4 benefícios do pagamento recorrente para clínicas

Compartilhar

|

Oferecer a opção de pagamento recorrente para clínicas é algo muito vantajoso, tanto para a empresa quanto para o paciente. Conheça os principais benefícios!

Oferecer a opção de pagamento recorrente para clínicas é algo muito vantajoso, tanto para a empresa quanto para o paciente. Isso porque, ao possibilitar que o cliente realize esse tipo de pagamento, a facilidade proporcionada a ele é muito maior, assim como, para a gestão financeira da instituição.

Mas vai além. A seguir, conheça os principais benefícios que o pagamento recorrente oferece para clínicas e entenda porque vale a pena implementar esse método na sua empresa. Mas antes, saiba o que é esse modelo de pagamento.

O que é pagamento recorrente?

O pagamento recorrente refere-se a uma movimentação financeira realizada por meio de sistemas automatizados, conforme acordado entre empresa e cliente. Esse modelo de cobrança é realizado periodicamente, conforme o tempo de duração do serviço contratado.

Hoje, um exemplo bastante recorrente é a assinatura de streamings, em que, após a contratação do serviço, o pagamento acontece de forma automática, com o valor sendo descontado na fatura do cartão a cada mês.

No caso de clínicas médicas, além da cobrança recorrente por cartão, também é possível oferecer esse método por meio de boleto, débito automático ou PIX programado. O formato vai depender das preferências da empresa e também do cliente.

Benefícios do pagamento recorrente

A seguir, pontuamos alguns dos principais benefícios que o pagamento recorrente para clínicas oferece para a gestão da empresa e para a melhora do atendimento ao paciente. Confira.

Mais segurança de recebimento

O primeiro ponto que vale a pena ser destacado é a segurança que o pagamento recorrente oferece para clínicas médicas. Isso porque, com esse método, a cobrança pelo serviço acontece de forma automática.

Por exemplo: supondo que um cliente contratou o serviço de uma clínica de estética com duração de quatro meses e optou pelo pagamento recorrente por cartão de crédito. Dessa forma, a clínica precisa apenas cadastrar os dados do paciente no sistema e aguardar o valor ser descontado a cada mês.

Assim, diferente de outras formas de pagamento, o pagamento recorrente evita o risco do pagamento atrasar ou não ser realizado, garantindo mais segurança para a empresa.

Facilidade para os pacientes

Outro benefício oferecido pelo pagamento recorrente é a facilidade proporcionada aos pacientes, que não precisam se preocupar com data de vencimento para realizar o pagamento, evitando o risco de esquecer e ter de pagar juros sobre o valor inicial.

Ao invés disso, basta apenas esperar que o desconto seja feito de forma automática, na data combinada com a clínica. É muito mais facilidade e praticidade para a organização financeira do paciente.

Otimização de tempo na gestão

Sabe aquele tempo dedicado para realizar a gestão dos pagamentos, cuidando prazos de vencimentos e conferindo se todos os pagamentos foram realizados na data combinada? Com o pagamento recorrente essas horas gastas se reduzem, permitindo que a clínica foque em outras questões.

Isso é possível, pois como o pagamento acontece de forma automática, na data combinada entre cliente e empresa, não é necessário conferir se todos os boletos e depósitos com vencimento no mês em questão foram de fato quitados.

Em uma clínica onde muitos pacientes são atendidos mensalmente e muitos deles optam pelo pagamento mensal de determinados serviços, esse método facilita muito a vida dos profissionais responsáveis por esse controle.

Fidelização dos pacientes

Optar pelo pagamento recorrente é uma maneira de oferecer mais uma condição de pagamento ao paciente e fechar uma oportunidade de negócio. Muitas vezes, oferecer facilidades como essa é a peça-chave para que o paciente escolha a sua empresa para contratar os serviços prestados.

Então, quando a clínica oferece uma forma de pagamento que não deixa o cliente em dúvida quanto aos valores cobrados ou às datas de pagamento, a chance de fidelizá-lo também aumenta, pois ele terá mais segurança nesse processo.

Como implementar o pagamento recorrente em clínicas?

Antes de tudo, para oferecer a opção de pagamento recorrente, é essencial que a clínica possua um sistema de gerenciamento que, além de efetuar a cobrança, permita controlar facilmente todos os pagamentos realizados, proporcionando agilidade, tanto para a clínica quanto para os pacientes.

Por meio de um sistema eficiente, o processo é feito de forma muito simples:

  1. O primeiro passo refere-se à realização do cadastro do paciente no sistema de cobranças. Para isso, basta inserir apenas alguns dados, como nome, CPF, CNPJ, e-mail.
  2. Após isso, é necessário incluir as informações de cobrança, como valor a ser pago pelo paciente, periodicidade dos pagamentos, as datas de vencimento das faturas e os dados de cobrança do paciente, como número do cartão ou conta bancária.
  3. Feito isso, basta apenas aguardar o valor cair no caixa da clínica, sem preocupação com atrasos e inadimplências.

Conheça a integração entre Clínica nas Nuvens e cel_cash

Agora que você conhece um pouco mais sobre as vantagens oferecidas pelo pagamento recorrente para clínicas, vale a pena conhecer também a integração entre o software médico Clínica nas Nuvens e o sistema de cobrança recorrente cel_cash.

Com essa união, é possível controlar facilmente todos os pagamentos que entrarem no caixa da clínica, proporcionando agilidade para a empresa, médicos, colaboradores e pacientes.

Hoje, o Clínica nas Nuvens é um sistema para clínicas utilizado por mais de 14 mil profissionais e, junto com o cel_cash, vem melhorando a gestão financeira de outras novas empresas da saúde a cada dia.

Se você deseja otimizar a forma de fazer cobranças na sua clínica, confira todas as vantagens que a integração entre Clínica nas Nuvens e cel_cash pode oferecer para você e o seu negócio.

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time