Techfin: o que é e como funciona esse modelo de empresa?

Compartilhar

|

Techfin é uma empresa de tecnologia que oferece otimização de rotinas financeiras para outras empresas. Vem comigo que vou te explicar tudo sobre Techfin!

Techfin é um termo novo e que ainda causa um pouco de confusão com outra expressão, similar e bem badalada: fintech. Neste post, falaremos sobre a sua definição e as diferenças que existem entre ambos os modelos de serviço.

Responderemos também quais são as principais funções de uma techfin para manter a vida saudável de uma empresa.

Destacamos as 07 vantagens que uma empresa adquire ao aderir a uma techfin e analisamos a importância da redução de erros que acontecem na sua gestão dentro de uma organização.

E então, vamos conferir?

O que é uma techfin?

Uma techfin é uma empresa, obrigatoriamente de base tecnológica, que oferece às outras empresas serviços financeiros personalizados, integrados e inovadores, visando facilitar as rotinas financeiras de segmentos diversos.

Ela é uma aliada essencial que nenhuma entidade jurídica pode mais privar-se de ter, independentemente do ramo de negócio que desenvolva, como saúde, varejo e educação.

Uma techfin tem o poder de tornar uma organização mais eficiente, produtiva e competitiva no acirrado mercado atual porque fornece soluções financeiras que dão suporte aos negócios.

De uma forma simplificada, uma techfin reúne todos os aparatos financeiros e tecnológicos capazes de agilizar, modernizar e desenvolver um dos setores vitais e que é a base de grandes tomadas de decisões numa empresa: o financeiro.

Ou seja, as techfins facilitam toda a gestão financeira e otimizam o desempenho dos demais setores da organização.

O nome “techfin” foi criado por Jack Ma, o fundador do grupo Alibaba. O objetivo foi dar nome às empresas de base tecnológica que oferecem serviços inovadores de produtos financeiros ligados às inteligentes plataformas tecnológicas de soluções digitais.

Seus serviços atendem tanto a empresas do setor financeiro, além do modelo B2B (Business to Business) quanto empresas de todos os outros segmentos.

Quais as principais diferenças entre techfin e fintech?

As principais diferenças entre empresas techfin e fintech estão no público que atendem, na área de atuação e nos serviços oferecidos por ambos os modelos.

Uma techfin atende outra empresa, podendo ser um banco ou outro tipo de negócio.

Ela é personalizada, facilita a gestão da empresa e oferece serviços investidos em tecnologia e inovação que trazem praticidade e impulsionam os negócios financeiros e os demais setores da empresa.

As techfins são investidas de tecnologia, infraestrutura e modernidade, o que facilita a gestão de outras empresas com o objetivo de alavancar o negócio e atrair mais clientes, satisfazendo-os com praticidade e comodidade.

Afinal de contas, estamos em constante evolução de um sistema tradicional para o digital.

Já uma fintech é uma startup de serviços financeiros que atende também um cliente final.

Elas têm foco no mercado financeiro e também possuem base tecnológica, mas contam com sistema convencional e não atuam na gestão da empresa.

As fintechs usam da tecnologia que possuem para criar soluções financeiras. Como por exemplo abrir uma conta digital para movimentação bancária, emitir cartão pré-pago, entre outros.

Ou seja, elas mantêm seu foco na experiência do usuário. Inclusive existem grandes marcas de fintechs que ganharam popularidade nos últimos anos, como: Nubank, PicPay, Banco Inter e Guiabolso.

Quais são as funções de uma techfin?

Levar mais eficiência para as operações financeiras

Uma techfin lida com as operações monetárias de forma ágil e eficaz.

Seu sistema integrado ao ERP da empresa acessa e monitora, com precisão, os indicadores financeiros de toda organização. Uma espécie de otimização de resultados que gestores amadores não possuem.

Dessa forma, todo o processo para executar operações como aplicações e empréstimos bancários é feito de forma automática, sem a necessidade de montagens e envio de planilhas para aprovação.

Bem diferente dos métodos de rotinas bancárias convencionais, que, por sinal, são bem burocráticos. Só quem já utilizou diretamente esse serviço tradicional sabe como é!

Uma techfin busca associar-se às instituições financeiras convencionais. Ela atua como uma espécie de elo para garantir à empresa que a contratou muita eficiência nas operações financeiras que oferece.

As operações financeiras são bem sucedidas também através da gestão das formas de pagamento dos seus usuários, que são aprimoradas por meio das plataformas que utilizam.

São plataformas inteligentes que realizam a gestão de cobranças e recebimentos, permitindo às empresas concentrar e automatizar os seus recebimentos, sejam eles avulsos ou recorrentes, monitorando e mantendo, assim, atualizados os seus indicadores financeiros.

As techfins tornam possível a visualização das notas fiscais da carteira de longo prazo, que estão em aberto e a empresa seleciona quais quer antecipar. Em seguida, toda a contabilização é feita de modo automático no sistema ERP da organização.

Operações financeiras realizadas pelo colaborador da empresa, como empréstimo consignado privado, também podem ser feitas com menos burocracia, desde a criação do contrato até a averbação dos descontos na folha de pagamento.

Inclusive, folhas de pagamento de funcionários também são feitas por uma techfin. Elas automatizam, com eficácia, todos os processos por parcerias com seguros e empréstimos.

Gerar mais produtividade

Uma techfin é capaz de gerar mais produtividade em qualquer tipo de negócio, por meio dos processos simplificados e específicos que oferecem. Ela alinha a rotina de produção e o planejamento estratégico, em prol da melhor entrega.

Independentemente do porte da empresa, da atividade realizada e da forma jurídica que possui, seja a empresa do setor primário ao quinário, ela potencializa o desempenho dos seus sistemas e processos.

Por meio da otimização da gestão, é possível aumentar a rentabilidade e até mesmo dobrar a produtividade de forma contínua, melhorando, assim, os resultados em um curto espaço de tempo.

índice de vendas pode ser aumentado através do aumento do capital de giro que acontece por meio da concessão facilitada de créditos como empréstimos e antecipação de recebíveis.

Na antecipação de recebíveis, limites e taxas são menores e mais vantajosos em relação às outras linhas de crédito, oferecidas pelo método convencional das instituições bancárias. O que colabora para a redução de custos.

Investimentos em bens, mercadorias, matéria-primas, infraestrutura, máquinas, equipamentos e serviços podem ser feitos tornando a empresa bem-sucedida em suas atividades econômicas.

Techfins parcelam e prorrogam as melhores condições de pagamento da empresa aos seus fornecedores, diminuindo, assim, os riscos de inadimplências, promovendo o bom relacionamento com eles e garantindo dinheiro em caixa. Tudo atualizado no ERP.

O crescimento das vendas também ocorre por meio da oferta aos consumidores de linhas de crédito e pagamentos facilitados e personalizados, conforme o perfil de cada um.

Por meio de link de pagamento pessoal, gerado pela empresa, por exemplo, uma techfin reduz o risco de cancelamentos de compras, inadimplências e ainda fideliza o cliente.

As techfins geram fertilidade ao setor que desenvolvem porque têm a capacidade não somente de diagnosticar a saúde financeira da empresa, mas de definir as melhores práticas reduzindo o tempo e custos desnecessários e otimizando a produtividade.

Ampliar a versatilidade dos serviços financeiros

Uma techfin possui serviços versáteis com soluções inovadoras, inteligentes e personalizadas conforme o perfil de cada negócio.

Por meio dos seus serviços, gestores conseguem acompanhar o fluxo de caixa da empresa em tempo real, habilitando uma revisão criteriosa desse fluxo, a qualquer tempo.

Simulações de cenários financeiros hipotéticos, projeções de receitas e despesas podem ser feitas em sua plataforma, possibilitando o planejamento de ações com antecedência.

De forma integrada ao ERP da empresa, uma techfin permite uma consulta detalhada de todos os lançamentos e dos indicadores de performance da organização.

Gráficos e relatórios intuitivos são gerados e podem ser exportados de forma rápida e segura, simplificando, assim, todas as operações, sem precisar implantar um novo sistema.

Ela faz a gestão de todos os recebíveis, que podem ser antecipados, inclusive os de longo prazo, gerando, assim, mais capital de giro para a empresa.

As inadimplências são solucionadas por meio de cobranças recorrentes de pagamentos,

principalmente em negócios que envolvam assinaturas, oferecendo alternativas de pagamento das faturas em atraso.

Os pagamentos automatizados vão além do cartão de crédito, também podem ser feitos via débito em contaboleto bancário e Pix, que é a grande novidade para as empresas.

É possível até enviar o link de pagamento por e-mail ou Whatsapp e receber diretamente dos clientes de forma bem simples e rápida. Basta cadastrar na plataforma os dados do cliente e da cobrança para receber com muita praticidade.

Essa facilidade se dá também por meio de maquininhas com gestão integrada ao PDV da empresa, o que possibilita o controle de todas as transações financeiras efetuadas por meio dela.

E, para viabilizar todo esse fluxo financeiro, uma techfin facilita a adesão a uma conta digital completa, que permite à organização realizar todas as operações financeiras de que necessita, como o pagamento de contas, Pix, TED, recarga e muito mais.

Suas operações de pagamentos são dotadas de múltiplos adquirentes e bandeiras de cartões, pagamentos e carteiras digitais, tornando as operações mais versáteis.

Tem crescido muito o número de diversas instituições, como escolas e academias, que utilizam cobranças recorrentes no cartão de crédito e Pix, que são práticas de pagamento eficazes na redução de atrasos e inadimplências.

Portanto, uma techfin pode atuar na automatização de atividades que possuem fluxo mensal de pagamentos. Dentro da própria plataforma, são disponibilizados os métodos de pagamentos que ela oferece.

Imagine tal praticidade na sua empresa! Permita-se desenhar novas metas e objetivos a partir da previsibilidade financeira que existe ao usar ferramentas tecnológicas de uma techfin.

Quais são as principais vantagens de usar uma techfin?

Existem muitas vantagens para usar uma techfin em uma empresa, independentemente do tamanho do negócio, principalmente pelo fato de que a inexperiência em gestão de planejamento financeiro, o despreparo e a falta de controle nesse tipo de gestão tem traçado um caminho de estagnação e decadência de muitos estabelecimentos.

Muitos profissionais até têm alcançado alguns bons resultados nas empresas que administram, possibilitando a estas instituições darem os primeiros passos inteligentes rumo ao sucesso. Mas vale atentar que o caminho do sucesso de uma empresa sustenta-se sobre alguns pilares e um deles é o budget (orçamento), que, se estiver no vermelho, é sinal de alerta para que sua empresa conte com uma techfin!

E não importa o modelo de negócio. Uma techfin respeita o propósito de cada empresa e captura valores de forma inteligente para alavancar o seu negócio.

Seja modelo “Business to consumer”; “Direct to consumer”; “Business to business”; “Peer to peer”; Franquia, Assinatura, Fremium, Isca e anzol, Negócios sociais, “Software as a service”; Marketplace ou Plataforma multilateral.

Tendo estas informações como base, separamos as 07 principais vantagens que existem para usar uma techfin na sua empresa. Vale muito a pena conferir!

Redução do tempo de resposta

Análises e processos bancários são mais ágeis e seguros com uma techfin. Requisições financeiras são facilitadas em um menor tempo de espera, porque elas fornecem todo o front-end de serviços financeiros necessários, ao contrário do sistema convencional que exige dados e planilhas, é bastante burocrático e torna os processos mais longos e demorados.

Essa redução do tempo de resposta acontece em função do sistema versátil que as techfins possuem baseado na gestão, na coleta e no processamento de dados de clientes que mantêm-se sempre atualizados.

Mais competitividade

Uma empresa que possui uma techfin torna-se muito mais competitiva no mercado em que está inserida.

Porque ela entrega resultados relevantes para seus consumidores, em relação aos seus concorrentes, o que lhes permite renovar a sua imagem.

Techfins proporcionam maiores volumes de vendas, através de opções diversas de pagamentos com muita praticidade, comodidade e satisfação.

Elas proporcionam uma melhor reputação da empresa e sua marca diante da sociedade, compreendendo a sua real posição no mercado.

Todas essas qualidades colaboram para que a empresa otimize seus investimentos, promovendo o seu desenvolvimento e usufruindo de muitas vantagens competitivas.

Segurança

As techfins são super seguras.

Dados de clientes são preservados e todas as transações financeiras são checadas automaticamente para evitar falhas comuns em processos de checagem manuais e fraudes.

Sua segurança chega ao mesmo nível que possuem as organizações do mercado financeiro de ações.

Toda essa segurança é possível através da mega infraestrutura tecnológica e inovadora que foi totalmente adaptada para lidar exclusivamente com dados e operações financeiras de forma sigilosa e personalizada.

Afinal de contas, as techfins também prestam serviços para instituições bancárias, daí a experiência neste quesito.

Precisão de dados

Uma techfin é constante na coleta e no registro de dados dentro do sistema ERP.

Techfins, além de coletarem dados, geram relatórios e dashboards personalizados, conforme a experiência de cada usuário.

Os relatórios reúnem dados financeiros e contábeis importantíssimos, como recebíveis, vendas, produtividade, que ajudam a mensurar os resultados obtidos pela empresa naquele período e a tomar as melhores decisões.

Uma techfin também identifica e coleta outros dados cruciais sobre os clientes, como as necessidades financeiras que possuem e o seu comportamento econômico.

Escalabilidade

A escalabilidade é a capacidade que as empresas possuem para alcançar um bom desempenho.

E esse processo é facilitado por meio de uma techfin, que também objetiva fazer qualquer negócio decolar, mantendo-o constante e com possibilidades de crescimento.

Isso pode também significar demandas maiores, porém baseadas em metas e resultados traçados e alcançados com eficiência.

Toda a organização deve acompanhar o seu crescimento com qualidade, segurança e estabilidade.

Integração

Uma techfin integra toda a empresa.

Suas plataformas inteligentes, tecnológicas e modernas utilizam módulos integrados, que são essenciais para consolidar dados.

Eles interagem, de forma remota, processos, finanças, cadeia de suprimentos, RH, vendas, gestão de estoques da organização em um único sistema e que podem ser visualizados de diversas perspectivas.

Isso amplia a gama de soluções financeiras da empresa, tornando possível a terceirização das cobranças, que é uma aliada na antecipação de recebíveis e na redução das inadimplências.

Mais eficiência

Uma techfin planeja e controla o uso de todos os recursos da organização.

Ela alcança metas com o mínimo de perdas, desperdícios e custos desnecessários. Permitindo à empresa aproveitar ao máximo os recursos que possui.

Uma techfin estrutura uma sequência lógica e sistemática nas atividades desempenhadas por cada setor da empresa.

Ela visa pelas melhores ferramentas tecnológicas, modernas e automatizadas que potencializam o trabalho dos colaboradores e dos setores da organização.

E uma boa gestão, com planejamento, é capaz de alcançar resultados efetivos.

Redução de erros

Uma techfin reduz erros através da personalização dos seus serviços

Os serviços que as techfns oferecem adaptam-se às necessidades de cada empresa de forma personalizada, conforme as suas características, possibilitando, assim, a redução das margens de erros.

Dessa forma, a empresa torna-se mais produtiva e sua gestão mais eficiente. Porque elas possuem um sistema robusto e flexível que se adapta às necessidades de cada operação.

Imobiliárias e corretoras de imóveis, por exemplo, já podem usufruir de sites personalizados e sistemas de gestão integrados pensados com muito cuidado para atender exclusivamente às suas necessidades específicas sobre imóveis.

Redução de erros

Dados minuciosos, precisos e atualizados garantem uma análise mais rica e atualizada para a concessão de muitos benefícios. Eles geram soluções para a organização.

Nas soluções de crédito, a precisão é feita através da riqueza que existe nos dados que trafegam pelo sistema ERP e nos demais sistemas integrados, como vimos anteriormente.

Nas soluções de tecnologia, a precisão de dados promove uma melhor experiência dos usuários no manuseio das plataformas tecnológicas oferecidas pelas techfins.

cel_cash é o futuro em techfin para a sua empresa

Nos últimos anos, a cel_cash vem trilhando o caminho de uma techfin de sucesso no mercado, em função da sua expertise de dados e do arsenal tecnológico e financeiro que possui.

cel_cash é uma startup que já é referência como base tecnológica e financeira para muitas empresas que utilizam dos seus serviços de gestão e soluções financeiras bem aprimoradas.

Ela oferece serviços específicos de uma techfin, como relatórios, dashboards, contratos, gestão de clientes e cobranças, conta digital, dentre outros que facilitam a gestão financeira de empresas e suas rotinas bancárias.

Sua empresa já se deparou com uma fraude? Pois bem, além de moderna, a cel_cash é hiper segura. O setor de segurança evita fraudes através da análise e do monitoramento das transações, que são feitas de forma automática e em tempo real.

Os serviços da cel_cash reduzem custos e simplificam processos porque são inovadores e modernos. Ela é o futuro em techfin que faz qualquer negócio decolar.

Um dos maiores desafios enfrentados pelos empresários no Brasil hoje, incluindo pequenos e médios negócios, é a falta de gestão e de previsibilidade financeira. E sabe quais são as consequências?

Falência! O alto índice de inadimplências, a diminuição da produtividade, a burocracia na concessão de créditos, o orçamento no vermelho… até chegar no fim inevitável.

Gerir a saúde financeira da sua empresa através da gestão dos seus clientes e dos pagamentos realizados por eles é uma necessidade vital que não pode mais ser negligenciada.

Por meio de plataformas tecnológicas inteligentes, como da cel_cash, é possível realizar toda a automação e gestão do seu negócio, permitindo ser acompanhado de perto e em tempo real todo o seu crescimento.

A cel_cash é o futuro em techfin que torna qualquer empresa mais produtiva, competitiva e com menos perdas em inadimplências.

Ela tem foco em pagamento recorrente de cobranças mensais e que não consomem o limite do cartão de crédito do consumidor, como ocorre no parcelamento. Dentre muitas opções de pagamentos, essa é um grande diferencial que fideliza seus clientes.

E clientes fidelizados diminuem também os riscos de cancelamentos de compras. Gerando, assim, a previsibilidade financeira que todo empresário precisa para traçar seu plano de ação.

E mais: todas essas vantagens promovem a sua empresa diante do mercado, pois clientes satisfeitos no pós-vendas, por meio de facilidades de pagamento, ainda evangelizam os seus produtos ou serviços.

Por isso, não deixe essa praticidade digital para depois!

Atualize a forma de pagamento da sua empresa com a cel_cashela é a solução para a gestão e a automação financeira da sua empresa. Aproveite!

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time