5 vantagens da plataforma de pagamento recorrente para fidelização

Compartilhar

|

plataforma de pagamento recorrente

Descubra como uma plataforma de pagamento recorrente vai de encontro à fidelização de clientes e consequentemente ao maior faturamento. Comece a leitura agora mesmo!

Fidelização de clientes é o objetivo de qualquer negócio digital que se preze. Com clientes fiéis, é possível aumentar o lucro da empresa e, de quebra, ter maior controle financeiro. É por isso que muitos investem numa plataforma de pagamento recorrente.

Segundo relatório da Research and Markets, a expectativa até esse ano é que as transações por pagamento recorrente alcancem R$ 1,8 trilhões. Isso é resultado da expansão desse modelo para empresas de diversos segmentos.

Mas o que essas empresas ganham ao adotar essa plataforma de pagamento online? Prossiga com a leitura e entenda mais sobre a cobrança recorrente!

O que é pagamento recorrente?

“Mais do que o que é visto na Netflix e Spotify, o pagamento recorrente é uma escolha coerente para qualquer empresa com modelo de assinatura.”

O pagamento recorrente se trata de um modelo de cobrança contínua semelhante a uma assinatura. Essa cobrança é automática e pré-determinada na negociação entre cliente e empresa, surgindo dentro da periodicidade acordada.

Ex: você contrata um serviço de assinatura no dia 16. Todo dia 16, o valor surgirá na fatura do cartão de crédito ou será debitado da sua conta bancária.

O período de cobrança pode ser mensal, trimestral, semestral, anual, por exemplo, e o valor é sempre o mesmo que foi acordado inicialmente.

O que é a plataforma de pagamento recorrente?

Já a plataforma de pagamento recorrente é um serviço fornecido por empresas que focam em transações financeiras. Essa plataforma de cobranças permite receber pagamento recorrente e administrar as assinaturas.

Ela pode ser de dois tipos:

  • API: nesse caso, a plataforma é integrada ao site da sua empresa, permitindo o pagamento online diretamente na plataforma;
  • Plataforma de gestão: nesse caso, o cliente final não tem acesso e é mais utilizado pelo empresário para gestão.

Receber pagamento recorrente é melhor que parcelamento?

Sim, pois o pagamento parcelado é um valor único dividido por meses ou até anos. Nisso, consome o limite total da fatura de maneira mais severa. Além disso, não há um produto/serviço sendo entregue todo mês.

Enquanto isso, receber pagamento recorrente é bom para a empresa e o cliente:

  • Para a empresa, diminui a taxa de inadimplência, permite previsibilidade financeira e torna a cobrança mais prática;
  • Para o cliente, não consome o limite total, a cobrança é automática e pode cancelar a qualquer momento.

Aliás, são as vantagens que o cliente recebe que nos interessa agora!

Vantagens de uma plataforma de pagamento recorrente para fidelizar clientes

Basicamente, duas palavras definem a plataforma de pagamento online com recorrência: praticidade e facilidade. Os benefícios desta plataforma de cobranças são claros para a empresa, assim como também são para o cliente.

O que o cliente ganha com a cobrança recorrente?

1° Sem risco de atrasos no pagamento

Com uma plataforma de cobranças pela empresa, assim como a presença de notificações automáticas pela mesma, menor a chance de inadimplência. A cobrança é automática, então não há risco de o cliente esquecer.

E com a notificação automática, o cliente ainda recebe um aviso de que está chegando a data da cobrança, que pode ser por e-mail, WhatsApp ou SMS.

2° Fácil controle financeiro

Assim como a empresa tem maior previsibilidade financeira, a cobrança recorrente permite que o cliente tenha controle financeiro. Afinal, a cobrança é feita todo mês num certo dia, sendo sempre o mesmo valor.

Com essa constância da cobrança, é mais fácil dele se organizar financeiramente todo mês.

3° Não ocupa o limite do cartão de crédito do cliente

No caso de pagamento recorrente com cartão de crédito, surge a vantagem que o parcelamento não tem: não ocupa o limite total do cartão. Como dito antes, o parcelamento é um valor único que é cobrado de uma vez, de forma parcelada.

Enquanto isso, o pagamento recorrente cobra por mês, com o valor só surgindo na fatura numa data específica. Por exemplo, todo dia 20 o valor é cobrado, não surgindo antes dessa data.

4° Traz um cancelamento fácil

O cliente não precisa se preocupar com dificuldades no cancelamento: basta acessar a plataforma de pagamento recorrente e solicitar. Ao fazer isso, o valor para de ser cobrado na fatura ou conta bancária.

Isso é importante para fidelização de clientes, pois existir uma dificuldade no cancelamento pode levar eles a nunca mais negociarem com você. Pior, pode conduzir eles a fazerem publicidade negativa.

5° Não é necessária renovação manual todo mês

Não se faz necessário que o cliente vá até à plataforma de pagamento online renovar sua assinatura, isso é feito de maneira automática. Todo mês, no modelo de assinatura ou plano, o produto/serviço é renovado.

Dessa forma, o cliente ganha em praticidade. Além disso, com essa renovação automática, são maiores as chances de ele permanecer pagando pelo produto/serviço!

Como implantar o pagamento recorrente na sua empresa?

Para garantir a fidelização de clientes, é importante contar com uma plataforma de cobranças. Contudo, não deve ser apenas isso, mas sim uma plataforma completa para gestão dos clientes. Nesse caso, você pode contar com o cel_cash, assim você terá em uma plataforma:

  • Gestão de clientes e cobranças;
  • Contrato digital gratuito;
  • Notificações personalizadas para o cliente;
  • Relatórios sobre as cobranças!

É possível ter uma plataforma de pagamento recorrente ótima e completa, com todos os recursos que são necessários para isso. Cadastre-se abaixo e receba o contato com um de nossos especialistas!

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time