O que é PSP, suas principais vantagens e características

Compartilhar

|

Descubra tudo sobre o Provedor de Serviços de Pagamentos (PSP) e todos os benefícios que ele oferece para o seu negócio

As atualizações são constantes e diversas soluções são divulgadas para facilitar o dia a dia de empresas e pessoas.E contar com o auxílio de um PSP faz toda para os negócios.

Vivemos em um tempo em que a tecnologia avança rapidamente e todos os dias coisas novas ou melhorias são apresentadas.

Nos sistemas bancários e de pagamentos online não é diferente.

As vendas pela internet estão se tornando carro-chefe em diversas empresas, isso quando já não é a principal ou exclusiva fonte de entrada de recursos.

Para isso, quanto mais facilidades e opções para o pagamento a empresa disponibiliza para o cliente, maiores são as chances de ele finalizar a compra do produto ou serviço oferecido.

Ter uma variedade de opções de pagamentos em seu negócio é fundamental e contar com um provedor de serviços de pagamento ajuda a cumprir isso.

Mas afinal, o que é PSP e quais são suas características e principais vantagens? Pensando sobre isso, preparamos esse post para acabar com todas as suas dúvidas nesse assunto. Confira!

O que é PSP?

Para começar, vamos explicar o que é PSP e quais as suas principais funcionalidades. A sigla significa Payment Service Provider, ou, em tradução para o português, Provedor de Serviços de Pagamento.

A cada dia o termo vem se tornando mais presente em empresas brasileiras que possuem operações de forma online.

O Provedor de Serviços de Pagamento é uma empresa terceirizada que oferece funcionalidade às lojas online para aceitar pagamentos por diversos métodos. Dentre eles podemos destacar as opções:

  • Cartão de crédito;
  • Cartão de débito;
  • Débito automático;
  • Transferência bancária;
  • Boleto;
  • Pix, entre outros.

PSP gera a oportunidade da empresa aceitar as diversas opções de pagamento online através de um só canal.

Como funciona o PSP?

O PSP é um sistema que conecta a empresa, o cliente e a instituição bancária responsável por validar o pagamento. Todas as informações passam por ele e, caso aconteça algum problema, ele também será o responsável pela resolução.

Ele constrói um canal totalmente seguro, onde o cliente pode finalizar uma compra com os dados de seu cartão, por exemplo, sem que a empresa que está vendendo o produto ou serviço tenha acesso às informações.

Uma vez que o pagamento é autorizado, o PSP avisa a empresa que está efetuando a venda e, assim, pode-se dar andamento à conclusão do pedido realizado pelo cliente.

Provedor de Serviços de Pagamentos é uma ótima solução para as empresas que precisam receber pagamentos pela internet.

Uma vez que utilizando desse serviço os pagamentos são aprovados de forma mais rápida e eficaz, evitando burocracias e outros empecilhos que possam existir.

Os players do cenário

Existem diferentes players no mercado e a forma de atuação de cada um deles diferencia o tipo de operação das empresas. Eles trabalham de formas distintas e para um melhor entendimento vamos explicar cada um deles.

Adquirentes

Sabe essas maquininhas de cartão de crédito ou débito que comumente vemos em comércios como padarias ou restaurantes? Elas fazem justamente o papel das adquirentes.

Elas fazem a cobrança do valor no cartão, criando uma conexão da bandeira (Mastercard, Visa, Elo, etc) com as instituições bancárias responsáveis pela emissão desses cartões, como, por exemplo, o Santander, a Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil, entre outros.

As adquirentes são responsáveis por processar as transações efetuadas e ficam responsáveis por repassar os valores recebidos para as empresas que as utilizam.

Subadquirentes

Os subadquirentes, também chamados de intermediadores, se encaixam entre os adquirentes, a empresa e o cliente. Eles ficam responsáveis por todo o fluxo do pagamento entre os envolvidos, gerando uma maior facilidade para o negócio.

Isso porque os subadquirentes são mais fáceis de usar e entregam um pacote completo, com soluções integradas, como antifraude e conciliadores.

O ponto negativo são as taxas cobradas. Geralmente elas são debitadas em cada transação realizada, podendo, assim, elevar o custo de operações em comércios que realizam muitas vendas.

Vendedor

A empresa que oferece um produto ou serviço pode usar os adquirentes ou subadquirentes para expandir as formas de pagamento do seu negócio.

A vantagem de utilizar esses meios é que não é preciso realizar grandes investimentos em estruturas de pagamento de forma individual.

Como falamos anteriormente, oferecer diversas opções de pagamento, principalmente se a operação da empresa é online, é fundamental para a realização das vendas. Dessa forma, as chances do comprador concluir são muito maiores.

Comprador

As vantagens para o comprador também são grandes. Primeiro a segurança, uma vez que o PSP evita a exposição a diversos riscos existentes nas operações, como o vazamento de dados de pagamento.

Além disso, a comodidade de contar com formas de pagamento variadas é um diferencial positivo. Para comprar online isso é muito importante, visto que a forma de pagamento pode variar de acordo com o dia do mês e o produto ou serviço escolhido.

Gateways de pagamento

Os gateways de pagamento são softwares que oferecem recursos para receber e processar pagamentos online e outras informações importantes para as vendas.

Ele faz uma ligação com as adquirentes, que, por sua vez, realizam a sua parte da operação para processar os pagamentos.

Diferentes das outras formas apresentadas, os gateways de pagamento podem utilizar simultaneamente diversas opções de pagamentos e outras funcionalidades.

A sua cobrança geralmente é feita por número de transações, o que se torna bem atrativo para grandes e-commerces ou lojas com um número elevado de vendas.

Quais as vantagens do PSP?

Agora que já explicamos o que é PSP, nada melhor que mostrar todas as vantagens na sua utilização.

Lembrando que vivemos em um tempo onde as facilidades geram resultados positivos. Da mesma forma nas vendas, quanto mais fácil e prático forem os procedimentos, maiores serão as chances de fechamento.

Além disso, é muito difícil não ter um concorrente no mercado. Se o seu site, por exemplo, gera dificuldade para concluir uma venda, a chance do cliente desistir e migrar para outro é grande.

O PSP também serve como um diferencial justamente nessa questão de fechamento de vendas. Como exemplificamos acima, a dificuldade pode levar ao abandono da compra, assim como a facilidade resulta no contrário.

Confira algumas vantagens que fazem com que a utilização de um Provedor de Serviços de Pagamentos seja um diferencial no seu negócio:

Sem limites de transações

Sabemos que nem sempre o número de vendas de um mês é igual ao outro, pelo contrário, a variação pode ser bem grande em alguns casos. Dessa forma é muito importante não limitar a quantidade de transações realizadas utilizando o PSP.

A adesão a um Provedor de Serviços de Pagamento não é condicionada a um número de transações pré-determinado. Dessa forma não existe um mínimo ou um máximo que possa ser feito pela empresa.

Pagamento e contabilidade com simplicidade

Se por um lado o PSP entrega facilidade para o seu cliente, por outro ele também facilita a contabilidade da sua empresa.

Isso acontece porque todas as informações são centralizadas em uma única plataforma, tornando, assim, muito mais fácil o acesso das informações.

Além disso, essa agilidade gerada traz outros benefícios, uma vez que quanto mais simples a contabilidade é feita, mais rápido poderão ser os investimentos, as evoluções e o desenvolvimento de outros produtos ou soluções do seu negócio.

Com um Provedor de Serviços de Pagamento é possível ter acesso a todos os recursos da compra e venda, como relatórios, recibos, ferramentas de gestão, programas de fidelidade e outros.

O PSP também ajuda no controle de finanças da empresa com acompanhamentos em tempo real e dashboards fáceis de entender, com todas as informações dos pagamentos realizados.

Baixo custo de implementação

Falamos acima que o PSP oferece um pacote completo para as empresas que o utilizam em suas operações. Dessa forma, o custo de implementação do serviço é muito menor do que se fossem contratadas todas as funcionalidades de forma individual.

Geralmente o pagamento de um Provedor de Serviços de Pagamento é único. Porém todos os recursos disponíveis podem ser acessados de forma ilimitada pela empresa contratante.

Além disso, a implementação de um sistema PSP é muito rápida e é feita de forma simplificada. É possível começar a usar o serviço pouco tempo depois da sua implantação no local.

Segurança otimizada

Quando o assunto é segurança a atenção deve ser redobrada. Principalmente quanto aos dados de pagamentos dos clientes. Utilizar um Provedor de Serviços de Pagamento minimiza a sua exposição, consequentemente, os riscos de que aconteçam fraudes também diminuem.

O uso do PSP, além de gerar proteção à sua empresa, também promove segurança para os seus clientes. Além disso, protege o seu negócio de problemas de compliance e vazamentos de dados na internet.

Agilidade na gestão

Se a ideia de implantar um Provedor de Serviços de Pagamento é facilitar as formas de pagamento para os clientes e aumentar as possibilidades de vendas, para a empresa não poderia ser diferente.

Com o PSP a gestão de todos os procedimentos feitos através dele é muito mais rápida e simplificada. Isso porque ele apresenta relatórios completos com todas as movimentações que foram feitas de acordo com o período selecionado.

Além de facilitar o acompanhamento e a gestão, também é possível visualizar os dados em tempo real e tomar medidas com mais agilidade, baseadas em informações assertivas e reais das movimentações realizadas pela empresa.

Atualize a forma de pagamento da sua empresa com o cel_cash

Quando o assunto é PSP, o cel_cash é a melhor opção do mercado. Com o nosso Provedor de Serviços de Pagamento é possível realizar diversas funções essenciais, como: gestão de clientes e cobrança, geração de relatórios e dashboards, visualização dos dados em diversos dispositivos e muitos mais.

É também possível ter o total controle de pagamento de clientes, desde o cadastro das informações até a geração dos relatórios para o acompanhamento. Tudo de uma forma fácil, prática e intuitiva.

Outra vantagem é a diversidade de formas de pagamento disponíveis na plataforma. Essa facilidade aumenta a taxa de conversão dos recebimentos e garante a saúde financeira da sua empresa.

Atualize já a forma de pagamento da sua empresa com o cel_cash e veja como o seu trabalho pode ser feito de uma forma muito mais fácil.

O PSP é uma ferramenta que pode ajudar muito a sua empresa e o aumento de vendas do seu produto ou serviço oferecido. Da mesma forma, é uma ótima facilitadora para os clientes, gerando mais opções de pagamentos, além de agilidade no processo da compra.

Além disso, implantando um Provedor de Serviços de Pagamento sua empresa pode contar com diversas vantagens em seu funcionamento. Uma delas, e muito importante, é a geração de dados em tempo real e a facilidade em acompanhá-los.

Controlar corretamente o pagamento dos clientes é primordial para o bom funcionamento da sua empresa e a vida financeira dela. Facilitar esse controle é fundamental e gera diversos benefícios para o dia a dia do seu trabalho.

O uso de um PSP é muito importante e facilita não só a execução como também a visualização de todos os dados, facilitando o planejamento de ações e tomadas de decisões futuras.

Implante agora mesmo um Provedor de Serviços de Pagamento na sua empresa e desfrute de resultados muito melhores para a sua empresa e para os seus clientes.

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time