Automação comercial: o que é, vantagens e como realizar

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A automação comercial pode ser definida como o uso de ferramentas e modelos tecnológicos para automatizar as atividades diárias de uma empresa.

automação comercial está modificando a formatação de trabalho de muitas empresas, Sendo assim, simplifica a manutenção, atendimento e as operações dentro da organização.

Este procedimento evita vários erros e trabalhos refeitos, pois reduz ou até suprime a intervenção humana.

A tecnologia vem garantindo sucesso, neste quesito, nos últimos tempos. As empresas buscam cada vez mais a automação para agilizar tarefas que muitas vezes são feitas manualmente.

Fora que, aumenta muito a produtividade e reduz significativamente os custos da empresa.

A automatização, estrategicamente falando, é uma enorme vantagem competitiva para sua loja e também para o PDV.

Porém, o acesso a este tipo de tecnologia ainda é muito pequeno, especialmente em lojas de varejo. Muitas pessoas nem sabem os benefícios de tudo isso, que pode ser usado para todos os tipos de negócios, incluindo pequenas e médias empresas.

Neste artigo, você aprenderá para que serve a automação empresarial, como ela funciona, sua importância e como avaliar as melhores ferramentas.

Leia agora o restante do artigo de sistema automação comercial.

O que é automação comercial?

automação comercial pode ser definida como o uso de ferramentas e modelos tecnológicos para automatizar as atividades diárias de uma empresa.

Um negócio automatizado utiliza software e hardware, que são equipamentos, para dar suporte às operações e, assim, gerar informações para a tomada de decisões, bem como automatizar processos operacionais, sendo incluído o atendimento aos clientes de uma loja, por exemplo.

Caso não exista inteligência comercial em determinada empresa, todos os processos devem ser feitos manualmente, deixando espaço para equívocos e atrasos na execução do trabalho.

Consequentemente, a automação comercial padroniza, automatiza e agiliza as rotinas necessárias para executar e gerenciar a empresa.

Um conceito que é comum traz limitações à automação comercial, incluindo os processos que atendem a procedimentos de vendas em lojas, balcões e pontos de autoatendimento, como supermercados e padarias.

Ele está vinculado a dispositivos do PDV, como impressoras, gavetas, leitores para códigos de barras e balanças.

No entanto, é interessante a realização de uma abordagem mais ampla que inclui um sistema de gestão (ERP), portando todos os procedimentos da empresa destinados a melhorar o desempenho do negócio.

Leia também: Compliance Empresarial: o que é e como implementar!

Qual é a importância da automação comercial?

automação comercial está disponível para atender às exigências do mercado que busca cada vez mais eficiência e flexibilidade. Como resultado, pode-se esperar redução de custos e aumento de vendas.

A automatização tem essa característica incomparável em mudar o foco de um negócio, mudando peças chaves e vários setores para se tornar uma alavanca estratégica.

Não importa como a empresa atua, ela se baseia em uma estratégia de sustentação, desenvolvimento e crescimento.

Para o comércio, a automação é uma solução que vai muito além da mera comodidade de liberar os funcionários de um trabalho repetitivo, que possui usabilidade diária.

Um estudo global realizado pela empresa UNIT 4, descobriu que os colaboradores de escritório gastam cerca de 69 dias por ano apenas em tarefas administrativas.

São demandas, que muitas vezes não possuem valor específico, isso leva a uma diminuição na produtividade da empresa. Fazendo com que haja um desperdício de 5 bilhões de dólares por ano.

De acordo com a McKinsey, 60% das empresas podem economizar cerca de um terço do tempo consumido em processos de produção, se elas trouxessem a automatização para o ambiente interno e externo da empresa.

Neste caso, é fundamental se posicionar com a automatização para barrar a concorrência com mais facilidade, além de trazer processos mais ágeis.

Conheça as vantagens da Automação Comercial

Otimização de tempo

Podemos dizer que esse é um dos maiores benefícios da automação. Trata-se da aceleração dos processos corporativos. Em muitos casos, a participação dos funcionários é completamente dispensada.

Além disso, quando os funcionários estão livres de tarefas repetitivas, a produtividade da equipe funcionará de forma duplicada ou até muito superior à que tinha antes.

Software com recursos de coleta de dados, como uma lista de verificação digital integrada, é um dos materiais mais ricos para a facilitação de análise em tempo real, de forma a trabalhar junto com a equipe e até mesmo visualizar as informações importantes, em gráficos fáceis de entender.

Esses elementos resultam em maior produtividade, mais tarefas em menos tempo.

Redução de custos

Você pode acessar de forma rápida e abrangente as informações sobre o seu negócio, além de reduzir os processos manuais e burocráticos. Como resultado, o custo da sua loja pode ser reduzido drasticamente.

Dessa forma, haverá ainda mais organização e quase 0 espaço de manobra para desperdiçar dinheiro.

Com isso, você conhecerá melhor quais são os gargalos do seu negócio, entenderá como eliminá-los e terá uma visão muito ampla de todos os movimentos, planejando investimentos e acompanhando o desenvolvimento da sua empresa.

O faturamento da empresa aumenta porque você pode direcionar seus colaboradores para tarefas que exigem mais assertividade e determinação.

Atividades e processos ineficientes podem ser descobertos com a ajuda da automatização, reduzindo o desperdício de tempo e dinheiro.

Fora isso, os custos operacionais adicionais são reduzidos e há menos enganos nas tarefas diárias.

Controle do fluxo de caixa

Para fluxo de caixa, existem soluções de automação que podem ser rastreadas. Controle preciso de entrada e saída em tempo real. Você pode monitorar KPIs e tomar medidas imediatas para prevenir perrengues financeiros.

Um software automatizado gera relatórios e gráficos de fluxo de caixa com base em dados coletados continuamente e provê integração com outras informações relevantes, como obrigações fiscais, contas a pagar, vencimentos de dívidas, despesas e recebíveis.

automação do fluxo de caixa cria oportunidades para o crescimento saudável dos negócios e acompanha os problemas sazonais e outros eventos que podem afetar as finanças de uma empresa.

As informações coletadas por meio da automação são postas para tomar decisões estratégicas e resolutivas.

Vantagem competitiva

No caso de um atendimento mais efetivo e ágil, existe a possibilidade de um grande passo no mercado ao oferecer um atendimento diferenciado.

Fora isso, ao eliminar alguns recursos manuais e utilizar a tecnologia, você adquirirá, em um curto período de tempo, recursos para investir sempre em melhorias, como novos produtos ou treinamentos para seus colaboradores.

Outro benefício para o seu negócio é a satisfação do cliente que perceberá as melhorias e com certeza voltará a comprar de você, sem falar na mercadologia boca a boca que farão para sua loja!

Sistema para automação comercial: conheça as principais

ERP

O acrônimo ERP é um acrônimo para Enterprise Resource Planning, que quando traduzido para o português significa Planejamento de Recursos da Empresa.

No Brasil, falando de ERP, estamos relacionando o termo do ERP ao sistema de administração empresarial.

Assim, o ERP é um software de gestão que atua como integrador entre todos os sistemas de uma empresa.

Ou seja, uma câmara de compensação que fornece dados sobre as atividades dos diversos departamentos de uma loja, por exemplo, como gestão de estoque, finanças, vendas e impostos.

CRM

CRM significa Customer Relationship Management, que trata-se de gerenciamento de relacionamento com o cliente.

É a base para para exemplos de automação comercial. É um sistema digital desenvolvido para empresas de todos os tamanhos que buscam uma melhor experiência do cliente.

Com a geração dos relatórios, é possível identificar um caminho de vendas mais preciso, o que ajuda a fidelizar clientes, limitar despesas e promover a expansão da sua empresa.

software de CRM nasceu da necessidade de entender o comportamento do consumidor. Até então, as vendas eram pensadas com base em dados imprecisos e os resultados não podiam ser medidos com acurácia.

O resultado tem sido clientes insatisfeitos, vendas de negócios em declínio e baixas taxas de fidelidade.

No entanto, o CRM possibilita a automatização comercial e converte a realidade ao criar canais integrados que conectam empresas com clientes de forma simples e eficaz.

objetivo do sistema de CRM é centralizar completamente o relacionamento entre empresas e consumidores, fazendo a ponte entre o ato da compra e a decisão final do consumidor.

Nesse processo de automação de vendas, evitam-se notas em papel, prospecção deficiente ou pós-venda inconsistente.

Por exemplo, com um CRM eficiente, os processos de negócios são automatizados. Neste caso, o cadastro de clientes será mais dinâmico e ativo, tendo em vista que mais informações são disponibilizadas através do sistema para tomada de decisão efetiva.

É possível, com um software destes, realizar vendas por setor, gerenciar metas, receber relatórios personalizados sobre o comportamento do cliente e realizar todo o processo de pós-venda de forma dinâmica.

Sistema de cobrança

Trata-se do fluxo de mensagens remetidas aos clientes para garantir o pagamento pontual conhecido como “régua de cobrança.

Por exemplo, são enviados lembretes de vencimento de faturas, lembretes em caso de atraso no pagamento e medidas extrajudiciais de recuperação de crédito, caso seja necessário.

Não há modelo obrigatório para criar uma régua de cobrança. Deve se adaptar à realidade de cada negócio.

Como implementar a automação comercial em sua empresa: confira dicas

A implementação de uma solução de automação comercial em uma empresa é uma etapa necessária para garantir a eficiência do processo. Se não houver, vários erros podem ocorrer sem que a administração esteja ciente do que está acontecendo.

Para implementar as automações comerciais na sua empresa, de várias maneiras, é necessário que você faça um balanço na sua empresa, em busca do que é necessário de fato.

Por exemplo, um sistema de atendimento ao cliente pode ajudar a reter mais consumidores, além de promover mais pessoas comprando no seu negócio? Observe também se um sistema de cobrança pode ser necessário.

Até porque, se você possui um negócio com mensalidades, vai ser necessário você implementar o pagamento recorrente e também um sistema automático de cobrança.

Atualize a forma de pagamento da sua empresa com a cel_cash

Os sistemas de automação comercial também fazem parte da atualização de pagamento da sua empresa, que visa trazer mais comodidade aos seus clientes.

Um sistema de gestão, é uma solução inovadora e uma alternativa eficaz para o desenvolvimento de inteligência de negócios para empresas que desejam automatizar processos.

Isso porque por meio de um software é possível integrar a ferramenta ao CRM e ainda é possível estimar o ROI, retorno sobre investimento, controlar as informações financeiras e estratégicas e garantir ótimas tomadas de decisão.

Com isso, se você hoje tomar a decisão de implementar um sistema de gestão, aliado a uma automação comercial e de pagamento, você estará à frente da concorrência, sem dúvidas.

Por isso, atualize já a forma de pagamento da sua empresa com a cel_cash!

A introdução da automação comercial e seus procedimentos inovadores nas empresas é um dos pilares do que denominamos de Indústria 4.0.

Uso inteligente da tecnologia para gerenciar negócios estrategicamente para melhorar a eficiência.

A automação comercial permite o mapeamento de todos os processos de gestão, a troca de informações em tempo real, a gestão eficiente de documentos e garante a segurança do armazenamento em nuvem, profissionalizando o ambiente de negócios.

As automações coletam dados, criam relatórios e painéis que facilitam a análise de métricas, além de ajudar a sua empresa a atingir os seus objetivos com um plano de ação à medida das suas necessidades.

Isso permite que o software entenda o seu negócio para automatizar processos essenciais. A criação de planos de ação, por exemplo, em casos de produtividade diminuída, não conformidades ou resultados abaixo das metas.

Chega de pilhas de papel ou mesas eletrônicas sem sentido específico que confundem os gerentes e tornam as decisões incertas.

Possua indicadores confiáveis ​​de sua atividade e compartilhe ações com todos os setores envolvidos, simultaneamente, em tempo real.

Acredite, seu negócio dará grandes pulos adquirindo sistemas de gestão e automação comercial eficientes.

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