Sistema para locadora de veículos: conheça as melhores opções

Compartilhar

|

As locadoras de carros são empresas que alugam veículos por diária e elas têm ganhado espaço no mercado brasileiro nos últimos anos, sendo um bom tipo de negócio para investir desde que se tenha um bom sistema para locadora de veículos para administrá-la.

Entretanto para montar uma empresa de locação de veículos é necessário um alto investimento.

O que faz com que o uso de uma ferramenta de gestão para locadoras para ajudar na administração é essencial, pois qualquer problema de gestão pode ser fatal para a empresa.

Portanto, ter um sistema que tenha um programa para locadoras de carros com funções para auxiliar no controle da prestação do serviço será um grande diferencial.

Essa tecnologia pode acelerar as funções cotidianas da empresa como os orçamentos, contratos de locação e de serviços e controles de frota.

Além disso, por meio do sistema para locadora de veículos determinadas funções burocráticas como emissão de notas fiscais, conciliações bancárias, boletos podem ser automatizadas.

E um bom sistema para locadoras também possibilita um eficiente controle de qualidade e financeiro, tendo um gerenciamento dos departamentos de sua empresa de um jeito rápido, simples e intuitivo.

O que são sistemas de gestão?

Um sistema para locadora de veículos é uma plataforma elaborada para administrar todas as etapas das atividades exercidas pela empresa.

Esse sistema, além de gerenciar a frota e os dados dos clientes, deve também automatizar o processo de cobrança e pagamentos, auxiliando as empresas a cuidar dos custos e da contabilidade de maneira eficaz.

Pois com o sistema para locação de veículos você pode controlar o setor de locação, compras e estoque com gestão simplificada do financeiro.

E o aumento desse mercado de locação de automóveis requer que as locadoras se modernizem com softwares completos.

Qual a função de um sistema de gestão em uma locadora de veículos?

Com todas as transformações tanto nas características, quanto nas requisições por aluguel de carros, ter um eficiente sistema para locadora de veículos é primordial.

Pois o aumento na quantidade de interessados em alugar automóveis atualmente cresceu bastante.

Um dos fatores que contribuiu bastante para este fato é o aumento de motoristas de aplicativos como uber, 99, etc, que alugam automóveis para trabalhar.

Isso porque a demanda por motoristas de aplicativo também aumentou e se popularizou devido a economia de recorrência que faz com que o consumidor não tenha interesse em adquirir seu carro próprio.

E não apenas pelos aplicativos, pois muitas pessoas estão evitando investir seu dinheiro comprando e arcando com custos para manter um automóvel. E dessa forma preferindo alugar um veículo somente quando necessário.

E todos esses fatores fazem com que a demanda de locação de veículos aumente, portanto é preciso estar com sua empresa preparada, adotando um sistema para locadora de veículos para gerenciar tudo.

Com o auxílio de um bom software de sistema para locadora de veículos, mesmo tendo um alto fluxo de clientes, a organização desse sistema fará a diferença.

Ainda mais se você conseguir oferecer uma boa experiência de compra para seu cliente com as mais modernas formas de pagamento disponíveis no mercado, com alternativas de cobranças seguras e acessíveis para você e seu cliente.

Tipos de sistemas de gestão

Atualmente a gestão dos softwares de sistemas como este são baseadas em dados.

Para que você possa ofertar um serviço de qualidade, dinâmico e agregando valor tanto para sua empresa quanto para seu cliente, sua locadora deve ter um sistema para locadora de veículos com uma gestão profissional.

Todos os processos internos e externos que irão fazer a empresa produzir por meio da ferramenta devem acontecer de forma tranquila e regular sem dar margem a erros ou danos.

Não basta ter planilhas de gestão de frota, uma solução para locadoras de veículos deve ser completa e dar um bom suporte para trabalhar com eficiência.

Para isso há vários tipos de tecnologias em que seu sistema pode operar.

Customer Relationship Management (CRM)

As plataformas de CRM é uma das inovações disponíveis para as empresas das mais importantes, pois consegue usar as informações dos possíveis clientes para gerenciar contas, leads e aumentar oportunidades de vendas em um local específico.

Nesta era digital, o que mais conta é a experiência do cliente em relação a sua empresa e aos seus serviços. Portanto o sistema de CRM em seu sistema para locadora de veículos é uma funcionalidade de estratégia.

Pois o CRM tem como objetivo básico auxiliar as equipes de venda a conseguir mais vendas em menor tempo, pois a ferramenta de forma inteligente auxilia a equipe a prestar atenção em todas as etapas do processo de venda.

Usar o sistema CRM em seu software para locadora de veículos ajuda a controlar a jornada de compras do cliente em todo o funil de vendas, desde a atração até a venda final.

E é importante para sua empresa controlar essa jornada, garantindo que todas as etapas sejam cumpridas com o auxílio das automações da plataforma de gestão de relacionamento com o cliente de seu sistema.

A partir do momento que sua empresa começa a contar com essa solução, terá um grande número de funcionalidades em seu sistema para locadora de veículos, como por exemplo:

  • Gestão de dados dos clientes ─ você poderá ter acesso a qualquer informação referente aos seus clientes;
  • Centralização da sua base de dados ─ todos os seus colaboradores, seja sua equipe de vendas, marketing ou administrativa poderão acessar as informações que precisarem;
  • Captura de dados dos e-mails ─ possibilita o armazenamento inteligente dos e-mails enviados pelos clientes;
  • Simplificação das tarefas rotineiras ─ com a automatização das tarefas repetitivas delegadas ao sistema para locadora de veículos;
  • Capacidade de expansão ─ a complexidade das planilhas é correspondente à quantidade de dados. Com o CRM, essa dificuldade é inversamente proporcional: quanto mais informações o sistema guardar, mais fácil será acompanhar o seu cliente e seus negócios.

Ou seja, o CRM no seu sistema para locadora de veículos auxiliará a dispensar todos os processos obsoletos e esforços manuais para sua empresa progredir.

Com ele seu programa de gestão para locadora terá uma plataforma que organiza as contas e contatos em tempo real, simplificando o processo de vendas e melhorando a experiência do usuário.

Business Process Management (BPM)

O Business Process Management é um conjunto de ferramentas geradas para atender a um ciclo completo de gestão de processos desenvolvidos para otimização, monitoramento, implementação e modelagem de processos.

É um tipo de sistema que deve ser usado para melhorar os resultados e a agilidade das operações no desempenho de seu sistema.

Interligando assim sistemas, dados, fluxos e outras informações para produzir e agregar valor para seus clientes. O BPM se comparado com outras ferramentas, é desenvolvido para ter foco nas pessoas.

Desta forma a usabilidade do seu software para locadora de veículos é facilitada para os colaboradores da sua empresa.

Pois o sucesso da aplicação dependerá da forma como as informações serão incluídas no BPM fazendo com que a participação humana seja tão importante quanto a tecnológica.

No mercado competitivo, aumentar a produtividade e vendas é essencial para a empresa poder crescer e se fortalecer como marca, portanto deve ter melhorias contínuas e capacidade de adaptação com total foco na qualidade em todos os processos.

O BPM software em seu sistema para locadora de veículos pode gerar melhores resultados organizacionais de forma mais efetiva e estratégica.

Afinal de contas, o BPM auxilia as empresas e equipes a identificar com precisão a importância das estratégias em seus procedimentos empresariais e como isso reflete em vantagens de teor competitivo em seu software.

Ou seja, seu sistema terá a tecnologia da informação e o gerenciamento da qualidade, portanto pode-se considerar que o Business Process Management é uma solução duradoura e complexa.

Enterprise Resource Planning (ERP)

O sistema ERP – Enterprise Resource Planning é um software de gestão empresarial de sistema para locadora de veículos que adapta-se para automatizar processos manuais, armazenar dados e agrupar a visualização dos resultados.

O ERP permite que todas as pessoas envolvidas na gestão do software tenham acesso aos dados em tempo real.

Porém para investir no ERP é necessário fazer uma análise profunda da empresa por ser um processo de alta complexidade e que tem a necessidade de investimento.

Com o ERP o sistema colabora com a integração entre os setores e impede que haja problemas de perda de tempo.

Os sistemas de Enterprise Resource Planning proporcionam maior visibilidade do fluxo de processos dentro da empresa e mantêm o histórico de todos os eventos, facilitando a tomada de medidas preventivas.

As informações coletadas na ferramenta auxiliam os usuários a identificar as ações a serem seguidas, assim como a planejar melhor os recursos necessários para a execução delas.

Por meio da centralização em um único sistema para locação de veículos você pode manter o controle de pedidos de clientes, e com isso ter mais agilidade no controle de estoque e histórico de cada cliente.

Além de com o ERP sistema para locadora de veículos você terá relatórios mais confiáveis e eficientes, pois pode compreender desde receitas e despesas até relatórios personalizados, fundamentados em dados reais e tendências, ampliando o poder de decisão.

Para implementar essa tecnologia analise sua empresa e identifique as necessidades dela. O ERP pode organizar todo o volume de informação da empresa, ajudando na rotina diária.

Vantagens de apostar em sistemas de gestão para locadoras de veículos

O sistema para locadora de veículos oferece muitos benefícios para as empresas do ramo, portanto quando você decidir por qual sistema para locadora de veículos quer implantar, foque em tudo o que ele pode ofertar.

Os benefícios de um software de sistema para locadora de veículos pode ser:

  • Fazer o gerenciamento administrativo e financeiro da empresa de locação;
  • Cadastro da clientela, fornecedores e frota;
  • Gerenciamento das reservas, das locações e das devoluções;
  • Fornecer os documentos básicos para a locução e devolução de veículos;
  • Outros documentos como por exemplo contratos, comprovantes e recibos de pagamento;
  • Resultados em gráficos das principais informações do sistema para locadora de veículos.

Controle financeiro

O sistema para locadora de veículos está relacionado ao desempenho e economia de sua empresa, como também à contabilidade.

Com uma ferramenta completa você pode fazer a fiscalização de suas finanças e conhecer o rumo de seu negócio.

Então, se você quer ter mais lucro e economizar em seus gastos, o software para locadora de veículos deve estar na sua lista.

E com isso você poderá saber exatamente quais os próximos passos contábeis que você deverá considerar.

Maior controle sobre os carros disponíveis

Dependendo do tamanho de sua empresa, sua locadora de veículos é proprietária de determinado número de veículos.

E dependendo da finalidade do aluguel, visto que isso varia demais visto que o consumidor deste tipo de serviço é diverso, podendo ser para pessoas físicas, empresariais, e até para motoristas de aplicativos.

Ou seja, os veículos podem ser locados ainda com finalidades profissionais, como forma de uma empresa tercerizar a frota de carros de trabalho. Ou para o transporte de pessoas como em aplicativos ou para passeios em geral.

Porém há situações em que os veículos locados podem ser usados por condutores diferentes, sem controle.

Por isso podem aparecer complicações durante o processo de contratação, pois se não houver um processo claro definindo todo o processo de locação, como deve ser realizada a entrega do veículo, falta de registros, falta ou ocultação de informação necessária que podem prejudicar sua empresa.

Portanto, para evitar esses acontecimentos, ter um sistema para locadora de veículos pode deixar sua empresa mais segura.

Aplicando métodos e ferramentas de gestão de frota em sua empresa com software para locadora de veículos sua empresa ficará mais segura e com menos riscos de prejuízos.

Gestão facilitada de vendas

Ter um software de gestão para locadoras para controle de vendas bem organizado e estruturado garante eficiência e melhoria dos processos,tendo uma operação otimizada de vendas, integrada com setores estratégicos, podendo reduzir custos e com melhores resultados.

Com um software de gestão empresarial de sistema para locadora de veículos, os dados obtidos são mais completos e permitem análises mais exatas de todos os outros processos envolvidos com a área.

Automação de processos

Sistemas de automação exercem ajustes finos que reduzem a ocorrência de falhas nos processos.

automação de processos em empresas acontece quando utilizamos uma ferramenta tecnológica para gerenciar nossas tarefas e facilitar o dia a dia.

Através de integrações com sistema para locadora de veículos, ela toma a frente dos processos, enviando tarefas automáticas quando houver necessidade de executar algo por algum funcionário, emitindo alertas de prazos, avisos de entregas e muito mais.

Gestão de clientes e pedidos

A gestão de pedidos é o processo de acompanhamento de todas as fases da jornada de compra.

Desde a realização do pedido até que o produto seja entregue ao consumidor, há uma série de etapas necessárias para que o processo funcione de forma eficiente.

Com o software de gestão para locadoras o monitoramento desse processo irá garantir a qualidade do serviço.

Os 5 melhores sistemas para locadoras de veículos

Toda inovação feita em uma empresa pode causar impacto, portanto é preciso prestar atenção e começar com cuidado, planejamento estratégia e estudo.

Por isso para implementar o melhor sistema para seu negócio, esteja atento para:

  • Tenha uma lista das principais necessidades que o sistema precisa resolver, para saber o que você está procurando;
  • Pesquise bem antes de escolher um sistema para locadora de veículo, fazendo uma lista dos prós e contras de cada um;
  • Não implante sistema para locadora de veículo meia boca, escolha sistemas reconhecidos e certificados.

LOC1

LOC1 é o ERP para locadoras otimizado pela SAP

Nele você pode registrar todas as movimentações dos veículos, apresentar seus resultados para contato. Ter um planejamento para preservar as receitas de cada veículo, cuidar das manutenções regularmente e controlar pagamento e recebimento de multas.

Além de controlar a rede de parceiros para manutenções, franquias e excedentes; lidar com sistemas variados; apurar manualmente indicadores de performance.

E também localizar onde está cada veículo da frota, reduzir as ações manuais de operadores, sem automações; faturar grandes volumes de veículos com variadas regras de faturamento.

Navotar

O Navotar é um software de aluguel de carros baseado em nuvem projetado para automatizar o gerenciamento da frota de uma locadora de veículos.

O software oferece um recurso exclusivo para gerenciar sua frota. Integre o plug-in em seu site existente e os clientes podem fazer reservas on-line para rastrear suas reservas.

Você poderá fazer check-in e check-out de contratos de clientes diretamente do seu dispositivo.

Maxrentcar

É um software de sistema para locação de veículos com funcionalidades operacionais, financeiras e com manutenção de frota.

No operacional tem controle de seus veículos, reservas, retiradas, devoluções, propostas, multas, etc. No financeiro com controle de caixa, contas a receber e pagar, fluxo de caixa, boletos, notas fiscais, etc.

Com a manutenção tenha gerenciamento de cada veículo, das suas despesas, manutenção preventiva e corretiva, etc. Para uma boa administração, relatórios e gráficos com informações que lhe possam sustentar suas decisões.

E ainda aplicativo mobile para Checklist/Vistoria, Cad. Veículos, Locação e Devolução.

Rabbot

Você pode centralizar a gestão de sua frota.

Com ele você faz o controle de entradas e saídas com fotos, envia cópia por SMS para seus condutores com transparência e eficácia no controle de avarias.

Você pode fazer o controle automático da quilometragem de seus veículos. Checklists de vistorias. Sem perder a garantia de nenhum de seus veículos ao agendar vistorias, e fazer o acompanhamento de forma digital.

Você pode controlar aprovações de orçamentos, prazos e status das etapas de manutenções e serviços em geral de seus carros.

E ainda controlar itens de padronização para mobilização de seus carros novos.

cel_cash

Independente de qual sistema você escolher você deve ter o melhor sistema de soluções de pagamentos para sua empresa.

Com a cel_cash você tem recursos que irão aprimorar a experiência do seu cliente na hora de pagar com as formas mais modernas e simples.

Você deve ter um bom sistema para locadora de veículos e junto com ele ter um sistema de cobrança e pagamento recorrente para ter total controle de suas entradas e saídas.

Venha conhecer as soluções e recursos que a cel_cash pode oferecer para sua empresa.

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time