Pix no E-commerce: veja como funciona e suas vantagens

Compartilhar

|

Quer saber mais sobre essa nova modalidade de pagamento? Leia o nosso post blog agora e saiba como inovar na sua loja virtual.

Pix chegou para facilitar a vida de pessoas físicas e também jurídicas. Para e-commerces, a grande vantagem é otimizar as vendas e recebimento de pagamentos.

A novidade acompanha as últimas inovações do setor bancário, como a digitalização dos bancos, fintechsbanking as a service, atualização de formas de pagamento e emissões de cartões white label.

Quer saber mais sobre essa nova modalidade de pagamento? Continue a leitura do artigo!

Índice

 O que é o PIX?

 PIX no e-commerce

 Vantagens de adotar o PIX no e-commerce:

O que é o PIX?

O Pix foi lançado em 2020 e surgiu para acompanhar a evolução das contas digitais. Trata-se de um meio de pagamento que possibilita realizar transferências bancárias entre diferentes instituições financeiras.

Todo o processo é feito online, de forma prática e instantânea. Leva cerca de 10 segundos para o dinheiro sair da conta do pagador (a pessoa que enviará o dinheiro) e entrar na conta do recebedor (quem receberá a quantia).

Essa grande inovação traz benefícios como velocidade, conveniência, multiplicidade de usos e segurança.

Como funciona o PIX?

O Pix pode ser realizado 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive feriados e finais de semana, diferente das transferências feitas por meio de DOC e TED.

Também não há cobrança de taxas para pessoas físicas e até jurídicas, dependendo da instituição em que você possui uma conta PJ.

As transações efetuadas pelo PIX poderão ser:

  • Entre pessoas físicas;
  • Entre pessoas físicas e jurídicas;
  • Entre pessoas jurídicas;
  • Para instituições governamentais, como é o caso de pagamentos de impostos.

O processo é totalmente digital e é necessário que o pagador e recebedor possuam conta ativa em algum banco, instituição de pagamentos ou fintechs.

PIX no e-commerce

O comércio online continua em ascensão, principalmente devido à segunda onda da Covid-19. A perspectiva de crescimento para o setor, segundo Ebit Nielsen, é de 26% para 2021.

Com isso, a concorrência fica cada vez mais acirrada e é necessário recorrer a meios de inovar e facilitar a vida dos consumidores.

Quem tem um e-commerce, precisa atender seus clientes da melhor forma possível para se destacar no mercado e aumentar as chances de fidelização.

Quanto aos meios de pagamento, as modalidades oferecidas devem ser variadas (para atender a diferentes consumidores) e seguras.

Tanto empresas quanto consumidores ganharão com essa tecnologia. O cliente terá mais uma opção para pagar sua compra. Já o lojista se beneficia com a agilidade de pagamento, que não ficará mais com estoque travado por dois dias úteis até a compensação de boletos.

Vantagens de adotar o PIX no e-commerce:

Conheça agora mais vantagens do Pix para e-commerce e entenda como esse método de pagamento pode beneficiar sua loja virtual.

#1 Acessibilidade

Com o Pix, há uma democratização no acesso às compras online. Você, como lojista, conseguirá atender a mais clientes, como as pessoas que não utilizam cartões de crédito, mas que agora poderão comprar com o saldo disponível em sua conta e ter acesso ao produto mais rápido.

#2 Pagamento recebido na hora

O valor das transações feitas com Pix é recebido imediatamente. Como vimos, leva no máximo 10 segundos para o procedimento ser concluído.

Sem dúvidas, essa é uma grande vantagem para lojistas, já que outros métodos de pagamento podem levar vários dias para o recebimento, como é o caso de cartões de crédito e boleto.

Essa agilidade e rapidez de recebimento também ajuda o empresário a acompanhar melhor o fluxo de caixa e a saúde do negócio.

#3 Entregas mais rápidas

Com a agilidade gerada pelo Pix no e-commerce, ainda é possível proporcionar entregas mais rápidas aos seus clientes.

Como a conclusão do pagamento acontece em poucos segundos, você pode preparar e enviar o pedido com mais rapidez, o que gera mais satisfação em relação ao seu e-commerce e uma experiência positiva.

#4 Redução de taxas em emissão de boletos

Para o lojista, o Pix é uma forma de pagamento mais barata que as demais, já que as taxas para usá-lo podem ser menores quando comparadas com outros meios de pagamento como os boletos.

O cliente pode ter acesso a um QrCode impresso até mesmo nos boletos e optar por pagar com mais facilidade tendo a liberação do produto e serviço quanto antes. Essa é uma forma de fazer essa virada de chave e instruir os clientes de novas oportunidades de agilizar sua compra.

Além disso, proporciona mais flexibilidade de pagamento para realizar promoções e descontos aos clientes que optarem por pagar com Pix e reduz também o número de desistências de compras feito por boleto, já que por ter um prazo de vencimento maior, permite que o consumidor pense e desista.

#5 Amplia o potencial de clientes

Como o Pix democratiza as compras online, mais pessoas conseguem comprar na internet, por meio de pagamentos via poupança e contas em bancos digitais.

Amplie o leque de potenciais clientes que podem comprar em sua loja virtualPreencha o formulário abaixo e converse com um especialista.

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time