Magento: guia completo sobre a plataforma de e-commerce

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Você pode conferir o Guia Completo sobre a Magento, melhor plataforma de e-commerce. Alavanque suas vendas. Saiba mais aqui.

Montar um e-commerce é uma tarefa desafiadora e que exige contar com parceiros que facilitem tal empreitada. Parceiros essenciais nesse sentido são as plataformas de e-commerce, que prometem entregar uma estrutura de criação de sites, cadastro de produtos e gerenciamento de estoque de forma intuitiva. Uma das principais plataformas reconhecidas pelo mercado é o Magento.

Se você está pensando em montar uma loja virtual, neste artigo traremos um guia completo com todas as informações relevantes para você iniciar a sua hoje mesmo com o Magento, a plataforma de e-commerce mais popular do mundo, com mais de 315.000 lojas implantadas e presença em mais de 50 países.

O que é a Magento?

Magento é uma das principais plataforma de criação de lojas virtuais do mundo, com funcionalidades que atendem lojistas de todos os portes e segmentos. Atualmente pertence à Adobe, uma multinacional americana de tecnologia, mas já esteve sob controle do eBay, no período de 2011 à 2015.

Grandes lojas virtuais como a da HP, Nike, GoodYear, Olympus, Nokia e Ford utilizam a plataforma.

O grande diferencial da plataforma é ser open source, o que significa que qualquer pessoa com conhecimento em programação pode fazer alterações e modificações que otimizam a ferramenta e a customiza para finalidades específicas do lojista.

Isso tem atraído lojistas de diversos tamanhos justamente porque não há limites para a customização permitida pela plataforma. A todo momento são desenvolvidas novas funções e alterações importantes no sistema.

Talvez essa seja a razão da plataforma conseguir uma grande penetração no mercado de lojas virtuais: estima-se que 30% das lojas virtuais da América Latina utilizam o Magento para crescer e se desenvolver. No mundo, a plataforma está presente em cerca de 16% dos e-commerces. Esse número está projetado para atingir 20% até o final de 2025, segundo a própria empresa.

Isso também é consequência da recente aquisição por parte da Adobe, que cada vez mais têm agregado novos recursos e funcionalidades. Atualmente, existem três versões do Magento disponíveis para uso:

  • Versão Open Source: em código aberto, cujo suporte é colaborativo em fóruns especializados da internet;
  • Commerce Edition: uma versão paga com suporte especializado e recursos avançados;
  • Magento Cloud: por fim, destacamos a versão paga hospedada diretamente na nuvem que pertence e é comercializado pela própria Adobe, contando com uma flexibilidade incrível para lojistas de todas as categorias;

Para que serve o Magento

A função principal do Magento é a criação de lojas virtuais de todos os portes e segmentos de mercado, facilitando a tarefa de vender online com profissionalismo e flexibilidade. Alguns dos recursos disponíveis (e que exploraremos melhor durante este artigo) são:

  • Cadastro facilitado e gerenciamento de produtos;
  • Disponibilização de temas e layout;
  • Variedade de métodos de pagamento;
  • Customização de frete;
  • Gerenciamento de estoque;
  • Análise de desempenho;
  • Integração com diversas ferramentas;
  • Site responsivo;
  • Extensões pagas e gratuitas disponíveis para fornecer uma experiência positiva de customização.

Alguns cases de sucesso demonstram como a ferramenta pode ajudar lojas virtuais: a Lenovo reduziu em US$ 11 milhões de dólares os custos com operações online, simplesmente por utilizar Magento para regionalizar a jornada do cliente em mais de 10 países.

A empresa brasileira Surya Dental de Maringá, no Paraná, cresceu 100% em 2021 com relação ao ano anterior e melhorou a usabilidade da loja em celulares. Tais resultados foram conquistados com a migração para o Magento da Adobe.

Magento é bom?

O Magento é considerado por muitos a melhor plataforma para construção de lojas virtuais. Segundo reviews de sites especializados, a nota média de avaliação é de 4,5 em uma escala de 0 a 5.

Dentre os pontos positivos destacados nesses reviews estão a facilidade de download, o conjunto de recursos que são muito úteis e o grande número de integrações.

Já sobre os pontos negativos e/ou de melhorias, os avaliadores destacam a necessidade de ter algum conhecimento em programação para usar o sistema e a necessidade do lojista precisar se preocupar com hospedagem, segurança e backups.

Como funciona o Magento

Você já deve ter visto aqueles móveis modulados vendidos em diversas lojas físicas, não é? O grande diferencial desse tipo de móvel é a possibilidade de escolher individualmente as peças que vão integrar o ambiente (os módulos) e montá-los na disposição que quiser.

O que isso tem a ver com Magento? Tudo! O Magento é uma solução modular, permitindo às empresas realizarem uma grande personalização e customização, adicionando funcionalidades de forma prática e rápida.

Para uma loja virtual essa personalização é essencial, já que cada mercado tem suas particularidades e cada e-commerce atenderá o cliente de uma forma específica.

Além dessa personalização, o Magento também oferece recursos de SEO que são fundamentais para tornar a loja “encontrável” nas ferramentas de pesquisa, como o Google.

A depender da versão escolhida, será preciso contratar um programador para fazer os ajustes e customizações que permitirão colocar a loja no ar. Na versão paga da Adobe isso também pode ser necessário, mas o sistema permite que até mesmo pessoas leigas em programação façam alguns ajustes através do sistema arrasta e solta.

Como criar uma loja com Magento

Para criar uma loja com Magento é preciso, em primeiro lugar, ter um plano de negócios bem definido. Esse plano de negócios deve responder às seguintes questões:

  • Qual o nome da loja?
  • Qual o segmento de atuação?
  • Qual o diferencial se comparada aos concorrentes?
  • Qual o público-alvo?
  • Quais são suas forças e fraquezas?
  • Quais são os desafios e oportunidades diante do mercado?
  • Como serão feitas as entregas?
  • Como o estoque será gerido?
  • Qual a forma de precificação?
  • Quais as formas de pagamentos (e custos)?
  • Como será realizada a gestão financeira da loja?
  • Quem exercerá as principais funções de gestão?
  • Como a loja será divulgada para alcançar o público-alvo?
  • Qual a verba de marketing?
  • No tocante ao relacionamento com o cliente, quais ferramentas serão utilizadas?
  • Haverá diferencial em UX, experiência do usuário?
  • Como estão as questões tributárias?
  • Por fim, nas questões legais: como será feita a emissão de nota fiscal? A empresa tem autorização para vender online?

Parece muita coisa, mas responder essas perguntas evitará muita dor de cabeça no futuro.

Depois de responder tais questões, é preciso escolher qual das versões do Magento você utilizará. A versão paga da Adobe oferece suporte e recursos bem interessantes, além de ser hospedada na nuvem e não exigir a customização de programadores.

A Adobe também oferece funções de inteligência artificial e uma plataforma compatível com vários modelos de negócios, para simplificar processos de e-commerce complexos.

O Magento tem opção gratuita?

Também há a versão em open source do Magento, que é gratuita. No entanto, para executá-la é preciso ter um sólido conhecimento em programação e, como não há um suporte especializado, todas as dúvidas precisam ser resolvidas de forma colaborativa em fóruns da internet.

Portanto, a não ser que você seja um programador, precisará contratar uma empresa de T.I. ou profissional especializado. Nesse caso, é essencial escolher empresas e programadores com alguma experiência com Magento, já que os códigos são bastante complexos.

Além disso, contratar uma hospedagem é essencial. Somente com a hospedagem você conseguirá publicar o seu site na internet. Recomendamos contratar uma hospedagem e domínio com certificado SSL (certificado digital que garante a identidade de um site e impede o roubo de informações), importantíssimo, e obrigatório para lojas virtuais.

O Magento Open Source está disponível para download diretamente no site, onde também é possível encontrar diversos conteúdos e informações sobre a plataforma de código aberto.

Atenção: leia tudo antes de baixar e conte com a ajuda de um profissional.

Planos Magento

Consulte sempre o site da Adobe para conferir todos os detalhes de planos e preços do Magento. Mas vale a pena reafirmar que a empresa não divulga os preços das versões pagas, já que o valor é customizado de acordo com o volume de vendas e porte de cada empresa.

Mesmo pequenos e médios negócios podem contar com preços mais acessíveis, mas o contato e negociação ocorre diretamente com um representante de vendas. Há, no entanto, estimativas na internet que apontam que um e-commerce com Magento não sairia por menos de R$2 mil reais no mercado brasileiro.

E vale mais uma vez relembrar: existem diversos custos envolvidos na criação de uma loja online, tais como marketing e mídia online, hospedagem e domínio, manutenção, registro de marca, identidade visual, abertura de empresa e impostos governamentais, intermediadores de pagamento, entre outros.

Como usar Magento?

Para usar Magento basta fazer o download da versão gratuita e começar a personalizá-la e, em seguida, subi-la em uma hospedagem, ou então entrar em contato com a Adobe para realizar a contratação do plano personalizado para montagem da loja virtual.

Vantagens do Magento para o e-commerce

Ao utilizar Magento, o lojista contará com diversas funcionalidades que potencializarão os resultados da loja. Como já falamos anteriormente, com o Magento é possível ter uma customização personalizada de todos os recursos, permitindo adequar a plataforma às necessidades específicas de cada loja.

A seleção de funcionalidades modular garante que haverá uma extensão adequada no marketplace para entregar qualquer recurso possível e imaginável.

Recursos da plataforma

Como já mencionado, o Magento é marcado pela alta adaptabilidade, o que garante aos lojistas uma maior flexibilidade para enfrentar as novidades do setor e as inovações tecnológicas. No entanto, atualmente, a plataforma já conta com recursos muito interessantes e úteis para lojas virtuais. Tais recursos já foram citados, mas agora vale a pena detalhá-los:

Gerenciamento de produtos

O gerenciamento de produtos permite ao lojista cadastrar, gerenciar estoque e registrar informações úteis sobre o produto, tudo de forma simplificada. Além disso, a plataforma facilita a publicação e a exclusão dos produtos, além da realização de promoções e ofertas, bem como dá suporte a vários tipos de produtos (virtuais, grupos, físicos, etc.), atributos ilimitados e regras de preço.

Vale ressaltar que, com poucos cliques seus produtos são publicados em marketplaces como Amazon, Mercado Livre, OLX, Buscapé, Magazine Luiza, Americanas, Submarino, MadeiraMadeira, Mobly, Evolutto, Enjoei, Netshoes, iFood e diversos outros.

Personalização de temas

Para garantir uma loja agradável para o cliente final e uma experiência de usuário formidável para todas as pontas, Magento também oferece módulos com temas, que permitem a customização de um tema próprio ou a escolha de um já disponível na plataforma.

Métodos de pagamento

Os métodos de pagamento influenciam positivamente no processo de decisão de compra. Quanto maior flexibilidade e opções disponibilizadas ao cliente, mais chances de ter um maior número de vendas fechadas. No Magento é possível configurar o checkout e os métodos de pagamento através de extensões dos maiores players do mercado.

Frete e entrega

Além disso também é possível configurar o frete, seja para entrega através de transportadores e correios, ou para retirada direto na loja. Nesse quesito, lembre-se: mantenha uma calculadora de frete com valor e período sempre atualizada em seu site.

Dados, análise e desempenho

Com Magento também há acesso a ferramentas de análise de desempenho, através de relatórios de acesso e analytics, além do uso de dados para fornecer uma experiência superior ao cliente, com recomendações de produtos dinâmicos e orientados por inteligência artificial.

A integração com o Google Analytics é facilitada, e diversos relatórios avançados podem ser gerados, como relatórios de vendas, impostos e carrinhos abandonados.

Integração com diversas ferramentas

Para fornecer um nível de personalização cada vez mais profundo, Magento também conta com integração com diversas ferramentas, que melhoram a experiência de carregamento, pagamento, entrega, relacionamento, marketing e muito mais, tudo isso através de extensões pagas ou gratuitas.

Site responsivo

O Magento também oferece sites responsivos, que se adaptam à tela do usuário, fornecendo uma experiência cada vez mais agradável. Isso é muito importante, já que metade das compras online já são feitas pelo celular.

Recursos para marketing

Com o intuito de ser uma plataforma completa, o Magento oferece diversas funcionalidades para um dos pilares de uma loja virtual: o marketing. Dentre as funcionalidades estão a geração de cupons e códigos de desconto, segmentação de clientes, recomendações personalizadas de produtos, upsells, listas de desejo, compartilhamento social e muito mais.

Recursos para SEO

Para ajudar na otimização dos mecanismos de busca, Magento conta com recursos avançados de SEO, como mapeamento do site, URLs personalizadas e metas-descrições acessíveis e fáceis de também personalizar.

Recursos para o administrador

No intuito de facilitar a administração e gerenciamento da loja o Magento conta com diversas funções, como suporte para várias lojas (se houver), ferramentas de impressão de embalagens e etiquetas, edição e criação de pedidos, exportação e importação em massa de dados em arquivos CSV e gerenciamento e criação de usuários.

Módulos Magento para vender online

Um dos pontos fortes da plataforma são os módulos, que são extensões ou plugins que tornam a ferramenta cada vez mais personalizável às demandas do lojista. As extensões podem ser gratuitas ou pagas, sendo encontradas no marketplace da plataforma ou através do download da documentação online.

Você pode encontrar módulos de diversas categorias, tais como:

Contabilidade e finanças

Na área de contabilidade e finanças, estão disponíveis módulos de ERP, contabilidade e impostos. Existem algumas aplicações parceiras da Adobe, assim como outras de diversos autores. Entre os módulos gratuitos dessa área vale a pena destacar:

  • TaxJar Sales Tax Automation: facilita a automatização de relatórios e arquivamento de impostos sobre vendas e determina o nexo econômico com um único clique;
  • eBridge Connections: integra a loja ao ERP, sincronizando pedidos, inventário, informações de envio, detalhes do produto e muito mais.

Suporte ao cliente

As lojas virtuais não podem abrir mão da humanização e do contato com o cliente. Fornecer uma experiência positiva é essencial para fomentar a fidelidade e aumentar a taxa de recompra. Por isso as ferramentas de suporte ao cliente são tão necessárias.

No marketplace do Magento estão disponíveis módulos para ajudar o lojista nessa tarefa, sobretudo para bate-papo ao vivo. Destacamos dois desses módulos com recursos bem interessantes:

  • LINK Mobility SMS Notifications: realiza o envio de SMS e códigos curtos personalizados;
  • WhatsApp Chat: facilita a comunicação entre loja e usuário, levando este último para o Whatsapp onde poderá tirar dúvidas sobre os produtos da loja.

Vendas

Para acelerar as vendas e ajudar a melhorar os resultados, Magento conta com centenas de extensões que desempenham diversas funções, como comparativo de preços, integração com marketplaces, códigos e cupons e programas de fidelidade. Conheça dois deles:

  • cel_cash: uma plataforma que estimula a fidelidade. Com ele é possível criar estilos de planos de fidelidade para aumentar as vendas recorrentes;
  • Cartões de presente por Gifty B.V.: quando o assunto é cartão de presente, Gifty cuida de tudo: pedido, envio do cartão presente por e-mail ou correio, administração e pagamento de todos os cartões de presente vendidos.

Marketing

No Magento também estão disponíveis diversas ferramentas de ajuda para o marketing, que vão desde SEO, passando por integração com CRM, publicidade, e-mail marketing e automação de marketing. Conheça duas que são destaques:

  • Facebook Business Extension: essa extensão oficial do Facebook permite realizar a integração da loja com as ferramentas de negócios da maior rede social do mundo, dando acesso a recursos poderosos como Pixel do Facebook , API de Conversões do Facebook, catálogo do Facebook, Lojas do Facebook e Compras do Instagram;
  • SEO Page Title Overwrite: para otimizar os títulos das páginas, esse módulo permite fazer essa configuração de modo facilitado, melhorando o ranqueamento nos mecanismos de pesquisa.

Pagamentos e seguranças

Garantir que ocorra tudo bem durante as transações financeiras, além de ter certeza de que não há nenhum vazamento de dados seu ou de clientes, é uma preocupação central de um lojista. Por isso, o Magento conta com extensões de otimização do checkout, anti-fraude e integração de pagamentos. Nessa categoria são destaques:

  • One Page Checkout Suite: oferece a possibilidade de uma página única de checkout, exigindo apenas as informações verdadeiramente relevantes para o método de entrega escolhido pelo cliente;
  • cel_cash: permite o pagamento em diversas formas, como boleto, Pix e cartão de crédito. Além disso, conta com o Bolemix, uma funcionalidade que abordaremos mais adiante.

Envio e frete

Também estão disponíveis diversos módulos de verificação de endereço (que diminui custos com logísticas), gerenciamento de pedidos e gerenciamento de estoque. Conheça dois módulos do tipo:

  • Easyship: plataforma de envio all-in-one que permite que os varejistas de comércio eletrônico levem seus negócios globalmente com baixos custos de transporte e taxas de conversão aumentadas;
  • ShipperHQ Shipping Experience Management Solution: exibe para os clientes as melhores formas de envio ou retirada.

Relatórios

As ferramentas de relatórios dão ao lojista o poder de tomar decisões mais assertivas através de dados seguros e confiáveis. É uma forma de fugir dos achismos e dirigir a loja virtual com mais certezas. Alguns dos módulos que se destacam são:

  • Mopinion Feedback Survey: recolhe e organiza os feedbacks dos clientes nos ambientes digitais, além de permitir ao cliente informar sobre bugs ou problemas no site;
  • Advanced Reports: apresenta uma série de relatórios, monitorando diferentes áreas de vendas e desempenho geral da loja, que vão desde a performance dos produtos, relatórios de vendas e etc.

Otimização do site

Vale a pena destacar, por fim, os módulos que têm por fim a otimização do site, como hospedagem, desempenho e monitoramento. Dentre as aplicações disponíveis, destacamos:

  • Minifier: acelera o carregamento das páginas comprimindo imagens em até 70%, sem reduzir sua qualidade;
  • Google reCaptcha: esse módulo usa o serviço gratuito de reCaptcha do Google para proteger seu site contra spam e abusos, através de um widget que pode ser facilmente adicionado aos formulários.

São centenas de módulos que podem melhorar a experiência de quem administra o site e do cliente final.

Alternativas ao Magento para e-commerces

Se você não pode contratar um programador ou achar os planos da Adobe muito caros, existem diversas outras alternativas no mercado. A maioria conta com funções bem parecidas e preços mais baixos. Três das alternativas mais conhecidas são: WooCommerce, Shopify e Oracle Atg Commerce.

WooCommerce

Semelhantemente ao Magento, WooCommerce também é open source. A grande diferença é que este é um plugin do WordPress, e conta com uma plataforma mais intuitiva e hospedagem mais facilitada. Naturalmente, tem muitas limitações na comparação com o Magento.

Assim como o Magento, também conta com um marketplace de complementos que ampliam as funcionalidades da loja. Além disso, o lojista pode gerenciar seu e-commerce de qualquer lugar através do aplicativo móvel.

Conta ainda com uma comunidade colaborativa que auxilia na resolução de problemas e desenvolvimento de novas funcionalidades. Também é bastante flexível quando o assunto são pagamentos, com capacidade para aceitar as principais bandeiras de cartão de crédito.

Por fim, vale destacar a fácil personalização de temas e de páginas e os recursos de otimização para SEO.

Shopify

Também muito popular no mercado de e-commerce, Shopify é uma ferramenta completa, embora mais modesta se comparada ao Magento. A plataforma facilita as vendas do lojista não apenas através do site, mas também no ponto de venda, além de contar com recursos exclusivos para as redes sociais.

análise de dados é um dos diferenciais da Shopify, já que as informações ajudam a criar, executar e analisar campanhas de marketing. A experiência do lojista também é otimizada: em uma única tela, é disponibilizada dados dos pedidos, fretes e pagamentos.

O marketplace de aplicativos conta com mais de 6 mil aplicativos que são integrados à plataforma. Além disso, Shopify conta com um time de especialistas que entrega um dos melhores atendimentos ao cliente do mercado, auxiliando o lojista na resolução de problemas ou orientações mais específicas.

Oracle Atg Commerce

Por último, vale a pena destacar o Oracle Atg Commerce, uma plataforma open source de construção de sites, principalmente comércio eletrônico. Por ser menos conhecida, os fóruns e comunidades online que ajudam na personalização são mais escassos.

Apesar desses concorrentes baterem de frente com o Magento, este segue como líder do mercado.

Integração do Magento com o cel_cash

Ferramentas que viabilizam o pagamento online são essenciais para garantir a segurança das transações e o sucesso das vendas. Por isso o Magento conta com diversos módulos do gênero, incluindo o cel_cash.

O cel_cash é uma solução que automatiza cobranças únicas ou recorrentes por cartão de crédito, boleto, débito em conta ou Pix, sendo um ótimo complemento para e-commerces, pois faz a gestão completa das cobranças, desde enviar notificações personalizadas para os clientes até enviar links de pagamento automáticos. Além disso, fornece relatórios avançados que ajudam o lojista na tomada de decisão consciente.

Confira um resumo das principais funcionalidades do cel_cash:

  • Gestão de cobranças;
  • Contrato digital;
  • Notificações personalizadas;
  • Integrações com diversas plataformas;
  • Conta digital;
  • Dashboards e relatórios.

Recebimento de boleto

cel_cash permite o recebimento de pagamento através de boleto, que representa grande parte das transações online. Pelo menos por enquanto, para quem pensa em ter um e-commerce é essencial fornecer a opção de pagamento por boleto.

A novidade da integração com o cel_cash fica por conta do BoleMix, uma evolução do boleto tradicional que permite o pagamento através de Pix. O dinheiro cai na conta do lojista em até 10 segundos, e a baixa ocorre de forma automática, acelerando a entrega do produto para o cliente e os processos logísticos da loja.

Recebimento por cartão de crédito

cel_cash também permite a forma de pagamento preferida das lojas virtuais: o cartão de crédito, com taxas atrativas e uma funcionalidade exclusiva de tentativas inteligentes, onde o sistema identifica o motivo da recusa da compra, lidando com cada cliente de forma diferente, enviando mensagens específicas e reduzindo a inadimplência.

Recebimento por Pix

Aproximadamente 50% das lojas virtuais já utilizam o Pix como uma forma de pagamento instantâneo, incluindo grandes players do mercado como Americanas, Magalu, Mercado Livre e Amazon.

O cel_cash oferece a funcionalidade de pagamento por Pix para as lojas virtuais parceiras. Através do QR Code Pix, um código é gerado na tela do checkout e, após o cliente realizar a leitura do QR Code e o pagamento no aplicativo do banco for realizado, a compra é imediatamente confirmada.

Seu e-commerce Magento com um seguro sistema de cobrança

Os dados de pagamento e cobrança não podem cair na mão de qualquer um. É por isso que o cel_cash oferece sempre mais segurança para as transações online realizadas em sua loja virtual, além de recursos que diminuem as taxas de inadimplência.

Para utilizar o cel_cash no Magento, basta baixar a documentação do módulo no site GitHub. Após a instalação é só configurar e começar a vender em sua loja com cada vez menos inadimplência.

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