas. Opte por um formato que valorize seu infoproduto.

Venda do tipo lançamento

Se a sua ideia de produto para a internet é sazonal, como um curso imperdível e com uma boa oferta, vá por esse caminho.

Para anunciar o infoproduto como um lançamento, você lidará com uma campanha de marketing que atraia compradores pela escassez da oferta – até amanhã, o preço será 30% mais barato, por exemplo.

Use também técnicas de copywriting para manter seu público fiel àquela oferta.

Venda perpétua

Além de poder sempre revender seu infoproduto de lançamento nesse tipo de negociação, vendas desse tipo impactam diretamente na sua estratégia de funil de vendas, pois poderá captar potenciais clientes nos três níveis: atração, meio e fundo.

Nas vendas perpétuas, seu carrinho de compras permanece aberto e seu infoproduto estará disponível nas plataformas de maneira contínua.

Principais plataformas de vendas de produtos

Agora que você já fez as anotações necessárias para construir um infoproduto campeão de vendas, vamos te indicar quais as principais plataformas para você vender seu novo produto.

As principais são:

  • Hotmart;
  • Eduzz;
  • Udemy;
  • Monetizze;
  • HeroSpark; e
  • Kiwify.

Agora com o infoproduto pronto para ser comercializado, você já pensou nas vantagens da forma de pagamento que você oferece para o seu cliente?

Além de ser bom para quem compra seu infoproduto, o sistema de cobrança precisa ser positivo para a sua empresa.

Se você imaginou facilidades como processos ágeis e automatizados, visualização de pagamentos e diminuição da inadimplência, você precisa atualizar a forma de pagamento disponível para o cel_cash.

Além de, é claro, você pode enviar por aplicativos de mensagens o link do pagamento para o seu cliente, ele pode escolher a melhor forma para ele: pix, cartão de crédito, boleto ou débito em conta.

Nesse artigo, conseguimos mostrar para você como as suas ideias podem virar um infoproduto e ter vendas lucrativas para você.

Além disso, você também aprendeu quais são os melhores nichos e quais são os modelos de infoproduto que mais vendem no mercado.

Claramente, a monetização de infoprodutos dominou o mercado do marketing digital nos últimos anos, contribuindo, inclusive, para a diversificação das formas de trabalho. Hoje há pessoas que vivem exclusivamente desse mercado.

É importante salientarmos a importância de investir em uma forma de pagamento que abarque todas as peculiaridades do seu negócio digital.

Já que se trata de um infoproduto, com mercado amplo, a forma de pagamento que o cel_cash oferece é um complemento para as facilidades do mundo digital.

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