Regras de negócio: o que são, importância e como utilizar

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Você sabe o que são regras de negócio? Sabe como essa ferramenta pode ajudar sua empresa? Acesse agora mesmo este post e descubra tudo.

É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre regras de negócio. Este assunto é tão importante que conta com dois sentidos em uma empresa.

O primeiro, diz respeito a um modo de fazer negócio, ou seja, é um processo definido pela gestão da empresa para facilitar certas ações cotidianas.

O segundo sentido, no entanto, diz respeito à tecnologia da informação.

Conhecer profundamente as regras de negócio e defini-las é essencial para empresas que buscam melhorar seus resultados e elevar sua relevância no mercado.

Este será o assunto deste artigo, por meio do qual você poderá tirar lições práticas para aplicar em sua empresa e melhorar os processos internos.

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O que são as regras de negócio?

Regras de negócio é um termo que conta com dois sentidos. Abordaremos, aqui, o sentido administrativo da expressão, que faz referência a uma série de leis internas e diretrizes que uma empresa define para guiar o modo com a mesma estabelece seus negócios.

Por meio dessas regras gestores, funcionários, líderes e a própria empresa terão mais clareza sobre o modo que se deve agir e as razões de cada ação.

Regras de negócios são, portanto, estratégias corporativas que devem ser pensadas e executadas a partir da identidade da empresa, seus valores, missões e planejamento estratégico.

Por isso, é essencial que essas regras sejam muito mais que um acordo de cavalheiros, mas estejam realmente documentadas e com fácil acesso para as pessoas de interesse.

Saiba como aplicar as regras de negócio

Para aplicar as regras de negócio na prática, é preciso em primeiro lugar garantir que a definição dessas regras acompanhe a identidade corporativa. Se possível, recomenda-se contar com a ajuda de órgãos externos e independentes que auxiliem na definição de regras éticas.

Depois dessa definição, as regras de negócio precisam ser bem documentadas, preferencialmente no formato de guia, para torná-las mais facilmente acessíveis àqueles que precisam fazê-lo.

Consequentemente, haverá um maior controle dos processos e tarefas da empresa, com um subsídio suficiente para uma tomada de decisão que esteja conforme os valores corporativos.

Como último elemento dessa aplicação, a empresa precisa ter clara a necessidade de uma revisão constante desse material, considerando não apenas a própria realidade, mas também o contexto legal e social.

Exemplos de regras de negócios

As regras de negócio variam bastante de um tipo de empresa para outra.

Na verdade, é a gestão corporativa que define que tipo de conduta será regulada por essas regras, embora situações como decisões, uso de dados, políticas, procedimentos, regras financeiras e operação de negócio acabem por aparecer com frequência.

Imagine uma regra de negócio relacionada à qualidade em uma empresa que produz algum artigo qualquer: por exemplo, a cada 100 produtos com defeitos, o lote inteiro será descartado.

Na realidade bancária, clientes que gastam mais de R$12 mil no cartão receberão a oferta do cartão Black sem anuidade.

São exemplos comuns mas que nos ajudam a compreender o funcionamento das regras de negócio.

Conheça, a seguir, regras mais específicas:

SaaS

SaaS diz respeito a softwares que são oferecidos como serviços. Nesses casos, uma particularidade especial desse modelo de negócio é a dependência da cobrança recorrente.

Para que o serviço continue ativo, o software debita um valor mensal no cartão do cliente.

A regra de negócio, aplicada ao SaaS, pode ser a seguinte: quando não houver pagamento por mais de dois meses, o serviço será interrompido.

Note que isso é um procedimento necessário, e determina a forma com a organização se comporta.

Mas há uma questão importante: de nada adianta definir regras sem a capacidade de executá-las. Imagine, por exemplo, um SaaS sem uma ferramenta de cobrança ou sem a capacidade de interromper o acesso ao serviço. Nesse caso, não faria sentido ter as regras de negócio.

Vendas recorrentes

No caso de vendas recorrentes o cenário seria bem parecido com o SaaS.

Em um serviço, por exemplo, de clube de assinatura de desodorantes, que envia para seus assinantes um kit mensal com produtos.

A regra de negócio determina, por exemplo, que após 12 meses de assinatura, o cliente ganhará um upgrade automático e gratuito ou, então, um brinde especial. Nessa regra, também pode constar que, se não houver pagamento em um mês, o envio dos kits é suspenso no mês subsequente.

Como verificamos, as regras de negócio conseguem atender diversas realidades, tomadas ligadas ao funcionamento da empresa.

E-commerces

No caso de vendas online também é possível definir regras de negócio. Essas regras determinam, por exemplo, a quantia máxima de desconto para cada produto, de modo a preservar o custo e garantir uma pequena taxa de lucro.

Isso evitará que uma promoção acabe fazendo com que o negócio tenha prejuízos financeiros, ao invés de benefícios.

O mesmo se aplica a outros tipos de negócio, como o fornecimento de água. Existem companhias que, como regra de negócio, não emitem faturas com um valor abaixo de R$ 30, fazendo com que o gasto do mês venha só na próxima fatura.

Importância de manter boas regras de negócio

As regras de negócios ajudam a garantir que a empresa tenha uma conduta mais satisfatória por parte de líderes e colaboradores, além de auxiliar na criação de uma cultura própria, evidenciada através de uma proximidade no modo como as pessoas se comportam.

O primeiro grande destaque das regras de negócio fica por conta da padronização dos processos, que ocorre como uma consequência de boas regras definidas.

Essa padronização acaba por gerar uma maior agilidade e eficiência nas relações estabelecidas e nos processos executados.

Também dá à gestão uma ferramenta extra de controle dos processos, fornecendo parâmetros para identificar anomalias e falhas.

Vantagens das regras de negócio

As regras de negócio surgem como uma ferramenta extremamente útil para auxiliar os gestores na gestão das equipes e da empresa, em geral. Isso significa que há uma correlação entre as regras e a produtividade da organização.

Por isso, o gestor deve conhecer profundamente as regras e os processos. Ao serem definidas, as regras de negócio orientam o desempenho de equipes e a conduta das pessoas como um todo.

Existe, ainda, uma dimensão ética das regras de negócio, pois dá, àqueles que representam a empresa, uma forma orientativa de condução das negociações.

Além de tudo isso, as seguintes vantagens também se destacam:

Reduzir custos

A aplicação das regras de negócio está ligada, também, à redução de custos, já que uma consequência direta dessa aplicação é o enxugamento de gastos.

Isso ocorre porque as regras conseguem otimizar processos. Ora, com processos otimizados, desperdício de tempo e de insumos são diminuídos, o que naturalmente tem impacto financeiro.

Além disso, ao definir e exigir o seguimento de padrões, o retrabalho tende a diminuir, já que haverá menor espaço para erros.

Melhorar as tomadas de decisão

As regras de negócio, por definição, ajudam na tomada de decisão. Isso significa que uma de suas principais consequências é o facilitamento desse processo, já que líder ou colaborador não precisarão refletir sobre o que fazer em determinadas circunstâncias.

As pessoas têm, de forma geral, uma dificuldade de aplicar princípios à prática. Regras de negócio são uma maneira de evitar a necessidade de buscar o melhor caminho, mas passar a tê-las mais diretamente diante de si.

Fortalecer estratégias de negócio

Regras de negócio é uma expressão sinônima de empresas fortalecidas. Quando as regras são definidas, a organização conseguirá caminhar mais livremente rumo aos seus objetivos, especialmente se as regras de negócio são determinadas pelos valores da empresa.

O planejamento estratégico da empresa passará a ser contemplado também na conduta das pessoas e em como os negócios são construídos. No final das contas, trata-se de uma empresa que converge mais positivamente a partir de sua identidade.

Qual o melhor momento para definir as regras de negócio?

Os especialistas dizem que o melhor momento para definir as regras de negócio é em simultâneo com o planejamento estratégico, afinal, essas duas coisas andarão juntas no decorrer dos anos da empresa.

Mas pode acontecer de, hoje, sua empresa já estar em pleno funcionamento mas ainda não ter uma regra de negócio. Nesse caso, nunca é tarde para criar uma, mas lembre-se sempre de obedecer aos valores da organização.

Além disso, é essencial garantir que as regras sejam revisitadas e atualizadas frequentemente.

O que são regras de negócio em TI: não fique na dúvida!

As regras de negócio, como vimos, são padrões que condicionam certos comportamentos e decisões. Para o TI o conceito é próximo, mas bem diferente, já que diz respeito ao desenvolvimento de softwares, arquitetura da informação e programação.

Quando um desenvolvedor está programando algo, as regras de negócio definem os fluxos dos processos desse programa.

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Neste artigo, conferimos um pouco mais sobre as regras de negócio, que podem ter dois sentidos:

  • para o mundo dos negócios: série de leis internas e diretrizes que uma empresa define para guiar o modo com a mesma estabelece seus negócios;
  • para TI: regras que definem o funcionamento de um programa.

Alguns dos exemplos dessas regras são: SaaS, vendas recorrentes e e-commerces. As vantagens, como vimos, são diversas.

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