Score de crédito: conheça os principais mitos sobre o assunto

Compartilhar

|

Quando o assunto é score de crédito, muitas questões são levantadas, mas será que tudo o que ouvimos é verdade? Confira os principais mitos sobre o assunto.

Ter um bom score de crédito para conseguir crédito no mercado com mais facilidade é essencial. No entanto, para alcançar a pontuação desejada é preciso tomar certos cuidados com promessas ilusórias.

Para te ajudar a não cair em um golpe, preparamos uma lista com os principais mitos relacionados ao score de crédito. Continue a leitura e entenda alguns conceitos importantes a respeito do assunto.

Mitos sobre score de crédito

No primeiro quadrimestre deste ano a Foregon registrou 360 mil consultas de score crédito em parceria com o Boa Vista.

A seguir, confira os principais mitos relacionados ao score de crédito:

Pagar contas aumenta a pontuação automaticamente?

Mito. Ao pagar uma dívida ou uma conta, esse valor demora até três dias úteis para ser validado. Além disso, a pontuação costuma demorar até três meses para aumentar ou diminuir. Portanto, podemos afirmar que a pontuação não aumenta automaticamente após o pagamento de uma conta.

Colocar CPF na Nota Fiscal aumenta o score?

Mito. O seu score de crédito é formado por informações da sua vida financeira. Logo, colocar CPF na Nota Fiscal não se encaixa em um dos critérios utilizados pelos birôs de crédito na hora de compor sua pontuação.

É possível aumentar o score em 30 dias?

Mito. Como citamos no primeiro tópico, o score de crédito demora cerca de três meses para começar a subir significativamente. Ou seja, após o consumidor adotar bons hábitos financeiros e pagar suas dívidas, ele ainda demora um certo tempo para aumentar.

Essa pontuação demora para subir porque ela é baseada em boas práticas e comportamentos financeiros dos consumidores, e isso é algo que demora para ser avaliado, já que existem vários fatores de influência.

Fique atento às empresas que oferecem aumento de score em poucos dias ou que cobram para isso. Lembre-se, somente você poderá aumentar seu score ao adotar bons hábitos financeiros e pagar suas dívidas.

Existem aplicativos capazes de aumentar o score?

Mito. Alguns aplicativos oferecem propostas milagrosas para aumentar o score de crédito, mas isso não é verdade. Como seu score é reflexo dos seus hábitos financeiros, ninguém conseguirá melhorar a sua pontuação por você, muito menos um aplicativo.

O score baixo me impede de tirar documentos como visto e passaporte?

Mito. Como o score é uma pontuação com base nos seus hábitos financeiros, ela não interfere na emissão de documentos, visto ou passaporte, apenas na aprovação de produtos e serviços financeiros, como cartão de crédito e empréstimo.

Ter renda alta influência no score?

Mito. A renda mensal não é um critério utilizado pelos birôs de crédito na hora da composição da pontuação de score. Logo, um salário alto não significa um score alto.

É possível aumentar o score com empresas que cobram por isso?

Mito. Nenhum tipo de empresa não consegue aumentar seu score por você, já que a pontuação depende dos seus hábitos. É importante frisar que esse serviço é um golpe. Não caia nessa, siga nossas dicas e aumente seu score você mesmo!

Score alto é sinônimo de crédito aprovado?

Mito. Cada instituição financeira tem seus próprios critérios de análise na hora de aprovar uma solicitação de crédito, e o score não é o único fator analisado. Na maioria dos casos, é analisada a renda mensal do contratante, o Cadastro Positivo e também o relacionamento que o cliente possui com a empresa para a qual está solicitando crédito.

No caso de financiamentos, por exemplo, essa análise é ainda mais criteriosa, e avalia a idade do contratante, se é casado ou não, tempo de trabalho, dentre outros detalhes.

Entenda melhor seu score de crédito

A Foregon criou um evento completo e especial para aqueles que desejam saber mais sobre a pontuação do score de crédito. Durante o mês de junho, diversos conteúdos relacionados ao assunto foram desenvolvidos com a participação de convidados especiais.

Vale a pena conferir!

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time