Como proteger seu CPF?

Compartilhar

|

Proteger o seu CPF é muito importante, principalmente se levar em consideração que este é um dos documentos mais importantes, e justamente por isso golpistas tentam ter acesso a numeração estabelecida com o intuito de aplicar golpes.

Receber insistentes ligações de números desconhecidos durante o dia não é uma situação nada agradável, mas infelizmente é comum. Além do incômodo causado, elas podem indicar que o seu CPF foi fraudado.

Por essa e outras razões é necessário estar em alerta, principalmente em alguns hábitos do dia a dia. Confira seis cuidados que devem ser inseridos na sua rotina para diminuir as chances de você ser vítima de uma fraude.

Como evitar fraudes no CPF

Mantenha seus documentos por perto

Esteja sempre com seus documentos em mãos ao sair de casa. Por exemplo: sempre que estiver no caixa de algum estabelecimento, não deixe que o lojista leve o seu documento para longe de você.

Essa é uma das formas que golpistas utilizam para clonar o número do seu CPF. Agora você já sabe, documentos sempre pertinho de você.

Atente-se aos testes online

Os testes online podem ser divertidos, mas eles também podem ser perigosos. Isso porque certos games armazenam seus dados de forma indevida. A dica é não cair em tentação e escolher aqueles que mais parecem confiáveis e que não solicitem seus dados.

Faça compra em sites seguros

Antes de realizar qualquer compra online, verifique a confiabilidade do site em que está navegando. Pesquise a reputação da empresa no Reclame Aqui e verifique se a página possui o símbolo de cadeado ao lado esquerdo da URL.

Descarte documentos e cartões da forma correta

Antes de jogar as suas contas antigas, cartões vencidos e documentos velhos, rasgue ou corte-os em muitos pedaços, de preferência pequenos, para evitar que eles caiam nas mãos de golpistas.

Fique atento aos e-mails de alerta

Apesar de ser bastante comum receber e-mails em tom de alerta sobre uma dívida nova ou a inclusão do nome em órgãos de proteção de crédito, é necessário estar atento e sempre verificar quem é o remetente do e-mail.

A dica é: recebeu um e-mail de cobrança? Entre em contato com a instituição na qual você tem relacionamento para saber se ela é oficial.

Não clique em links de SMS

Golpistas costumam enviar mensagens via SMS com conteúdos de prêmios ou sorteios, mas na verdade isso é apenas uma forma de ter acesso aos seus dados. Os fraudadores informam que você ganhou um prêmio e pedem para que você clique no link para saber mais.

Após clicar no link, os golpistas podem ter acesso às suas informações e até mesmo clonar seu número de celular.

Monitore o seu CPF

Com a Foregon, você tem a opção de monitorar o seu CPF diariamente! Para utilizar a ferramenta, basta fazer o cadastro gratuito e pronto. Fácil, não é? Assim que finalizado, você receberá, por e-mail e SMS, quais empresas consultaram o seu CPF e também se houve inclusão ou exclusão de dívidas em seu nome.

Com o CPF Protegido você pode ficar de olho em tudo o que acontece com o seu nome e garantir ainda mais segurança para sua vida, diminuindo o risco de golpes e fraudes serem aplicadas.

“Na Foregon o serviço é totalmente gratuito. Acreditamos que é de extrema relevância, em tempos de pix, open finance e aumento do volume de fraudes em geral, que impacta principalmente aqueles mais sensíveis economicamente” completa Gustavo Marquini – CEO da Foregon.

É importante frisar que todas as informações fornecidas para a Foregon são criptografadas e passam por uma auditoria, monitoramento ativo e bloqueio de quaisquer tentativas de acessos indevidos ou outras ameaças.

Golpes que podem ser aplicados com o número do CPF

Conheça os principais golpes que podem ser aplicados a partir do número do CPF.

Obtenção de crédito

A obtenção de crédito é uma das fraudes mais comuns aplicadas por golpistas utilizando o número do CPF. Nesse caso, o indivíduo solicita altas quantias de dinheiro que não tem a intenção de pagar, ou seja, a vítima fica com o nome sujo.

Contratação de serviços

Em grande parte dos casos, o fraudador que obtém o número do documento de determinada pessoa cria uma identidade falsa completa. Como essa nova ID criada, é possível contratar os mais diversos serviços financeiros.

Emissão de cartão de crédito

Seguindo a mesma linha de raciocínio dos tópicos anteriores, a emissão de cartão de crédito também é um golpe popular. Isso porque a vítima não fica sabendo tão cedo da emissão e, enquanto ela não percebe a fraude, as aquisições vão se acumulando.

Sobre a Foregon

A Foregon é uma fintech com sede em Presidente Prudente, interior de São Paulo, que tem como propósito auxiliar seus usuários a encontrarem o produto financeiro mais adequado ao seu perfil.

Ao solicitar um cartão de crédito ou uma conta digital no marketplace da Foregon, o cliente é redirecionado para a página do banco responsável pelo produto, para preencher a sua proposta, que será analisada única e exclusivamente por ele.

São mais de 600 opções de produtos financeiros, com suas características, para você comparar e escolher o que melhor atende às suas necessidades.

Com a Foregon, você também descobre qual é o seu score de crédito e as suas chances de aprovação em um produto financeiro.

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time