Open Insurance: a transformação do setor de seguros no Brasil

Compartilhar

|

Há um vento de inovação soprando no setor de seguros brasileiros, e ele traz a brisa refrescante do Open Insurance. Imagine um ecossistema de seguros vibrante e dinâmico, em que a troca de informações entre empresas é encorajada, e não restringida.

Onde você, como consumidor, está habilmente equipado com uma variedade de opções personalizadas para suas necessidades. Em que os processos de reclamações, antes burocráticos e laboriosos, são simplificados em uma experiência cliente amigável, transparente e rápida.

Soa como uma visão utópica? Bem, esta não é uma mera fantasia de um conto de fadas distante. Essa é a realidade nua e crua que o ele oferece para o setor de seguros no Brasil.

Assim como o Open Banking revolucionou o setor bancário, o Open Insurance promete trazer consigo um novo amanhecer para os seguros, traçando um futuro com mais escolhas, flexibilidade e transparência.

O que é Open Insurance?

Open Insurance é um conceito que tem como base o compartilhamento de dados de seguros entre diversas entidades, permitindo mais flexibilidade e transparente para os titulares das apólices de seguro.

Trata-se da aplicação dos princípios do Open Banking à indústria de seguros, onde as empresas de seguros partilham os seus dados e funcionalidades de negócio através de interfaces de programação de aplicações (APIs). Permite, assim, a integração desses dados com outros prestadores de serviços financeiros.

Diferenças para os seguros convencionais

Este tipo de modelo se difere drasticamente do modelo de seguro tradicional. Na metodologia antiga, os seguradores atuavam de maneira isolada, mantendo todas as informações dos segurados sob seus domínios, gerando uma falta de transparência e limitando as escolhas do consumidor.

Com o Open Insurance, por outro lado, promove-se a competição entre as seguradoras, aumenta-se a transparência do mercado e permite-se a criação de novos serviços e produtos personalizados, beneficiando diretamente o cliente.

Dessa forma, permite assim uma colaboração mais estreita no setor de seguros, incentivando a inovação e proporcionando soluções mais eficientes e eficazes baseadas em dados.

Open Insurance, Open Finance e Open Data: como funciona o universo Open?

O universo Open, que inclui Open Insurance, Open Finance e Open Data, é uma tendência crescente que visa democratizar o acesso à informação e aumentar a transparência nas transações financeiras e de seguro.

Com base nesses conceitos, as empresas são encorajadas a compartilhar informações, oferecendo assim uma maior gama de oportunidades para inovação e maior acesso do consumidor a produtos e serviços personalizados.

Todos esses três conceitos compartilham uma filosofia comum: a abertura de dados para promover a competição e a inovação, ao mesmo tempo em que permitem que os consumidores tenham um maior controle sobre seus dados.

Open Insurance

Essa modalidade aplica os princípios de compartilhamento de dados ao setor de seguros, permitindo aos titulares de apólices uma maior flexibilidade e transparência.

Open Finance

No Open Finance, o escopo se expande para incluir toda a indústria financeira, fornecendo um panorama mais abrangente das finanças de um indivíduo, desde contas bancárias até investimentos e dívidas.

Open Data

O Open Data, por outro lado, não se limita ao setor financeiro ou de seguros. Ele abrange qualquer conjunto de informações – seja público ou privado – que possa ser livremente usado, reutilizado e redistribuído.

Embora haja similaridades entre esses conceitos, a principal diferença reside na abrangência da aplicação e especificidade do tipo de dados compartilhados.

Vantagens do Open Insurance

Para além do seu funcionamento e modo de ação no mercado, é importante conhecer de perto as inúmeras vantagens que compõem o Open Insurance e entender onde cada uma se destaca.

Fortalecimento e aprimoramento da experiência do cliente

O Open Insurance proporciona uma potencial melhoria notável na experiência do cliente, reforçando o relacionamento entre a empresa e o cliente. Oferece a possibilidade de personalizar produtos e serviços, responder mais rapidamente às necessidades do cliente e proporcionar uma experiência mais fluida e controlada pelo cliente, fomentando a satisfação e a fidelidade à marca.

Além disso, ele permite a eficiência operacional na medida em que usa tecnologias inovadoras e baseadas em dados, resultando na manutenção de uma experiência excelente para o cliente.

O resultado? Um cliente mais satisfeito com a experiência, que muito provavelmente estará mais apto a promover a organização por meio do sempre valorizado marketing boca a boca.

Ampliação da competitividade

Isso ocorre porque, com a troca livre de dados de segurados, as seguradoras poderão desenvolver serviços e propostas ainda mais personalizadas, instigando a competição saudável e inovação no setor.

Ainda, abre uma janela de oportunidade para que novas empresas do setor financeiro passem a atuar no ramo de seguros, trazendo ainda mais variedade de propostas e desafios no mercado. Este salto na competitividade incentivará um aprimoramento constante não apenas na qualidade das propostas, mas também na experiência e satisfação dos clientes.

Velocidade e precisão nas transações

No modelo tradicional, um processo de reclamação de seguro ou de aquisição poderia ser moroso e teoricamente sujeito a erros humanos. No entanto, com a infraestrutura digital baseada na partilha de dados em tempo real e processamento automatizado, obtém-se uma significativa melhora na velocidade das transações de seguros.

A precisão é também drasticamente aprimorada, reduzindo as possibilidades de erros durante o processo de transação. Isto permite que os clientes possam desfrutar de uma experiência de usuário notavelmente melhor, mais rápida e, sobretudo, mais confiável.

Inovação e avanço tecnológico

Open Insurance promove a inovação e o avanço tecnológico no campo dos seguros, oferecendo maior flexibilidade e adaptabilidade às necessidades dos usuários. As tecnologias, baseadas em APIs abertas, permitem uma integração mais fácil e rápida entre os diferentes atores do setor, panorama inexistente anteriormente.

Isso possibilita que as empresas desenvolvam novos produtos e serviços, personalizados e inovadores, que atendam as demandas específicas de seus clientes. A utilização de tecnologias emergentes, como Big Data, Inteligência Artificial e Blockchain, no contexto do Open Insurance, pode impulsionar a automação, segurança e eficiência do setor, oferecendo uma melhor experiência ao cliente e fortalecendo sua confiança no mercado de seguros.

Promoção da inclusão e cidadania financeira

Em complementação à melhoria da experiência do cliente, o Open Insurance também se destaca como um promotor da inclusão e cidadania financeira. Sua estrutura baseada na democratização do acesso a serviços de seguros, especialmente de indivíduos historicamente desassistidos, estimula uma maior participação no mercado financeiro.

Fomenta a educação financeira ao possibilitar aos clientes um maior entendimento de seus direitos e escolhas, fortalecida pela transparência do modelo Open Insurance. Ao incentivar a competição, gera oportunidades mais equitativas, permitindo um ambiente onde os indivíduos podem se empoderar financeiramente e tomar decisões de seguro mais bem-informadas.

Como é a segurança no funcionamento do Open Insurance?

No funcionamento do Open Insurance, a segurança é uma prioridade e é abordada por meio de protocolos rígidos e medidas robustas que garantem a proteção dos dados dos clientes.

As empresas que operam dentro desse modelo precisam cumprir um conjunto rigoroso de padrões de segurança de dados para evitar violações e garantir a confidencialidade das informações dos usuários.

Inclui o uso de criptografia avançada para proteger os dados transmitidos, sistemas de autenticação rigorosos para verificar a identidade dos usuários antes de permitir o acesso às informações, e monitoramento constante para detectar e prevenir quaisquer atividades suspeitas.

O Open Insurance adota o consentimento explícito do cliente, o que significa que as empresas só podem compartilhar informações do cliente quando receberem permissão específica para fazer isso.

Evolução do Open Insurance no Brasil: uma linha do tempo

Ao analisar a linha do tempo da evolução do Open Insurance no Brasil, como um dos marcos significativos, destaca-se a Resolução 382/2020 do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP).

Ela introduziu regras de conduta para intermediários e seguradoras, inclusive preceitos de transparência e divulgação de informações, tanto em seus sites quanto em plataformas de Open Insurance.

Ainda em 2020, a Susep iniciou a conceituação de um modelo de Open Insurance no país, com publicação de um edital para recebimento de sugestões do mercado. A evolução continuou em 2021, com a consulta pública da Susep sobre a implementação do Open Insurance.

Em 2022 veio a implementação do modelo, iniciando com a fase de compartilhamento de dados cadastrais e de produtos pelas seguradoras.

Hoje, o desenvolvimento do Open Insurance no Brasil está avançado e alinhado com as tendências globais do setor.

Quais dados são possíveis compartilhar com Open Insurance?

Ainda, no modelo de Open Insurance, é possível compartilhar uma série de dados, principalmente ligados à vida financeira e necessidades de seguros dos clientes, desde que haja o devido consentimento.

Isso pode incluir informações pessoais básicas, detalhes de apólices de seguro, dados de sinistros, dados de saúde e muitos outros aspectos que são essenciais para a avaliação de riscos e precificação de seguros.

A transparência é fundamental nesse processo, pois o cliente deve estar plenamente ciente e concordar com os dados que estão sendo compartilhados, garantindo assim a proteção de suas informações e a conformidade com as regulamentações de privacidade de dados.

Mais benefícios do Open Insurance para o mercado de seguros

Para além das vantagens que já foram colocadas aqui, o Open Insurance oferece benefícios adicionais significativos para o mercado de seguros.

Ele permite a criação de novos produtos e serviços inovadores, personalizados para atender às necessidades específicas dos consumidores.

Através da utilização de dados e novas tecnologias, as seguradoras são capazes de desenvolver soluções polivalentes e altamente eficazes.

Melhora a eficiência operacional por meio da automação de processos e redução de custos. Isso permite que as seguradoras sejam mais competitivas e ofereçam melhores serviços aos seus clientes, ao mesmo tempo em que aumentam a sua rentabilidade.

Como ter a solução de Open Insurance mesmo não sendo uma seguradora?

Empresas que não são seguradoras tradicionais podem aproveitar as vantagens do Open Insurance através de parcerias e integrações com empresas que oferecem essas soluções.

A Celcoin, por exemplo, oferece uma plataforma que permite a integração de seus serviços a outros negócios, permitindo que eles ampliem seus portfólios e ofereçam serviços de seguros para seus clientes.

Esse modelo é particularmente benéfico para segmentos como ERPs, e-commerce e a indústria financeira, que podem fazer uso do Open Insurance para proporcionar mais valor aos seus clientes, integrando serviços de seguros às suas propostas de valor.

Isso permite que essas empresas não apenas ampliem seu escopo de serviços, mas também tornem suas ofertas mais atraentes para seus respectivos mercados.

Aprenda como adotar o Open Insurance com ajuda da Celcoin

Depois de tudo o que foi visto, você precisa saber como implementar o Open Insurance e desfrutar dos seus benefícios. Para isso, a Celcoin é uma forte e excelente aliada.

A Celcoin figura como uma opção prática e eficaz para empresas que buscam adotar essa inovação.

Com sua expertise e plataforma robusta, a Celcoin oferece suporte integral nesse processo, mesmo para empresas que não são seguradoras tradicionais.

Ela se destaca não apenas por oferecer a tecnologia necessária para viabilizar o Open Insurance, mas também pela assistência completa durante a adoção, garantindo um caminho seguro e simplificado para as empresas que buscam se lançar neste segmento.

Conheça agora mesmo mais um pouco das suas soluções Insurance

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time