Como administrar o dinheiro da barbearia? Confira já!

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O controle financeiro é uma das principais atividades de uma empresa, de qualquer segmento. Com as barbearias isso não é diferente e fazer a administração dos valores de forma bem feita pode ser o diferencial do negócio. Agora uma dúvida muito frequente é como administrar o dinheiro da barbearia?

É muito importante saber detalhadamente sobre isso e ter a saúde financeira da barbearia positiva. Principalmente se, no seu modelo de negócio, for preciso pagar comissões para só depois acertar todas as contas da empresa.

Foi pensando justamente sobre isso que preparamos esse post. Vamos te mostrar as melhores práticas de como administrar o dinheiro da barbearia e também dar dicas que podem fazer total diferença nos resultados dos trabalhos realizados no dia a dia da sua empresa. Confira!

Quais os maiores desafios em administrar uma barbearia?

Para que o seu negócio tenha sucesso é preciso saber mais do que somente como administrar o dinheiro da barbearia. Afinal, você tem que estar preparado para gerir toda a empresa e o que está envolvido com ela.

Para que você facilite o trabalho e tenha uma chance maior de dar certo existem alguns pontos que podem ser trabalhados. Uma vez que bem feitos, os retornos podem ser maiores e melhores. São eles:

Vamos detalhar mais cada um desses pontos apresentados para que fique mais fácil de entender as suas particularidades.

Mercado Amplo

Existem barbearias de diversos modelos, desde as mais tradicionais, básicas, até as mais robustas, tecnológicas e com uma estética bem moderna. Se você já definiu o seu modelo de negócio e hora de explorar o mercado, que é amplo e cheio de oportunidades para acrescentar serviços lucrativos à sua empresa.

Uma boa prática é estudar os concorrentes e ofertar serviços mais diferenciados do que eles oferecem. Isso vale também para o conceito da sua barbearia. Se na sua região existem outras com aspecto mais moderno, você pode apostar em uma mais clássica.

Ou até mesmo criar um ambiente com vários serviços como bar, estúdio de tatuagem, cabeleireiro, loja de produtos para a barba. O importante é criar uma identidade própria, com diferenciais e se destacar dos concorrentes.

Retenção de clientes

Os clientes são umas das principais peças para a sobrevivência de um negócio e reter eles é muito importante. Nas barbearias é fundamental, até porque, eles irão precisar voltar de tempos em tempos.

Tenha estratégias bem definidas para atrair e manter os clientes. Uma boa opção é criar um clube de benefícios, onde o cliente soma pontos ou ganha serviços gratuitos à medida que vai completando um determinado número de vezes algum serviço comprado na barbearia.

Com a ajuda de um bom software de cobranças é possível até criar um sistema de assinatura com a opção de pagamento recorrentes, assim como os serviços de streaming como Netflix ou Amazon.

Encontrar produtos e parceiros de qualidade

Ter sempre produtos de qualidade para atender as necessidades dos clientes é muito importante. Para isso é preciso gerenciar bem o estoque e sempre renovar na medida do necessário.

Outra vantagem de gerir o estoque constantemente é o aumento do fluxo de compra com os parceiros, podendo assim, ter um poder maior de negociação de acordo com a demanda. Por isso é muito importante trabalhar com parceiros confiáveis e produtos de qualidade.

Organizar o financeiro

Se fossemos comparar uma barbearia com um sistema de um corpo humano, o financeiro seria coração. Por isso é muito importante ter ele organizado, para funcionar sem nenhum problema.

Uma boa forma de como administrar o dinheiro da barbearia e manter o financeiro alinhado é investir em uma plataforma de gestão que oferece serviços de cobrança e recebimento. Além de geração de relatórios, gráficos e oportunidade de acompanhamento em tempo real.

Como destacar a sua barbearia no cenário?

Existem diversas barbearias e muitas delas estão em operação há vários anos. Dependendo do local, em uma mesma rua podem ter várias, das mais tradicionais até as mais modernas.

É muito importante destacar a sua e não ser apenas mais uma em meio a diversas outras. Para isso, existem algumas dicas que ajudam a criar diferenciais que podem servir de atrativo para chamar a atenção e conquistar os clientes.

Valorize o atendimento

Todas as pessoas gostam de receber um bom atendimento. Porém, nem sempre isso acontece.

Preze por isso na sua barbearia e com certeza terá um retorno positivo dos clientes.

Trate as pessoas com simpatia, tenha um ambiente agradável e ouça o cliente. Muitas vezes, pontos de vista diferentes nos mostram algumas falhas que não percebemos, dessa maneira, você conseguirá converter mais críticas em benefícios e aprenda para que elas não continuem acontecendo.

Treine sua equipe

A melhor maneira de oferecer um bom serviço e um bom atendimento é ter uma equipe treinada. Invista em treinamentos para toda a equipe. Ainda que tenham funções diferentes, cada um é muito importante para o bom funcionamento da barbearia de forma geral.

Esteja atento às tendências

Quando se trabalha com beleza e estética é muito importante ficar sempre atento às tendências de cada momento. Muitas pessoas querem ter um estilo de barba parecido com algum ator de um filme atual, ou um corte que viralizou na internet.

É preciso ficar ligado nas novidades e sempre que ver uma tendência se preparar para ela. Isso pode acontecer tanto com estilo de corte, modelo, coloração, até decoração do ambiente, tipos de serviços oferecidos, produtos disponíveis e muito mais.

Aposte em um bom marketing

A velha máxima: “A propaganda é a alma do negócio” faz sentido e deve ser colocada em prática diariamente, principalmente em tempos de internet e redes sociais. É preciso apostar em um bom marketing, físico e online.

Como a barbearia funciona em um ponto comercial de atendimento, faça panfletos, cartazes, letreiros e divulgue pelo bairro e proximidades. Na internet o poder de alcance pode ser maior e mais amplo. Crie perfis em redes sociais como Facebook, Instagram e TikTok e poste conteúdos constantemente mostrando os trabalhos realizados.

Mantenha o foco no cliente

Lembre-se que o cliente é uma das principais fontes de renda da sua empresa e deve estar sempre no foco dos trabalhos. Sempre que atender um procure saber se correu tudo bem, se pode melhorar em algo, se ele tem alguma sugestão para os próximos atendimentos.

Um cliente satisfeito é uma ótima fonte de divulgação para a sua barbearia e se gosta do seu trabalho com certeza irá indicar para amigos e parentes.

Como administrar o dinheiro da barbearia?

Uma dúvida muito comum é como administrar o dinheiro da barbearia. Apesar de ser uma questão recorrente, saber lidar com isso é extremamente importante para a sobrevivência do negócio e os lucros.

Tenha controle total sobre seus gastos e lucro

Um dos principais pontos de como administrar o dinheiro da barbearia é ter o controle sobre todas as movimentações dela, lucros e gastos. Ter muito dinheiro entrando não é sinal de que a empresa esteja faturando e isso só será possível saber fazendo o balanceamento dos gastos e o controle do caixa.

Tudo isso pode ser feito de forma manual, porém, existem sistemas de gestão que fazem todo o trabalho de forma rápida e simples. Com eles fica mais fácil acompanhar e ter o controle de tudo o que acontece com o dinheiro da sua barbearia.

Mantenha relatórios atualizados sobre suas vendas

Ter relatórios atualizados sobre as movimentações financeiras da sua empresa é a melhor forma de acompanhar tudo o que está acontecendo nela. Assim como administrar o dinheiro da barbearia é importante, tudo o que acontece com ele diariamente também é fundamental.

Além disso, com relatórios atualizados fica muito mais fácil identificar erros, tomar medidas emergenciais, fazer investimentos e outras melhorias que dependam de dinheiro. Eles também podem ser facilmente criados com um sistema de gestão.

Tenha um bom planejamento financeiro

É muito importante fechar as contas no positivo no final de cada mês. Para isso, é fundamental ter um bom planejamento financeiro e pesquisar a precificação dos serviços ou produtos que serão oferecidos.

Qualquer gasto, por menor que ele seja, deve entrar nessa conta. Os preços precisam ser definidos visando uma margem de lucro que proporcione o funcionamento da barbearia. É preciso levar em consideração o trabalho despendido em si e outros fatores que propiciam o funcionamento do local como:

  • Conta de luz;
  • Conta de água;
  • Materiais de limpeza;
  • Materiais de escritório;
  • Capital inicial investido;
  • Materiais para o desenvolvimento do trabalho;
  • Decoração, entre outros.

Tenha uma reserva de emergência

Imprevistos podem acontecer e se for esse o caso é bom que você e a sua barbearia estejam preparados. Para isso, financeiramente falando, é fundamental criar e manter uma reserva de emergência.

Ela servirá para suprir gastos em momentos imprevistos, planejar melhorias e expansão do negócio, comprar novos equipamentos ou produtos para o estoque. A reserva de emergência também pode ser a salvação para suprir o caixa da sua barbearia em períodos de pouco movimento.

Aposte em tecnologia de pagamento

Independente se sua barbearia for no estilo clássico ou moderno, contar com um sistema de pagamento é fundamental para o bom funcionamento dela. Além de trazer facilidade e agilidade nas tarefas do dia a dia, ele automatiza diversas funções, gerando economia e uma alta taxa de assertividade.

Além disso, um bom sistema de gestão oferece uma gama de ferramentas para a sua barbearia. Também otimiza processos e ajuda na tomada de decisões financeiras ou que envolvam algum tipo de investimento.

cel_cash é a solução para a sua barbearia

Quando o assunto é sistema de gestão financeira para barbearia, o cel_cash é a melhor opção do mercado e oferece soluções que ajudam muito o seu negócio.

Com o sistema de cobranças do cel_cash é possível aceitar pagamentos de diversas formas, como por cartões de crédito e débito, pix, boleto, transferência e cobrança recorrente, que é uma ótima opção de fidelização dos clientes.

Com o cel_cash também é possível cadastrar clientes, ter acesso fácil às informações, além de controle financeiro, acesso ao histórico de forma rápida, administração e gerenciamento de fluxo de caixa, geração de análises e relatórios, e muito outros.

E não pense que um sistema completo e com diversas funcionalidades é difícil de usar, pelo contrário. Tudo é muito intuitivo e simples, tudo pensado como forma de gerar facilidade para os usuários, a empresa e os cliente.

Neste post falamos sobre como administrar o dinheiro da sua barbearia. Ter tudo sob controle facilita a operação no dia a dia e também aumenta as chances de sucesso para a sua empresa.

Uma ótima maneira de fazer isso é implantando um sistema de gestão eficiente e que oferece uma gama de facilidades que realmente fazem a diferença para a sua barbearia. Fazendo tudo corretamente as chances de sucessos são muito maiores e podem acontecer de forma natural.

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