Entrar
Qual o seu painel na Celcoin?
Cada painel tem sua credencial distinta.
Gerencie suas finanças com eficiência e praticidade.
Qual o seu painel na Celcoin?
Cada painel tem sua credencial distinta.
Não tem acesso?
Contratar
Potencialize seu negócio com as soluções da Celcoin

Banco Central inicia segunda fase do Open Banking

Após adiamento de quase 1 mês, o Banco Central do Brasil (BC) inicia neste dia 13/08/2021 a segunda fase do Open Banking, ou Open Finance, no país. Nessa etapa, clientes de instituições bancárias podem autorizar o compartilhamento de dados cadastrais e dados transacionais, como movimentação de extrato de conta corrente, cartão de crédito e produtos referentes a empréstimos e financiamentos. Para alguns especialistas, a segunda fase é a mais importante de todo o processo, por ser o momento em que os clientes começam, de fato, a vivenciar a experiência de um sistema financeiro aberto.

De acordo com o BC, a implementação da segunda etapa será feita de forma escalonada para garantir segurança e estabilidade no processo. Entre 13 de agosto e 24 de outubro de 2021, serão estabelecidos limites para a quantidade de autorizações dadas pelos donos dos dados e para o tipo de informação que será compartilhada. Os horários para realizar o compartilhamento também serão restritos. O objetivo do BC é aumentar gradativamente os limites até 24 de outubro.

A segunda fase do Open Banking será dividida em quatro etapas. Na primeira, entre 13 de agosto e 12 de setembro, será permitido compartilhar apenas dados cadastrais, entre 8h e 18h de dias úteis. Haverá ainda um limite para as autorizações. Até 12 de setembro estará restrito a 0,1% de clientes, pessoa física e pessoa jurídica, das instituições de origem dos dados.

A última etapa da segunda fase do Open Banking acontece entre os dias 11 e 24 de outubro, quando todas as informações poderão ser compartilhadas, 24 horas por dia, durante os sete dias da semana. Nessa etapa, o limite de autorizações para compartilhamentos será estendido a 10% dos clientes da instituição de origem dos dados (pessoa física e pessoa jurídica).

O Banco Central e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alertam que nenhuma transação pode ser feita sem que o cliente da instituição, o dono do dado, expresse seu consentimento para compartilhar as informações. A autorização do cliente será necessária tanto para a instituição que vai fornecer os dados como para a que vai receber essas informações.

O processo de consentimento deve seguir regras e premissas, portanto o dono do dado precisa ser informado com clareza sobre a finalidade do compartilhamento de cada informação. Dar transparência sobre a finalidade da transação que envolve cada tipo de dado é fundamental.

É o cliente também quem determina o prazo para que o dado seja compartilhado. Esse prazo pode se estender por até 12 meses, mas é importante ressaltar que o cliente pode cancelar essa autorização a qualquer momento e em qualquer das instituições. No caso de informações transacionais, o cliente poderá compartilhar dados dos últimos doze meses.

A expectativa do BC é que a oferta de produtos e serviços aumente e seja mais adequada ao perfil de cada cliente, com preços mais competitivos. O objetivo é tornar o ecossistema financeiro mais inovador e competitivo.

Etapa 1 – 13/08 a 12/09
  • Informações que poderão ser compartilhadas: dados cadastrais.
  • Horário permitido para o compartilhamento: dias úteis, entre 8h e 18h.
  • Limite de autorizações para compartilhamentos: 0,1% de clientes da instituição de origem dos dados (PF e PJ).
Etapa 2 – 13/09 a 26/09
  • Informações que poderão ser compartilhadas: dados cadastrais + dados de transações relacionadas às contas corrente, de poupança e pré-pagas.
  • Horário permitido para o compartilhamento: dias úteis, entre 8h e 18h.
  • Limite de autorizações para compartilhamentos: 0,5% da base de clientes da instituição de origem dos dados (PF e PJ).
Etapa 3 – 27/09 a 10/10
  • Informações que poderão ser compartilhadas: todos os dados anteriores + dados de transações relacionadas a cartão de crédito e operações de crédito (como financiamentos e empréstimos).
  • Horário permitido para o compartilhamento: 24 horas por dia, nas quintas e sextas-feiras + 8h às 18h, nos demais dias da semana (inclusive sábados e domingos).
  • Limite de autorizações para compartilhamentos: O limite de clientes que poderão autorizar esse compartilhamento sobe para 1% da base de clientes da origem dos dados (PF e PJ).
Etapa 4: 11/10 a 24/10
  • Informações que poderão ser compartilhadas: todos os dados cadastrais e transacionais anteriores.
  • Horário permitido para o compartilhamento: 24 horas por dia, durante os sete dias da semana.
  • Limite de autorizações para compartilhamentos: 10% de clientes da instituição de origem dos dados (PF e PJ).
 

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com nossos especialistas