Phygital: o que é, tecnologias e como aderir à evolução digital!

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Phygital visa combinar os mundos offline e online em uma única experiência de consumo. Entenda mais sobre essas soluções inovadoras para sua empresa!

A integração entre online e offline não é mais algo novo, já vem se popularizando a um tempo e ganhando força.

Os progressos na tecnologia geram uma série de suposições de vários profissionais e do público em geral. Uma delas envolve a substituição de todas as mídias físicas por mídias online.

Deste ponto de vista, quase tudo é feito por um computador. Quer comprar direto? Isso será coisa do passado e as lojas virtuais dominarão grande parte do ambiente comercial, em poucos anos.

Porém, há novas modificações mercadológicas que fazem a gente ir de contra a isso. A partir disso, surge o Phydigital

As lojas físicas, neste quesito, estão conseguindo oferecer pagamentos online, no entanto, o cliente busca a mercadoria em loja física, por exemplo.

Ou no caso de uma escola, que faz todo o processo de pagamento recorrente de forma online e atua no meio físico.

Mas o que essa palavra significa? Como o Phygital afeta o mercado? Como o setor de comunicação e as instituições devem se adaptar a essa nova realidade? Vamos ver agora nesse artigo, como isso ocorre!

O que é ser phygital?

A palavra phygital vem da combinação de duas palavras que antes eram consideradas antônimas, são elas, física e digital.

A ideia visa combinar os mundos offline e online em uma única experiência de consumo. Tornar o processo de compra mais interessante e adaptado às suas necessidades.

Com o apoio da transformação no mundo online e novas tecnologias voltadas para marketing e vendas, empresas dos mais diversos nichos de mercado estão adaptando a jornada do consumidor e os canais de comunicação ao phygital, considerados inovadores.

Desta forma, a união entre ambientes físicos e digitais está diretamente relacionada a outro vocábulo que atravessamos a conhecer nos últimos anos, o famoso omnichannel.

Porque para uma experiência única, com o phygital que realmente atraia os clientes, a mesma mensagem e o mesmo posicionamento devem ser transferidos nos diferentes canais de uma empresa apenas adaptando-a de acordo com a plataforma.

Com isso, entra um dos principais pontos de interesse desse processo e onde se encontram a maioria das falhas no implemente de um plano omnichannel.

É necessário permitir que o cliente utilize todos os canais de compras disponíveis no momento desejado, até mesmo de forma simultânea.

Mais do que nunca, as empresas devem se adaptar rapidamente às modificações nos comportamentos dos clientes e entender que o futuro do consumo não separará mais o físico do digital.

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Já pensou que a sua vida pode ficar mais fácil, com o cliente sempre comprando de você, por achar o seu produto acessível e a forma de pagamento mais atraente? Pois é, essa é nossa principal missão aqui em nossa plataforma.

Nossa ideia é fazer você e o seu consumidor andarem lado a lado e felizes. Com integração de sistemas e novas funcionalidades, a cel_cash proporciona diferentes formas de pagamento, entre elas, as recorrente para fazer o seu negócio decolar

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Quem é o consumidor phygital? Entenda o que mudou

Atualmente, as pessoas estão mais tecnológicas, querendo mais experiências. O principal consumidor desse meio, é aquele que precisa ser convencido com mais aparato técnico e tecnológico.

Por exemplo, uma pessoa que compra um computador, e usa o dispositivo para trabalhar, precisa saber todas as especificações, da placa de vídeo, do processador e tudo mais.

Eu não sei se você já percebeu em muitas lojas de informática, que as empresas estão usando essa integração para mostrar ao consumidor, quais as especificações de um aparelho, por exemplo. Com isso, a experiência do consumidor fica mais profunda.

Não só isso, mas aquele consumidor que gosta das coisas inovadoras, ele vai dar mais valor para empresa que possui esses meios de experiência.

Outro detalhe, é que o mundo está acelerado e a tecnologia está evoluindo, portanto, você tem mais pessoas ao Phydigital, do que não.

Experiência do consumidor: entenda como funciona com a phygital

Uma jornada real para promover a diferença no mercado, trazendo assim uma melhor experiência ao cliente requer disposição para atender seus consumidores em vários canais, seja físico ou digital e oferecer uma experiência integrada em todos os meios de vendas.

No entanto, ressaltamos também que todos os procedimentos, ações e estratégias planejadas e realizadas nesses diferentes canais devem ser conduzidas pelo consumidor.

Colocar no centro de tudo, um conceito conhecido como Customer Centric, trata-se de mostrar ao comprador que ele tem autonomia e liberdade para escolher como quer consumir e interagir com sua marca.

De acordo com o “Dawn of the Phygital Consumer” da LLYC, um estudo da MindTree descobriu que 60% dos consumidores dizem que gostam de combinar compras online com compras físicas.

Desta forma, usando como exemplo, o vareja, a sua jornada phygital pode dar ao seu cliente a opção de comprar online e retirar na loja comprar o produto fisicamente, até fazer o pagamento pela internet, ou acessar o site e app da marca.

Existem muitas opções para integrar pontos de contato e fornecer mais usabilidade para os compradores.

Phygital: tecnologia para transformar

Inteligência artificial

As empresas que desejam integrar os universos físico e digital também devem considerar o uso de inteligência artificial.

principal objetivo da IA ​​é fornecer dados e criar padrões comportamentais que ajudem as empresas a entender com maior profundidade os desejos, necessidades e tendências de seus clientes.

Tendo em mãos dados importantes sobre o comportamento humano em escala, é possível prever tendências e fornecer melhores soluções que os consumidores desejam e ainda nem perceberam que precisam.

Quem aproveitou para inovar no seu atendimento, aqui no Brasil, foram lojas Americanas, que visam oferecer ao cliente, uma experiência Phydigital.

Em novembro de 2021, a empresa lançou a loja independente Ame Go. Lá, o cliente pode selecionar os itens que deseja, de forma simples e rápida, sem ficar na fila, sem assistência e sem precisar escanear o código de barras de produto por produto.

Internet das coisas

Trata-se de uma grande rede de dispositivos físicos conectados à internet.

Por exemplo, os varejistas podem usar essa tecnologia em seus sistemas de rastreio de celular e Wi-Fi. Isso facilita o envio de ofertas personalizadas, com base na localização geográfica do cliente.

Essa é uma forma de mostrar à pessoa que você entende o que ela quer e que não está apenas tentando lucrar com a venda de um produto ou serviço.

Você também pode oferecer informações detalhadas sobre um produto para ajudar o cliente a tomar uma decisão. Imagina que você tem um mercado e acaba de lançar chocolate nas prateleiras.

Caso o consumidor ainda não conheça e queira saber mais detalhes, como ingredientes, tabela nutricional e etc, ele pode escanear o código de barras do item e visualizar todas as informações de forma interativa como vídeos, gráficos e tabelas.

Com a IoT é possível fazer muitas coisas em termos de serviço e atendimento ao cliente. É apenas entender o que os clientes querem de sua phydigital experience.

Ou seja, uma experiência diferente. Você pode usar essa tecnologia para oferecer seus produtos ou serviços.

Realidade Aumentada

A realidade aumentada e a realidade virtual também desempenham um papel importante na experiência de compra do usuário e na experiência de pagamento.

Imagina uma pessoa que precisa de um equipamento novo, mas não tem certeza se deve comprá-los online, porque não sabe se vai se adequar ao seu estilo.

Você pode ver com a realidade virtual ou aumentada, que pode ser usada em vários nichos de mercado, a partir de pré-modelos selecionadas. Exemplo das lojas de roupas, móveis e decoração também podem usar essa estratégia.

Com uma certa familiaridade com realidade aumentada, a realidade virtual também pode ser utilizada em diferentes segmentos.

Pensando em móveis, uma loja pode criar showrooms de forma virtual para que seus clientes visualizem melhor uma sala mobiliada, por exemplo.

O Phygital tornou-se uma realidade e há muitas estratégias e tecnologias no mercado que podem ajudar as empresas que querem trabalhar aliando os universos digital e físico.

Coloque seu cliente no centro da atividade, para que ele tenha sucesso e você também, escute a opinião dele e ele lhe responderá em qual direção seguir e qual é a melhor opção para sua marca.

Metaverso

O metaverso também tem um papel importante nas compras de forma virtual integrada com o mundo físico.

Por exemplo, existem produtos físicos, mas que são comercializados no metaverso, em forma de criptomoedas. As pessoas pagam em criptomoedas e compram, por exemplo, uma obra de arte para levar para casa.

Desta forma, algumas empresas atuam neste mercado, para evitar quaisquer rastreamento de valores. Mas esse não é o foco aqui.

A ideia é que você utilize o metaverso como uma forma alternativa de mostrar o seu produto ao cliente, de realizar pagamentos e, enfim, retirar o produto na loja física.

Reconhecimento facial

Uma ótima maneira também de trazer mais experiência para o seu cliente utilizando mecanismo de reconhecimento facial.

Esse meio já é bastante usado para facilitar determinadas atividades diárias. É um recurso de segurança em contas bancárias, celulares e ativação de dispositivos por meio da internet.

Você pode ter um sistema que o cliente olha os produtos da sua loja ou interaja com o seu estabelecimento, por meio de reconhecimento facial. É uma coisa inovadora, que promove uma funcionalidade diferente.

Essa solução já é bastante utilizada para facilitar determinadas atividades diárias. Para servir como recurso de segurança em contas bancárias ou aparelhos eletrônicos, como os smartphones, essa funcionalidade já faz parte da integração do mundo online ao offline.

Wearables

A conexão entre dispositivos vestíveis, como smartwatches e monóculos, permite o monitoramento do comportamento e da saúde além de fornecer informações aos usuários dessa tecnologia.

Esta solução é amplamente utilizada para indicar os dados de saúde ou desgaste de determinados produtos.

QR Code

Essa é uma tecnologia que está sendo aprimorada agora e que está bem disseminada na maioria dos lugares. Se você for a um restaurante, principalmente após a pandemia, esse modelo ficou. Possui vários phydigital exemplos para serem utilizados nesse formato.

Isso porque o compartilhamento de cardápios naquela época mais letal da pandemia, os estabelecimentos não podiam servir os seus cardápios, portanto, eles criaram modelos virtuais de cardápio e a pessoa tinha acesso por meio de QR Code.

Porém, hoje isso está muito disseminado. Nessa época política mesmo, tem até candidatos usando esse modelo para mostrar suas propostas.

Mas isso não vem ao caso, você que é lojista em empresário, se precisar expor especificações sobre seu produto, seria legal em por um QR code para que o consumidor entenda, não os benefícios, mas as referências do produto que ele está comprando.

Como ser phydigital? Confira uma guia como adaptar do seu negócio

Infraestrutura de TI

Esta serve para modelos um pouco mais elevados. É necessário que você tenha uma plataforma que ofereça recursos de tecnologia da informação para que você consiga integrar o meio digital ao meio off-line.

Portanto, explore bem essa área e busque ferramentas técnicas que auxiliem na criação da integração do Phydigital, é uma maneira de se diferenciar no mercado.

Nos pagamentos, por exemplo, a cel_cash possui meios tecnológicos inovadores, já prontos para que o empreendedor possa usar. Essa é uma forma de integração limpa e que vale a pena.

Digital First

Usar uma estratégia de Digital First não é apenas priorizar soluções digitais para atender às necessidades do consumidor. É também uma maneira de colher muitos benefícios para sua organização.

Investir primeiro no digital também significa pensar no meio ambiente. É um investimento sustentável. Isso também significa custos mais baixos para o seu negócio.

Essas economias podem ser aplicadas às estratégias de divulgação e promoção da sua empresa usando técnicos e estratégias de marketing digital, que são bem integradas do mundo offline ao mundo online.

Em suma, uma empresa que investe digitalmente primeiro alcançará níveis mais altos de retenção de funcionários e clientes.

Ao mesmo tempo, aproveitar melhor os recursos, resultando em maior produtividade e, claro, soluções mais inovadoras e rentáveis.

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Se você é uma pessoa que quer inovar na sua empresa, na sua loja ou no seu negócio, você está dando um passo à frente da sua concorrência.

Portanto, a tem vários dispositivos que podem te ajudar a implementar esse tipo de tecnologia.

Inclusive, você pode incrementar o seu modelo de pagamento para trazer uma experiência melhor ao cliente e garantir essa integração ainda hoje!

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Como dissemos ao longo do artigo, o mundo está acelerado. Portanto, você não pode ficar de fora da integração de sistemas que tragam mais experiência ao consumidor.

Existem vários benefícios, muitas vantagens e modelos que se adequam independente do seu negócio.

Portanto, use o Phydigital a favor dos seus modelos de pagamento para que você tenha mais sucesso no seu negócio!

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