Compensação bancária: tipos e quanto tempo leva para cair!

Compartilhar

|

Saiba quais são as melhores transações que te proporcionam menos tempo de compensação bancária para o seu negócio! Ganhe tempo e otimize seus lucros!

Eu aposto que você já demorou pra receber um pagamento por aí, né? Ou até como cliente mesmo, você deve ter conhecido alguém que passou dias pra ter um produto em mãos, porque o valor ainda não tinha caído na conta da empresa.

Isso é algo comum, a depender da forma de pagamento que você escolher.

Existem modalidades que demoram uns dias para serem compensadas e outras que caem na conta da empresa rapidinho. Com isso, nem o empreendedor e nem o cliente não têm dor de cabeça.

Quando você tem um negócio, a compensação bancária deve ser levada em consideração. Não só para a saúde financeira da sua empresa, mas também para o bem-estar do seu cliente.

O que é compensação bancária?

Compensação bancária é o tempo em que o dinheiro que foi depositado ou transferido vai levar pra cair na conta da empresa, independente de seu modo, sendo esta corrente ou poupança.

Essa compensação afeta o repasse dos valores que são enviados para conta de determinada empresa, pois algumas modalidades demoram.

Saiba também: o que é ordem de pagamento?

Como funciona a compensação bancária?

Antes da confirmação, a compensação bancária passa por uma análise do banco. O banco extinto tem um prazo de compensação para saber se os dados estão corretos e enviar o pagamento para a conta de destino.

É necessário que exista determinado tempo para que sejam verificados todos os dados do pagador do recebedor, assim como os documentos registrados. Logo após isso, é feito o repasse do dinheiro do cliente para a empresa.

Tipos de compensação bancária

Existem vários tipos de compensações bancárias, algumas mais demoradas e outras mais rápidas. No entanto, cada tipo de transação possui processos diferentes. É por isso que é necessário entender cada uma delas, antes de adotá-las como modalidade oficial para sua empresa ou até mesmo com uma modalidade alternativa.

Se você escolher o modo errado de pagamento e a compensação bancária do mesmo não for satisfatória, infelizmente você sairá prejudicado. Fique bem atento a cada tipo de compensação para não cair em esparrelas.

TED

O TED é a abreviação de Transferência Eletrônica Disponível. Esse tipo de transferência leva pouco tempo para ser compensado. No entanto, cada banco possui o seu horário comercial pronto, então esse tempo vai acabar variando de uma instituição para outra.

É normal alguns usuários de determinado banco relatarem demora nesse procedimento, por que diferente do que eles vêem na internet, o banco acaba demorando um pouco mais pra poder fazer esse tipo de compensação.

DOC

Documento de Ordem de Crédito é uma compensação bancária que demora mais um pouco. Geralmente, os bancos adotam o tempo de dois dias úteis, a depender do horário que a operação foi realizada. Ou seja, não é um modelo tão satisfatório assim.

Fora isso, geralmente esse tipo de transação custa algum valor. Os bancos costumam adotar taxas a serem cobradas por esse tipo de transação.

PIX

O mais novo tipo de pagamento que está no mercado é o Pix. Esta modalidade possui inúmeras vantagens ao consumidor e também à empresa. Uma delas é a facilidade de pagar. Até porque o empresário pode usar um QR code para facilitar o pagamento do cliente.

Mas não é só isso, em um piscar de olhos, o dinheiro está na conta de destino. Sendo assim, se a empresa tiver alguma mercadoria que precise aguardar o repasse para poder ser enviado, é possível identificar o Pix na conta.

Sem contar, que o sistema já é usado por 71% da população, que já registrou 380 milhões de chaves, de acordo com o Banco Central do Brasil.

Depósito em conta

Os depósitos podem ser feitos na boca do caixa, se forem feitos em dinheiro espécie e podem ser compensados na mesma hora. Mas caso seja em caixa eletrônico, o processo pode demorar até um dia útil para ser compensado.

Caso seja feito em casas lotéricas, como é o caso da Caixa Econômica Federal, o dinheiro pode cair em alguns minutos.

Depósito em cheque

Quando o depósito é feito em cheque, a compensação bancária pode ser uma das mais demoradas, dentro das instituições financeiras. A compensação bancária, nesta modalidade, pode durar até trinta dias úteis.

Sendo assim, é um dos modelos menos favoráveis ao empreendedor e também ao consumidor. Neste caso, se o cliente precisar da mercadoria ela só poderá ser liberada após o pagamento.

Cartão de crédito

A compensação dos cartões de crédito, assim como de débito, são praticamente imediatos. Em alguns casos, que costumam ser mais raros, podem levar até 24 horas.

Mas geralmente, são tipos de transações que costumam cair na mesma hora.

Você já deve ter utilizado o cartão em alguma loja virtual e percebeu que ele pediu um tempinho até confirmar a autenticidade do pagamento. Geralmente, esse “tempinho” dura algumas horas, mas não chega a isso tudo.

Quanto tempo demora para cair dinheiro na conta?

  • Pix: instantâneo;
  • TED: mesmo dia ou dia seguinte;
  • Depósito em conta: mesmo dia ou dia seguinte;
  • Cartão de crédito: até 24 horas;
  • DOCS: 2 dias úteis;
  • Depósito em cheque: até 30 dias úteis.

Em quanto tempo é feita a compensação bancária?

Isso vai depender do tipo de operação realizada. Os prazos são variáveis para compensação bancária. De modo geral, as instituições bancárias determinam um limite para cada transação.

Mas apesar disso, o que a gente vê na prática é que o pagamento cai um pouco antes. Alguns pagamentos que era pra cair no dia seguinte, podem até cair no mesmo dia. Mas é melhor garantir, o que te dá certeza.

Como acompanhar as transações bancárias pendentes?

É importante acompanhar as plataformas oferecidas pelas instituições bancárias. Por exemplo, os bancos oferecem o internet banking e também os aplicativos.

Apesar desse suporte, é interessante que você guarde sempre o comprovante, enviado pelo seu cliente e até mesmo nos casos em que você comprar algum produto, é interessante documentar.

Qual a melhor forma de cobrança bancária para seu negócio?

Essa é uma pergunta que vai variar de acordo com a sua necessidade. Por isso, é interessante que você observe os detalhes de cada transação.

Duas boas opções que a gente pode observar é o pagamento via cartão de crédito e também no Pix. Se você é um prestador de serviço, é ideal que você tenha pagamentos recorrentes, em casos de mensalidades que são pagas pelos clientes.

Uma boa escolha é aderir aos pagamentos recorrentes. Esse modelo de pagamento já está sendo adotado por várias empresas no Brasil. Elas estão disparando na frente de parte da concorrência porque proporcionam comodidade ao cliente e facilita a vida do empreendedor.

Caso não queira perder dinheiro e começar a receber de forma quase instantânea, atualize a forma de pagamento da sua empresa com a cel_cash e não perca mais tempo!

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time